Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de abril 2007

Esforço

30 de abril de 2007 0

O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) bem que tentou, mas não conseguiu ajudar aos jornalistas no marasmo que se tornou a segunda-feira, véspera do feriado. Após uma audiência com o presidente Lula, Gilvam (suplente do senador cassado João Capiberibe) já estava no carro, mas viu os repórteres na corrida e abriu a porta.

Falou sobre tudo, até sobre o que não queria e o que não foi discutido. Alguns trechos da fabulosa entrevista:

- O presidente quer a aprovação até o segundo semestre da reforma política e da reforma tributária.

Desde que Lula é presidente ele diz que se trata de prioridade.

- O PAC da segurança sai até o final do ano.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse que o tal programa sai no final do... primeiro semestre.

Bem, na saída, quando viu que não colou, largou a melhor do dia:

- Ó pessoal, tentei ajudar mas não deu. O importante mesmo foi tratar dos assuntos do meu Estado. O Amapá.

Valeu senador! 

Postado por Roberto Maltchik

Eros em alto grau

24 de abril de 2007 2

ABr
Depois de lançar mais de 30 obras jurídicas, com traduções para o espanhol e italiano, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Eros Grau, lança hoje à noite o livro Triângulo no Ponto, no Instituto Camões Brasil, em Brasília. Ao blog, Eros conta que não está nem um pouco temeroso com a repercussão em torno das passagens picantes da nova obra. Conta que, de certa forma, por causa do nome, já se acostumou com associações irônicas.

_ É sempre mais fácil ligar Eros a erotismo.

Gaúcho de Santa Maria,  Eros diz que o romance não é somente erótico, muito menos pornográfico. Conta que é sobre o tempo e a identidade de sua geração. O romance é ambientado nos anos de chumbo do regime militar, em São Paulo e Paris.  Em todo caso, aí vai um trecho para o leitor julgar:

Vânia era desenhista de moda e pintora, da minha altura, uma gazela, pernas e coxas alongadas, saboneteiras profundas e seios discretos. Rosto marcante, olhos bonitos. Encontrávamo-nos regularmente. Sempre à tarde, que ela desconfiava que o marido desconfiasse. Usava, invariavelmente, camisas de seda ou algodão em padrões que ela mesma desenhava, lindas, marcantes, ousadas. Tinha uma válvula de sucção no lugar do sexo e soltava sonoras flatulências vaginais pós-coito.

Veja a capa do livro Triângulo no Ponto

Postado por Klécio Santos

Uff!

23 de abril de 2007 0

O ministro do Supremo Tribunal federal, Joaquim Barbosa, trabalhou por mais de 10 anos no Tribunal Federal do Rio de Janeiro. Tanto tempo de casa, lhe deu credenciais para conhecer suficientemente os meandros da operação Furacão, da Polícia Federal.

Pensa até em alegar impossibilidade de participar do julgamento, quando os magistrados acusados de venda de setenças estiverem no banco dos réus. Numa conversa informal, hoje, Barbosa quase desabafou. Perguntado sobre a %27fama%27 dos ex-colegas presos, Barbosa respondeu de bate-pronto:

- uff! e saiu de fininho.

Para bom gaúcho, a tradução seria: mas bah!!!!!

Postado por Roberto Maltchik

Férias para a crise

23 de abril de 2007 0

Divulgação
Quem quiser encontrar o tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, favor ligar só a partir de maio. Ferreira vai tirar uma semana de férias. Anda estressado com as dívidas do partido, que beiram os R$ 30 milhões. Os telefones de Ferreira foram desligados domingo à noite

Postado por Klécio Santos

Julgamento adiado

19 de abril de 2007 0

O TSE acaba de adiar para a semana que vem o julgamento da ação, provocada pelo PSDB, que poderia resultar em pena por crime eleitoral contra o presidente Lula (leia nota abaixo). A decisão, pelo menos, acaba com a saia justa, na qual os ministros da Justiça Eleitoral decidiriam a parada enquanto Lula conversava com o presidente do PSDB, Tasso Jereissati, que está aqui no Planalto. Na entrada, perguntado se continuaria dizendo que o presidente lidera um governo corrupto, o tucano disparou:

- Não mudo tão fácil.

Postado por Roberto Maltchik

Nem aí

19 de abril de 2007 2

As testemunhas arroladas pelo PSDB para o processo do Dossiê Cuiabá não ajudaram muito os autores da ação no TSE. Nenhum dos cinco, inclusive dois jornalistas, comparaceram à sessão marcada no Supremo Tribunal Federal. O processo será julgado hoje no Tribunal Eleitoral. Um dos réus é o presidente Lula. Mas nem mesmo os tucanos esperam grandes reviravoltas. Tanto é que, daqui à pouco (e poucos minutos antes do julgamento da ação), o presidente do PSDB, Tasso Jereissati, estará com Lula no Palácio do Planalto. Isso mesmo. O autor do processo que pede a cabeça do presidente estará tomando um café passado com o próprio. Nada como o tempo...

Postado por Roberto Maltchik

Paixão colorada

19 de abril de 2007 5

Divulgação
Prevaleceu a paixão colorada ao invés do interesse partidário. Por iniciativa do deputado Beto Albuquerque, o jogo decisivo entre Inter e Nacional transmitido pela Rádio Gaúcha não será interrompido para a transmissão do programa eleitoral do PSB. Foi preciso uma autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O programa do PSB fica para depois da jornada esportiva.

Gol do deputado.

Postado por Klécio Santos

Senado ouve o povo

18 de abril de 2007 5

Em meio a tanta violência e impunidade, o Senado resolveu escutar oficialmente os eleitores sobre o tema. Numa pesquisa divulgada nesta manhã, feita pelo Data Senado, duas informações se destacam.

Primeira: 87% dos entrevistados acha que menores infratores devem ter o mesmo tratamento dos adultos. Segunda: a principal causa do aumento da violência é a impunidade (30%), seguida do uso e tráfico de drogas (26%) e desemprego (16%).

Qual é a sua opinião?

Postado por Roberto Maltchik

Pratos estilhaçados

17 de abril de 2007 1

Um importante interlocutor do novo PFL, o Democratas, relatou ao blog as chances da governadora Yeda Cruisuis, de ter novamente o apoio incondicional da legenda. De acordo com ele, as chances são mínimas. Nos bastidores, Yeda explodiu pontes importantes, que talvez nunca poderão ser recontruídas. Destratou aliados e pediu, sem cerimônia, que Feijó renunciasse. Isso mesmo. Solicitou ao vice-governador do Estado que pedisse o boné, coisa que não aconteceu. Por conta do próprio ex-PFL, Feijó submergiu. Mas as feridas continuam abertas... e como.

Postado por Roberto Maltchik

Bacci rides again

17 de abril de 2007 0

Enio Bacci está de volta a Brasília. O ex-secretário de Segurança do Estado reassumiu o mandato de deputado federal agora à noite. Bacci está preparando um discurso em plenário para marcar a volta à Câmara, no qual deve bater no governo do Estado por conta de sua polêmica demissão.

Postado por Fábio Schaffner

Presidente da Câmara cede

17 de abril de 2007 1

A CPI do apagão aéreo na Câmara está cada vez mais próxima. O procurador geral da República, Antônio Fernando Souza, acaba de dar parecer favorável ao início da investigação. Logo que ficou sabendo da notícia, o presidente da Câmara, o petista Arlindo Chinaglia, admitiu:
- Realmente, é um indicativo (de que o Supremo vai mandar instalar a CPI). Mas, como vocês sabem, a decisão é do Supremo. - disse aos jornalistas.
A novela que cerca a instalação da CPI não termina nunca. Enquanto isso, o governo ganha tempo para se antecipar aos sobressaltos que podem decorrer da investigação de contratos firmados pela INFRAERO nos últimos anos.

Postado por Roberto Maltchik

Aulinha do professor Aod

16 de abril de 2007 0

Vai ter deputado queimando neurônio amanhã, aqui em Brasília. Sob o comando do secretário da Fazenda do Estado, Aod Cunha, técnicos estarão na capital federal para ensinar aos parlamentares os segredos das finanças públicas do Estado. A aula tem um nome bonito: contencioso fiscal.
- Vamos ficar expert para negociar com a União de igual para igual - avisa o deputado, Darcísio Perondi (PMDB-RS).
A chamada deverá ser feita pontualmente às 14h.

Postado por Carolina Bahia

OAB em peso

16 de abril de 2007 3

 

A Ordem dos Advogados do Brasil entrou pra valer na defesa de advogados e de representantes de acusados por envolvimento com a maior quadrilha ligada ao jogo do bicho e a máfia dos caça-niqueis já presa no Brasil.

A cúpula da OAB foi hoje ao Supremo protestar contra a forma de atuação da Polícia Federal. De acordo com a petição entregue ao relator, ministro César Peluzzo, a PF cerceia o direito de defesa e descumpre a lei, quando coloca advogados em celas e não em %27salas especiais%27 e não garante a comunicação privada e pessoal entre clientes e advogados.

A Polícia Federal nega veementemente e ainda diz que atua com a fiscalização permanente do Ministério Público e da própria Justiça.

Curioso é que a OAB não reúne sua cúpula para, por exemplo, defender no Supremo o cidadão comum, que fica chupando o dedo quando precisa de um defensor público no interior do Brasil, mas a defensoria ainda não existe.

É, mas o presidente da OAB, Cézar Britto, resolveu a questão: a Ordem, além de sua atuação institucional, atua corporativamente. Explicado.

Postado por Roberto Maltchik

Langone fora

16 de abril de 2007 0

Claudio Langone/Gervasio Baptista/ABR
O gaúcho Cláudio Langone está saindo do governo. Desde o primeiro mandado do presidente Lula, Langone ocupava a Secretaria-executiva do Ministério do Meio Ambiente. Na prática, era o número 2 da pasta chefiada pela ministra Marina Silva. Langone, que foi secretário estadual do Meio Ambiente no governo Olívio Dutra (1998-2002), será substituído por João Paulo Capobianco, atual secretário e Biodiversidade e Florestas do ministério.

Postado por Fábio Schaffner

Feijó seria demitido?

14 de abril de 2007 3

A facilidade com que a governadora Yeda Crusius defenestrou o secretário Enio Bacci, o mais popular integrante do governo do Estado, lançou no ar uma dúvida: o vice-governador Paulo Feijó já não teria sido demitido caso seu cargo não tivesse sido respaldado nas urnas? O que você acha leitor? Comente aí embaixo.

Postado por Fábio Schaffner

Basegio amuado

13 de abril de 2007 0

Quem anda amuado com o desfecho da crise na segurança pública do Rio Grande do Sul é o deputado Dr. Basegio (PDT). Tudo porque Basegio é o suplente do ex-secretário Enio Bacci. Como Bacci assume na próxima semana o mandato na Câmara, Basegio já está de malas prontas para retornar a Passo Fundo. Teve menos de três meses em Brasília. Nesse período, apresentou quatro projetos de lei. O mais interessante garantea realização de mamografias pelo SUS. Basegio também tenta aprovar a obrigatoriedade de as empresas fornecerem gratuitamente protetor solar a todos os funcionários que trabalharem sob o sol.

Postado por Fábio Schaffner

Supremo adia decisão sobre direito de greve

12 de abril de 2007 3

As centrais sindicais comemoram a decisão do ministro Joaquim Barbosa, que pediu vista em julgamento que poderia determinar a regulamentação do direito de greve.

As centrais até prepararam um protesto, agora inócuo.

Resumindo: o Supremo julgava um questionamento sobre qual seria a regra para greves no serviço público, considerando que não há regulamentação sobre o tema. A maioria entre os magistrados entende que a matéria deve ser resolvida imediatamente, inclusive, passando a valer no serviço público a regra das greves no setor privado, enquanto o Congresso não regulamenta a lei.

Assim sendo, a greve dos servidores passaria a ser uma %27atividade de risco%27. Com o pedido de vista, não há data para a votação da matéria.

As autoridades no Brasil empurram com barriga, mais uma vez, a definição sobre o polêmico assunto. São 19 anos, desde a promulgação da Constituição.

Enquanto isso, o povo fica ali, quieto, esperando uma nova greve de servidores da Previdência ou de controladores de vôo, sem nenhum tipo de regra.

Qual a sua opinião?

Postado por Roberto Maltchik

Abaixo ao estereótipo!

11 de abril de 2007 3

Valter Campanato, Banco de Dados/ABr
O presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi, está p. da vida com a imprensa. Tudo por conta de uma fala dele mesmo. O presidente da Anac tentava dizer que apesar do sofrimento brutal dos passageiros, a indústria da aviação nada de braçada e cresce todos os meses. Daí soltou a segunte pérola:

- O transporte aéreo no Brasil não tem nenhuma crise. E mais tarde:

- Repito o que disse. Acho que a imprensa gosta de estereótipos, que é o passo para o preconceito.

Tudo bem, Zuanazzi. O senhor quis dizer a indústria. Agora, falando sério, não é a hora nem o local para vestir a farda das companhias aéreas. Pega mal. Pior: deixa transparecer que as empresas não estão nem aí com quem paga passagem e lhes concedem tais lucros. Seria mais oportuno dizer:

- Apesar da grave crise que se abate sobre todos nós passageiros, as empresas continuam lucrando. Seria um tom mais realista.

Postado por Roberto Maltchik

Se achando

10 de abril de 2007 3

Roosewelt Pinheiro/ABr
Os gaúchos estão com tudo em Brasília. Ocupando postos-chave no governo e no Congresso, fazem parte das principais discussões políticas do país. Onyx Lorenzoni e Júlio Redecker comandam a oposição. Na bancada governista, Henrique Fontana e Beto Albuquerque são a voz do Planalto na Câmara. E no Planalto, Dilma Rousseff e Tarso Genro são os mais agudos conselheiros do presidente Lula. Tanto prestígio, porém, já está afetando a humildade dos ilustres. Não falta gente dizendo que os gaúchos estão "se achando".

Postado por Fábio Schaffner

Nogueira em Brasília

10 de abril de 2007 0

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, Ricardo Nogueira, está de volta a Brasília. É o novo coordenador de Assuntos Parlamentares do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde. Ligado ao PMDB, Nogueira ocupa o cargo por indicação do secretário estadual da Saúde, Osmar Terra. Nos anos 70, o ex-vereador foi assessor do ministro da Previdência, Raphael de Almeida Magalhães.

Postado por Klécio Santos

Giuliani não veio

09 de abril de 2007 3

Sem dinheiro para pagar a saúde e a educação, os prefeitos que chegam hoje à Brasília estavam dispostos a gastar um montão para mostrar o problema enfrentado e a importância das cidades. Um contrato de U$ 70 mil estava no forno para que o ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolph W. Giuliani, participasse da X Marcha Nacional do Municípios. Giuliani ficou mundialmente conhecido pela política Tolerância Zero. O problema foi que, de última hora, o político-astro norte-americano deu o bolo e disse que não viria. Claro, não recebeu o dinheiro. Pelo menos, sobra mais para pagar a merenda escolar e o Programa Saúde da Família.

Postado por Roberto Maltchik

Sobrou para Paim

04 de abril de 2007 2

O presidente Lula deu um pito nos senadores petistas durante jantar realizado ontem na casa de Eduardo Suplicy, ontem em Brasília. Lula cobrou dos parlamentares uma postura mais aguerrida na defesa do governo e citou nominalmente os que teriam titubeado por ocasião da crise política que abalou o Planalto nos últimos dois anos. Acabou sobrando para o gaúcho Paulo Paim, que pouco fez para rebater as denúncias que macularavam o partido por conta do mensalão.

Postado por Fábio Schaffner

Vestindo a camiseta

03 de abril de 2007 0

O presidebnte Lula participa nesse momento da cerimônia de apresentação os novos generais do Exército, Marinha e Aeronáutiao. Num ato de puro marketing, Lula traja um terno azul, com os tons idênticos aos do uniforme da Aeronáutica. Inclusive a gravata do presidente segue o tom da roupa dos oficiais. O evento é aguardado por todos como uma possibilidade de que Lula faça um pronunciamento sobre a crise dos controladores.

Postado por Roberto Maltchik

CPI sem Supremo

02 de abril de 2007 0

A oposição acaba de formalizar para o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, uma proposta que até seria boa, se não fosse tão óbvia. O partido Democratas (ex-PFL) retira do Supremo o mandado de segurança, que resultará na abertura da CPI do Apagão Aéreo. Em troca, porém, pede um compromisso formal de Arlindo Chinaglia, garantindo que a CPI será instalada na semana que vem. Chinaglia se reúne com a oposição à noite. Provavelmente, dirá que a proposta é boa, mas que, ao melhor estilo Garrincha, falta apenas combinar com os russos.

Postado por Roberto Maltchik

Desmilitarização pra valer

01 de abril de 2007 1

Parece definitiva a opção do governo pela desmilitarização do controle de tráfego aéreo. A própria Aeronáutica passou a ter interesse direto na aceleração do processo. Por quanto mais tempo se estender a transição, mais exposta ficará a Força Aérea. Portanto, as reuniões que iniciam nas próximas horas já terão caráter definitivo e apresentarão o formato geral da nova estrutura chamada inicialmente de Controle da Circulação Aérea Geral. Avizinha-se uma longa, truncada e profunda transição no controle de espaço aéreo brasileiro.

Postado por Roberto Maltchik