Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Onde ficará a Udesc?

21 de dezembro de 2009 0

Deve ocorrer nesta terça-feira a decisão política que definirá a instalação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no Meio-Oeste. A pontuação dos critérios técnicos indica que Joaçaba está na preferência, mas a cidade-sede só será conhecida depois que o governador Luiz Henrique da Silveira homologar a decisão. A previsão é que o anúncio oficial ocorra em Campos Novos.

Em uma reunião realizada na sexta-feira (18), na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Lages, na Serra, a soma dos critérios técnicos deu o primeiro lugar a Joaçaba. O município ficou com 93.33%, seguido de Videira, 89.33% e Caçador, 86.67%. Quesitos como sustentabilidade (infraestrutura), localização geográfica, número de alunos de ensino médio na região e o valor do índice de desenvolvimento humano (IDH) fizeram parte das avaliações comandadas pela Comissão de Expansão da Udesc.

A Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc) e a secretaria de desenvolvimento regional de Joaçaba comemoraram a liderança nos critérios técnicos.

_ Acredito que seja um processo irreversível. Só falta a assinatura do governador para darmos inicio às obras em 2010 e estarmos em funcionamento em 2011. O nosso projeto contempla cursos de graduação, especialização, mestrado, doutorado e cursos de pesquisa e extensão. A escolha sobre a cidade-sede beneficiará toda a região_ disse o secretário de desenvolvimento regional de Joaçaba, Jair Lorenzetti.

O presidente da comissão de expansão, Marcus Tomazi, assegurou que a decisão do governador definirá qual município do Meio-Oeste receberá a Udesc. Além de Joaçaba, estão na disputa Videira, Caçador, Xanxerê, Concórdia, Campos Novos, Curitibanos e Seara.

Critérios contestados

A SDR de Caçador contesta a liderança de Joaçaba. Para o secretário Gilberto Comazzetto, os melhores critérios para a escolha estão reunidos em Caçador. Além disso, ele alega que o fato do município ter proposto ceder as instalações da Uniarp para a Udesc deveria ter sido levado em conta.

_ Caçador liderou o processo de instalação. Na última hora, houve a mudança dos critérios. Não concordamos e contestamos a pontuação_ afirmou.

Postado por Francine Athaide Cadore_ Joaçaba

Bookmark and Share

Envie seu Comentário