Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Dobra a produção da carne nobre Campos das Tropas

08 de outubro de 2013 1
Produto do programa mantido pela Associação Rural de Lages tem a qualidade garantida. Foto: Divulgação

Produto do programa mantido pela Associação Rural de Lages tem a qualidade garantida. Foto: Divulgação

A partir de janeiro de 2014, a carne nobre Campos das Tropas, comercializada em um supermercado de Lages, deverá mais do que dobrar a capacidade de abate.

Desde que o projeto começou a disponibilizar a carne, a partir do abate de animais de raças britânicas, todos precoces com até 24 meses de vida, estão sendo abatidos cinco animais por semana, portanto, não está mais atendendo a demanda.

A expectativa para o ano que vem é abater no mínimo 500 animais pelo programa, numa média de 12 animais por semana.

O aumento da capacidade de abate se deve à adesão de mais nove produtores, sendo que destes, seis são terminadores já em processo de adequação às exigências do programa, mantido pela Associação Rural de Lages.

Além disso, estes produtores possuem planteis com o cruzamento de animais com raças britânicas, e já estão implantando a rastreabilidade em seu rebanho.

Por outro lado, é importante o consumidor saber que, em se tratando de novilhos precoces, não há por que temer pela qualidade da carne dianteira.

O argumento é que, neste caso, por se tratarem de animais com a média de 24 meses de idade, não há carne de segunda.

A falta de conhecimento de como preparar esta carne está represando a completa saída do produto. Neste caso, basta que o consumidor observe as orientações no modo de preparo, que estão no folder Campos das Tropas.

_ Estas carnes têm a mesma qualidade e maciez, semelhantes aos cortes considerados nobres (traseiro), como o acém, bom para assados de panela, refogados, carnes recheadas ou picadinhos. Já o músculo pode ser usado como carne moída, molhos, ou carne de panela”, explica a coordenadora do programa, Caroline Ribeiro.

* Com informações da assessoria de imprensa da Associação Rural de Lages.

Bookmark and Share

Comentários (1)

  • JOSÉ ANTÔNIO RIBAS RIBEIRO diz: 13 de abril de 2014

    GOSTARIA DE SABER QUAL É O SITE DO PROGRAMA CAMPOS DAS TROPAS

Envie seu Comentário