Por incrível que pareça, a denúncia de que a Cisco usou laranjas para doar R$ 500 mil ao PT dará mais munição ao partido do que à oposição. Para o Democratas, por exemplo, um escândalo envolvendo doações suspeitas ao PT não tem mais impacto do que derrotar o governo na questão da CPMF. No PT, sim, a notícia preocupa. Afinal, a sigla está às vésperas de realizar sua eleição interna, onde se acredita que Ricardo Berzoini será o vitorioso. Os seus adversários - José Eduardo Cardozo e Valter Pomar - , inclusive, nos bastidores, já haviam jogado a toalha na disputa pela presidência do PT, que ocorre no próximo dia 2.
A revelação feita pela Polícia Federal dá um novo gás nessas duas candidaturas, que pregam justamente a renovação do partido, deixando para trás uma era nebulosa, onde Delúbio Soares, José Dirceu e Cia davam as cartas. Uma vitória de Berzoini será interpretada como um recado de que a hegemonia de poder no PT está mantida, apesar dos solavancos com o mensalão. É o que dizem os apoiadores de Cardozo e Pomar. E, agora, com um novo respaldo.
A questão envolvendo a Cisco, uma multinacional de computadores flagrada na Operação Persona, da PF, é grave. Além de apresentar uma nova relação entre partidos e empresas, que estariam terceirizando doações, envolveria ainda o favorecimento desses grupos em licitações do governo. A suspeita é de que, em troca dos R$ 500 mil, a Caixa Econômica Federal alterou um edital de um leilão eletrônico para beneficiar uma empresa ligada à Cisco. O PT confirma a doação das empresas laranjas, mas nega o favorecimento. O estrago, porém, está feito.
Postado por Klécio Santos


Comentários