Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Qualidade começa com palestras às merendeiras

10 de dezembro de 2013 0

Entrevista com a nutricionista Giselle de Oliveira Faccin, responsável técnica pela merenda escolar de Correia Pinto

* DC: O que é levado em conta na hora de preparar a merenda escolar em Correia Pinto?

GISELLE: Começa com as palestras de boas práticas de higiene e preparo de alimentos entre as profissionais. Não usamos temperos prontos, só naturais e geralmente vindos da agricultura familiar. Temperamos a salada com limão e azeite de oliva, e não vinagre. Evitamos tudo o que é industrializado, não usamos corantes e buscamos o mais natural possível. Nosso cardápio tem alimentos funcionais como linhaça, gergelim, granola, azeite de oliva, pão e arroz integrais, frutas e vegetais orgânicos. Os alimentos são consumidos no dia seguinte à colheita. Também usamos frutas vermelhas em forma de sucos, que são naturais ou integrais. É tudo altamente nutritivo.

* DC: Crianças geralmente gostam de refrigerantes, doces e salgadinhos. Como fazê-las se interessar por uma alimentação natural e saudável?

GISELLE: Além do trabalho de educação nutricional, elaboramos pratos com carinhas e animaizinhos. As merendeiras enfeitam os alimentos para estimular as crianças.

* DC: E qual o papel dos pais nesse processo?

GISELLE: Temos um trabalho de educação nutricional com os pais para que saibam o que os filhos estão comendo na escola e tenham noção da importância de manter essa alimentação por toda a vida. E eles acabam se motivando. A maioria das crianças não leva lanche para as escolas, e muitas até voltam quando estão em casa só para comer e pedem para os pais fazerem em casa o que elas comem na escola.

* DC: Quais os benefícios de uma alimentação saudável para as crianças?

GISELLE: São muitos, mas previne colesterol, triglicerídeos e diabetes e pode tratar hipertensão e obesidade. Também melhora o aprendizado, a concentração, o comportamento e a adesão à sala de aula. De maneira geral, aumenta a qualidade de vida.

Continua…

Bookmark and Share

Envie seu Comentário