Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Lages, gigante pela própria natureza!

22 de outubro de 2013 1
Lages ocupa tem nada menos que 2,6 mil quilômetros quadrados e é disparado o maior município de Santa Catarina. Foto: Divulgação

Lages ocupa tem nada menos que 2,6 mil quilômetros quadrados e é disparado o maior município de Santa Catarina. Foto: Divulgação

Ao ler uma reportagem qualquer agora na internet, me deparo com uma informação muito interessante e da qual eu não tinha a menor noção.

São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil, com 12 milhões de habitantes, tem um território de apenas 1,5 mil quilômetros quadrados.

Mas que baaaaaarbaridade! Ainda que tenha só um pouco mais de 1% da população (estimativa de 159 mil moradores para este ano, segundo o IBGE), Lages é bem maior, com nada menos que 2,6 mil quilômetros quadrados, quase o dobro de São Paulo.

Entre os 295 municípios de Santa Catarina, Lages tem disparado o maior território de Santa Catarina, seguido por São Joaquim, com 1.885 quilômetros quadrados.

Entre os 1.191 municípios do Sul do Brasil, Lages ocupa a 20ª colocação. A “liderança” fica com Alegrete (RS), com uma área de 7,8 mil quilômetros quadrados.

Já entre os 5.570 municípios de todo o país, Lages ocupa a posição número 578. O maior de todos é Altamira, no Pará, com surpreendentes 159 mil quilômetros quadrados.

Lages é tão grande que só é menor que oito das 27 capitais estaduais – Rio Branco (AC), Manaus (AM), Macapá (AP), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR).

Lages é de cinco a seis vezes maior que as vizinhas Florianópolis, Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).

Ou seja, em Lages há lugar de sobra para para plantar, produzir, construir, investir, morar e viver!

Lages, gigante pela própria natureza, a capital do sul do mundo!

Pablo Gomes, Lages

Bookmark and Share

Comentários (1)

  • Almirante diz: 28 de outubro de 2013

    Lembrando que nos últimos 50 anos Lages perdeu cerca de 10 mil Km2 com emancipações de seus distritos.

Envie seu Comentário