Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

GTA Eletrônica é lançada em Santa Catarina

13 de março de 2014 0

Os criadores de equinos de toda Santa Catarina terão mais comodidade para conduzir seus rebanhos a partir de agora.

Entrou em vigor nesta quinta-feira a Guia de Trânsito Animal (GTA) Eletrônica, documento de porte obrigatório durante o transporte de cargas vivas e que até então precisava ser retirado pessoalmente pelos criadores em um dos escritórios da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc) espalhados pelo Estado.

O lançamento da GTA Eletrônica ocorreu durante evento realizado na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina (MTG-SC), em Lages, na Serra.

O gerente regional da Cidasc, José Joni Waltrick, lembra que Santa Catarina foi o primeiro estado do Brasil a implantar essa ferramenta online, existente desde março do ano passado para o transporte de bovinos e ovinos.

Como para os equinos há mais dados a preencher, o sistema precisou ser adaptado e só agora se tornou realidade.

Waltrick destaca que a GTA é obrigatória para qualquer movimentação de animais fora das respectivas propriedades.

O documento tem validade de dois dias, e o criador precisa informar o destino o motivo do deslocamento.

Para viagens interestaduais, é necessário comparecer à Cidasc, uma vez que as restrições para sair do território catarinense são maiores e os técnicos precisam conferir a situação sanitária da carga.

A GTA Eletrônica pode ser emitida por qualquer computador conectado à internet. Para isso, o criador precisa ir pessoalmente uma única vez a qualquer escritório da Cidasc no Estado e cadastrar-se para obter gratuitamente uma senha de acesso ao sistema.

Com isso, o criador imprime um Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare), paga o valor de R$ 1,50 por animal e emite a GTA para transitar legalmente.

Pablo Gomes, Lages

Bookmark and Share

Envie seu Comentário