Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Pouca vela, muito santo

03 de dezembro de 2006 1

O maior teste para a unidade do PMDB em apoio a Lula se dará com a definição do novo ministério. A cobiça do partido vem assustando o PT, embora o partido saiba de antemão que perderá espaço. Nos bastidores, o PMDB já fala em ocupar até seis pastas, mas deve se contentar com quatro, mantendo as três atuais (Minas e Energia, Comunicações e Saúde). A quarta deverá ser a Integração Nacional. O PMDB, porém, quer os Transportes, mas essa conta não fecha.
- Nós até admitimos dar os Transportes, mas em troca da Saúde – concorda um petista que participa das negociações.
De qualquer forma, só o ministro da Saúde deve ser mudado. Apadrinhado pela dupla José Sarney e Renan Calheiros, Silas Rondeau (Minas e Energia) e Hélio Costa (Comunicações) devem ficar nos cargos.
Restaria a Lula contemplar três políticos dos quais se sente devedor. Um deles é Geddel Vieira Lima, decisivo na vitória de Jaques Wagner na Bahia. Se não ocupar a presidência da Câmara, Geddel ficaria com a Integração Nacional. Já a Saúde seria entregue a um indicado do governador do Rio, Sérgio Cabral, o primeiro apoio de peso que Lula obteve no segundo turno eleitoral. Daí que surge a especulação do nome do médico sanitarista José Gomes Temporão. O terceiro peemedebista ao qual Lula deve favores é Jader Barbalho, mas este não quer ministério. Se contenta com a liderança do PMDB na Câmara e a indicação de aliados em estatais.

Íntegra da coluna de segunda-feira de Klécio Santos em Zero Hora

Postado por Klécio Santos

Comentários (1)

  • eliane diz: 4 de dezembro de 2006

    PMDB é um partido gozado sem união cada um vai para o lado que tiver mais vantagem pregam a moral a radicalidade até onde for coveniente o governo não pode tirar que esta bem para dar lugar para esses chupins que so querem aproveitar o momento se for bom para nós apoiamos o governo se não seremos a poposição.

Envie seu Comentário