Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Radar detecta incrível tempestade de Urubici

12 de março de 2014 0
Ponto rosa que representa a tempestade foi detectado por radar a 288 quilômetros de Urubici. Foto: Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Divulgação

Ponto rosa que representa a tempestade foi detectado por radar a 288 quilômetros de Urubici. Foto: Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Divulgação

Uma das imagens mais impressionantes da tempestade de granizo que atingiu o município de Urubici, na Serra Catarinense, no fim da tarde da última segunda-feira, foi divulgada pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), órgão responsável pela previsão oficial do tempo no estado vizinho.

Era exatamente 16h45min de segunda-feira quando o radar meteorológico do Simepar, localizado na cidade de Teixeira Soares, a oeste da capital Curitiba e com um raio de cobertura de 480 quilômetros, detectou uma poderosa tempestade se formando sobre Urubici.

As cores amarela, vermelha e rosa se destacavam no radar, mas foi um ponto rosa que chamou a atenção dos meteorologistas, afinal, era a cor que representava a tempestade.

_ Foi muito forte, nem tanto pelo tamanho das pedras de gelo, mas pela concentração. Não é comum algo tão grande. Estou há 10 anos no Simepar e esta tempestade foi a que mais me chamou a atenção em relação ao granizo. Igual a essa só em julho de 2003, aqui mesmo em Curitiba. E se o nosso radar detectou Urubici tão forte (distância de 288,2 quilômetros, segundo medições do próprio equipamento), é porque realmente foi uma tempestade incrível _, diz a meteorologista Sheila Paz, do Simepar.

Pablo Gomes, Urubici

Bookmark and Share

Envie seu Comentário