Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Chapecó mostra seus “Olhares”

25 de novembro de 2010 0

Fotos Sirli Freitas

A diversidade cultural de Chapecó mostrada por seus protagonistas. Esta é a proposta do espetáculo “Olhares”, desenvolvida pela Fundação Cultural de Chapecó, dentro do projeto Arte Cidadã.

O projeto iniciou em 2005, com oficinas em 15 comunidades de Chapecó. Atualmente mil alunos participam das oficinas gratuitas de teatro, dança, música e literatura. –A intenção é despertar e desenvolver artisticamente a população- afirmou a presidente da Fundação Cultural de Chapecó, Roselaine Vinhas. Em 2010 esse trabalho culminou na construção de “Olhares”, que reúne música, teatro e dança.

Foram selecionados 210 alunos para as 16 cenas em 1h15 de apresentação. A estreia foi sexta-feira passada, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó. O estudante Maurício Sinski, que há um ano está no projeto, interpretou um dos palhaços. –Sempre gostei de fazer teatro- declarou. Aos 15 anos, ele pretende fazer uma Faculdade de Artes Cênicas.

De acordo Roselaine Vinhas o trabalho tem como objetivo fomentar talentos e resgatar a diversidade cultural que forma a região, com a influência dos caboclos, indígenas, gaúchos e imigrantes, principalmente italianos e alemães.

A coordenadora do espetáculo, Daniela Scartazzini, reuniu os trabalhos de dança, música e teatro numa apresentação multidisciplinar. –É uma mistura grande de etnias, cores e sons- explicou. Daniela disse que sua atuação foi de reunir os trabalhos desenvolvidos por 11 professores da Fundação Cultural, adequando as coreografias ao potencial dos alunos. Mesmo trabalhando com artistas amadores, desde crianças até idosos, o resultado final encantou o público que participou da estréia.

Uma das cenas que mais chamou a atenção foi a que trouxe a música “Cantos de Chapecó” em homenagem aos bairros da cidade, de autoria da cantora e compositora Karine Cunha. –A idéia surgiu com a proposta de trabalhar a identidade local- contou a autora. Por issotambém não podia faltar o coral italiano e um grupo jogando “mora”.

“Olhares” será apresentado novamente em maio de 2011, no III Festival de Teatro de Chapecó. As inscrições para os cursos do projeto Arte Cidadã em 2011estão abertas e podem ser feitas pelo telefone 49-3319-1010, pelo email fcultura@chapeco.sc.gov.br ou na sede da Fundação Cultural (Avenida Getúlio Vargas 17 N).

Bookmark and Share

Envie seu Comentário