Esta é a Carta da Redação que estamos publicando amanhã. Antecipo aos leitores.
Em qualquer jornal, a capa é a página mais importante. É um resumo de toda a edição e deve ser atrativa e convincente, para levar o leitor a folhear as páginas.
No Diário Gaúcho, igual importância também tem a contracapa, por um motivo muito importante. A última página oferece ao nosso leitor algo que está na essência do jornal, que é a utilidade. O Diário não se preocupa apenas em levar informação ao seu leitor, mas também mostrar como aquela notícia será útil na vida real.
A missão de a cada dia elaborar uma nova contracapa está entregue a uma das mais experientes profissionais da Redação, a jornalista Rozanne Adamy, 55 anos, uma profunda conhecedora da alma humana e dona de conselhos que servem de guia para os novatos. Rozanne já trabalhou nos principais jornais do Rio Grande do Sul e hoje faz a travessia São Leopoldo (onde mora) até Porto Alegre sempre pensando em como oferecer algo diferente ao leitor da contracapa.
Como forma de organizar o conteúdo, cada edição é reservada a um assunto. Segunda, é dia de dicas de saúde. Terça, da galera do Pah!. Quarta, dia de ensinar a fazer algum artesanato ou pequenos reparos em casa. Quinta é dia de passeio, sexta de gastronomia, com sugestões que podem ser realizadas em família, no final de semana. Por fim, sábado é dia de ficar na estica com as idéias de moda.
Há uma simbologia em dar a contracapa a função de utilidade. É uma maneira de mostrar ao leitor que o jornal não termina quando a leitura cessa na última página, mas continua por meio de sugestões que podem ser colocadas em prática pelo leitor.
Afinal, é este o objetivo do Diário Gaúcho: ser um companheiro de seu leitor sempre, mesmo depois que a leitura chegue ao fim.
Postado por Alexandre