Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Veias abertas

23 de maio de 2008 1

Leia a coluna de Klécio Santos, hoje em Zero Hora e Diário Catarinense

Uma névoa de beligerância já contaminava ontem o ar de Brasília, na véspera da criação da Unasul. Ao saber que o boliviano Evo Morales, o equatoriano Rafael Correa e o venezuelano Hugo Chávez estariam hospedados no mesmo local que ele, o colombiano Álvaro Uribe trocou imediatamente de hotel. Uribe, por sinal, deve ser o protagonista dos maiores discensos do encontro. Ainda da Colômbia, ele mandou avisar que não apóia a criação do Conselho Sul-Americano de Defesa, idéia proposta pelo Brasil. Os planos do Itamaraty eram aproveitar a presença de chefes de Estado para negociar a formatação final do conselho, espécie de fórum idealizado por Jobim para articular políticas militares na América Latina. Para Uribe, contudo, esse assunto tem de ser discutido somente no âmbito da OEA, onde o seu maior aliado dá as cartas: os Estados Unidos. Ontem, diplomatas já entravam em campo para evitar que a crise anunciada estrague a primeira reunião de cúpula da Unasul.

- As discussões são muito recentes e têm de amadurecer – garante um embaixador próximo do chanceler Celso Amorim.

O diplomata lembra que a criação de uma comunidade de defesa é delicada e que uma idéia semelhante não prosperou na União Européia. Diante do impasse em torno de um dos pilares da Unasul, o Itamaraty vai tentar avançar em outras áreas, com discussões em torno de um plano de ação nas áreas de infra-estrutura e energia, além de questões econômicas no continente. A idéia da Unasul partiu do Brasil há quatro anos. Desde então, os problemas de integração só aumentaram e tiveram seu ápice com a invasão do território equatoriano pela Colômbia, durante uma caçada às Farc. O clima de confronto será um bom teste para Lula exercitar o dom de malabarista diplomático. E desta vez pode sobrar até para o Brasil, já que o novo polemista da região, o presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, estará presente.

Postado por Sucursal Brasília

Comentários (1)

  • Santos Silva diz: 26 de maio de 2008

    Ai o tal de “uribe” é da “turma” dos pequenos obedecem os “grandes” e jamais deve crescer… “elle” é “cidadão” do eeuu… ou melhor é 171….

Envie seu Comentário