Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A ética do Congresso

30 de maio de 2008 3

Leia a coluna de Klécio Santos, hoje em Zero Hora e Diário Catarinense

Sérgio Moraes faz questão de falar da sua trajetória de 27 anos de vida pública e sete mandatos. No Congresso, porém, não passava de um ilustre desconhecido até ser guindado pelo PTB à presidência do Conselho de Ética na Câmara. O órgão ganhou notoriedade durante o julgamento dos mensalistas, quando a maioria teve a cassação sugerida ao plenário. É essa conduta rigorosa que todos esperavam de Moraes, ao assumir em meio às denúncias envolvendo o deputado Paulo Pereira da Silva. Dirigente da Força Sindical, Paulinho é acusado de participar de um esquema de fraudes junto ao BNDES e as provas que o envolvem no esquema são contundentes.
Moraes pode estar sendo cauteloso em relação ao colega, mas sua postura acaba levantando suspeitas sobre como o Conselho de Ética será conduzido daqui para frente. Se fosse um Jefferson Péres, ninguém ousaria duvidar da retidão na condução dos processos. Mas poucos no Congresso remam na contramão do atual cenário político, cada vez mais desacreditado e alvo de escândalos constantes. A relutância do gaúcho em levar adiante o processo contra Paulinho acabou resultando numa denúncia de quebra de decoro.
Não vai dar em nada, e o próprio autor da representação contra Moraes, Inocêncio de Oliveira, não é nenhum santo e inclusive já foi acusado de manter trabalho escravo em suas fazendas. O debate em torno da postura e da biografia de Moraes, entretanto, acaba por desviando o foco do que interessa: as graves denúncias envolvendo Paulinho.

Postado por Sucursal Brasília

Comentários (3)

  • Godofredo Antunes diz: 30 de maio de 2008

    Apesar de ser gaúcho, nunca ouvi falar do Sérgio Moraes, o homem dos cachorros pulguentos. O Inocêncio Oliveira eu já conhecia, e as referências realmente não eram muito boas. O Paulinho vivia batendo no PT, na CUT e no Lula, e agora são amiguinhos… Estranho, né?!?!?!

  • jader martins diz: 30 de maio de 2008

    SUCURSAL. POLITICO GAUCHO TEM ETICA??? me digam qual deles tem ETICA? PARA MIM TODOS SÃO FARINHA DO MESMO SACO…

  • jader martins diz: 30 de maio de 2008

    SUCURSAL. este é o pior Congresso que formamos no País…se tirarmos 10% de Congressitas eticos,honestos,corretos,trabalhadores,assiduos, olhem que isto deveria ser a regra, mas infelizmente é exceção…

Envie seu Comentário