Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Praia do Mar Grosso virou depósito de lixo

21 de maio de 2010 14

Tem coisas que não se pode impedir, como nesse caso a força da natureza. Toda sujeira carregada pela correnteza do Rio Tubarão durante a enchente da semana passada na região foi simplesmente despejada na praia do Mar Grosso, em Laguna. O rio desemboca no mar ali perto e como o mar não aceita nada que não seja dele (a lei da natureza é impressionante!) todo aquele monte de árvores e galhos, garrafas, pneus, brinquedos, animais mortos e vários outros objetos foram para a praia. Culpa de quem? Os oportunistas de plantão nunca perdem a oportunidade de fazer um “mexe-mexe” político e colocar a culpa no fulano ou no beltrano, mas dessa vez não há culpados. No caso do lixo o culpado são aquelas pessoas, sabe-se lá moradoras de qual cidade, que o jogaram no rio. Enfim, menos mal que não estamos no verão e a prefeitura de Laguna pode retirar tudo aquilo sem atropelos. Agora, se a enchente fosse na alta temporada seria um prejuízo incalculável e irrecuperável para nossa querida Laguna.

Comentários (14)

  • silverio diz: 21 de maio de 2010

    Culpar quem? Prefeito, Laguna não tem! O povo não tem consciencia do mal que faz à natureza. São pessoas porcas e burras. Como se as (des)autoridades tem obrigação de fazerem a limpeza. A tendencia é piorar cada vez mais. Tenho certeza que não há solução para a educação do povo.

  • maycon diz: 21 de maio de 2010

    Oportunistas de plantao? Qual partido politico vc está querendo defender??
    É obvio que há culpados, pois se a população joga lixo no rio, a culpa cai duplamente para a prefeitura dessas cidades por nao trabalhar politicas públicas para conscientizar a população do mal que estao a fazer, e tambem por nao montar multiroes de limpeza para retirar toda essa imundice que qualquer um que caminha pela beira-rio no centro de tubarao consegue ver.

  • Fernando Marcon diz: 21 de maio de 2010

    Boa tarde , que assunto polêmico heim , vcs sabem por quantos municipios o rio tubarão ,passa desde a sua nascente + seus afluêntes????? , até desembocar em laguna.
    Penso que é um problema da amurel !!!!! ( sugeira a beira rio , esgoto a céu a berto em suas margens , suinocultura , que despeja tudo quanto é porcaria no rio tubarão e assim por diante !!!!!!!!!!!!! , uns se preocupam com sua vazão , outros com a sujeita que leva e assim por diante .

  • jailson diz: 21 de maio de 2010

    esiteb um projeto para a dragaem do rio tubarao ate a entrada de laguna, não o canal ate os molhes, como se ve continaremos a receber o lixo e msujeiras de toda a amureu como ja fazemos hoje com o LIXAO DO PRETO ,e o que recebemos em troca so lixo, ja estamos cansados de nossas altoridades que nada fazem para resouver esta cituaçao, com lixo nas prais ou não nossa querida laguna esta agonisando abandonada pelo poder publico, a laguna nunca esteve em como esta bela mais muito suja em todos os aspectos.

  • jailson diz: 21 de maio de 2010

    esiste um projeto para a dragajem do rio tubarao ate a entrada de laguna, não o canal ate os molhes, como se ve continaremos a receber o lixo e msujeiras de toda a amureu como ja fazemos hoje com o LIXAO DO PRETO ,e o que recebemos em troca so lixo, ja estamos cansados de nossas altoridades que nada fazem para resouver esta cituaçao, com lixo nas prais ou não nossa querida laguna esta agonisando abandonada pelo poder publico, a laguna nunca esteve em como esta bela mais muito suja em todos os aspectos.

  • Luis diz: 21 de maio de 2010

    Infelizmentel, tal situação não é rara.
    Passa ano, entra ano, é só dar qualquer chuva mais forte que a praia fica do jeito que está sendo mostrado.
    Independente do prefeito ou do governo que esteja, a má educação das pessoas é o fator mais preponderante, ainda mais quando esta sujeira vem do Rio Tubarão, e as cidades pelas quais este rio passa, não sofrem com a sujeira que desemboca na praia.
    Infelizmente, poucas pessoas de fora de Laguna acabam sabendo como a praia daqui fica após as chuvas, mesmo aquelas que moram próximas ao Rio Tubarão, que, no máximo, vem a Laguna boa parte das vezes no verão, quando a cidade tem que dar um jeito de limpar toda a praia para evitar a perda de turistas.
    Mas tudo isso é apenas um pequeno ponto da falta de educação ambiental que o povo tem, que, infelizmente, vem causando grandes problemas, como os esgotos a céu aberto, que também se verifica na praia, esta sujeira, dentre outras questões.
    Mas, independente de ser temporada ou não, a praia não pode ficar desse jeito, pois mesmo no inverno, a praia do Mar Grosso continua sendo, se não o mais importante, um dos maiores pontos turísticos da cidade, visitada por qualquer tipo de pessoa que venha visitar a cidade em qualquer época do ano.
    De repente, isso não seja um alerta para se verificar que a Praia do Mar Grosso necessite de muitas melhorias, e não apenas sua limpeza, que é o básico. E isso não é questão de administração A, B ou C, pois há décadas a praia continua da mesma forma.

  • Roberfto Aguiar diz: 21 de maio de 2010

    Nascido em Laguna, há 71 anos atrás, sempre convivemos com este tipo de problema, quando ocorre enchentes uma vez que todos os tipos de lixo são trazidos pelo RIO TUBARÃO, desembocando no canal da Barra em Laguna.
    Seria muito inconsequemte dizer que existe uma solução a curto prazo para este problema.
    O comentário do leitor FERNANDO MARCON acima, diz com muita clareza a origem do problema.
    Agradeço pelo espaço democraticamente concedido.

  • mauricio de oliveira silva diz: 21 de maio de 2010

    Pessoal a praia do Mar Grosso é uma grande fossa, dão descarga lá atrás e esgota tudo aqui. Nunca ninguém olhou para este problema, que vem desde os primórdios. Agora mesmo que estamos encrencados, sem prefeito, ops nunca tivemos. A praia do Mar Grosso é só para turistas, no verão é uma maravilha, no inverno é este caos. Fica a pergunta no ar. O QUE FAZER????

  • BERA diz: 21 de maio de 2010

    uma coisa boa nos trousse esta chuva, a maior sujeira parece que foi embora o nosso prefeito que felizmente foi cassado poi nossa cidade estava abandonada. foi tarde

  • José Seroiska Sobrinho diz: 21 de maio de 2010

    Já dizia Pitágoras, “EDUCAI AS CRIANÇAS, PARA QUE NÃO SEJA NECESSÁRIO PUNIR OS ADULTOS” essa fraze cai muito bem na questão do lixo, enquanto a educação ambiental não for matéria obrigatória nas creches até a universidade, infelizmente vamos ficar nos deparando com essas imagens, ou seja precisamos ensinar nossas crianças a não jogar na rua um simples papel de bala, para que no futuro elas não jogem pneus, garrafas, sofás etc etc. sem comentários ……..até quando…..

  • Taize diz: 21 de maio de 2010

    É uma pena ver um lugar tão lindo como Laguna assim do jeito que se encontra. Suja, mais parecendo uma cdade abandonada.
    Pq só culpa do Governo?
    Toda a população é culpada!
    O povo de Laguna esta esperando o que pra limpar a praia?
    Vamos, arregassem as mangas e mãos a obra.
    Ou vão esperar outra chuva pra ver se o mar leva a sujeira????

  • CARLOS diz: 21 de maio de 2010

    Todo mundo tem alguma razão ao falar da sujeira estacionada na praia do Mar Grosso, vinda das comunidades beira-rio, desde as encostas da serra. Além de cobrarem dos governantes em todas as épocas, nada se falou sobre os ÓRGÃOS COMPETENTES, ENTIDADES, PARTIDOS POLÍCOS, ONGS, que, parece, têm grande participação nesse “estado de coisa”. Eis alguns: Fundações de Meio – Ambiente; Ministério Público (federal e estadual); FÁTMA; Secretarias de Educação; ONGs (quantas?); IBAMA; Secretarias do Meio Ambiente (estadual e municipal). Desculpem a minha ignorância, pois desconheço o trabalho “a campo” desses órgãos, mas, salvo melhor juízo, acho que se houvesse mais participação, motivação, agilidade, iniciativa, atuação, desses órgãos, boa parte das fontes dos problemas que desembocam no porto de Laguna, já teriam sido solucionados. Tem mais: a Secretaria Regional do Governo Estadual. Tem a Amurel também. Partidos políticos (Verdes, por exemplo). Já pensaram! Se as pessoas encarregadas resolvessem deixar a politicagem de lado (alguns), arregaçassem as mangas, firmassem propósitos sérios e definidos e partissem colocar a mão na massa, indo direto ao encontro dos problemas e a busca de soluções! Resolveriam fácil, fácil.

  • CARLOS diz: 22 de maio de 2010

    Já se disse por alguém, em algum lugar, que as afirmações, acontecimentos, nunca são 100% verdade e nem 100% inverdade. Logo, sempre se pode tirar algum proveito de algo, mesmo que nos seja completamente negativo, desvaforável. Com relação a esse lixo que após longa viagem, veio “descansar” na Praia do Mar Grosso, a Prefeitura poderia discutir o que melhor a se fazer dele. Uma das medidas, facilmente realizável e bem aceita, seria a de separar o madeirame, secar e quando chegar os “folguedos juninos”, erguer uma grande fogueira, aí mesmo, na praia. Que lual, heim!!!

  • RENATO diz: 23 de maio de 2010

    A taize disse quase td,so esqueceu de dizer q nao e so o pessoal de laguna que usuflui de nossa praia,queria ver se o pessoal de fora q vem aqui no verao ajudar a sujar vai se oferecer para limpar tbm, e no resto é isso ai, com um povo porco, sem conciencia e mal educado, sempre que chover vai se repetir esta cena.

Envie seu Comentário