Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Estágio probatório

16 de outubro de 2009 16

Ricardo Stuckert/PR
Klécio Santos
De chapéu safári e gotejando o suor do Sertão, Lula comemorou o ingresso do Brasil no centro nervoso de poder da ONU. A conquista de uma cadeira rotativa no Conselho de Segurança, acredita o presidente, pode ser o último estágio antes de se obter em definitivo uma vaga no órgão. Apesar da euforia de Lula, escancarada às margens das obras de transposição do São Francisco e em meio ao cerco da imprensa internacional, não há um grande feito a se celebrar. Tampouco a conquista é pioneira. Essa é a décima vez que o país ganha um assento provisório no Conselho a segunda sob o governo Lula. Além do Brasil, entram Bósnia-Herzegóvina, Gabão, Líbano e a Nigéria. Nenhuma companhia que entusiasme. Não é de hoje que o Itamaraty prega uma reforma no Conselho de Segurança, abrindo espaço a nações emergentes. Se a conquista da Olimpíada havia representado a credencial para o primeiro mundo, um lugar cativo na ONU seria a consolidação do status que Lula tanto almeja. A participação na missão de paz no Haiti e a consolidação do G-20 como principal fórum para discussões econômicas já demonstrava uma curva ascendente da diplomacia brasileira. Ela representa mais prestígio, mas também mais responsabilidade na geopolítica mundial. O país será chamado a opinar, por exemplo, sobre a questão nuclear do Irã, cujo celerado presidente Mahmoud Ahmadinejad está prestar a visitar Lula em Brasília.

Postado por Sucursal Brasília

Comentários (16)

  • João Batistta da Silva diz: 22 de outubro de 2009

    Valeu,Marcos de Porto Alegre.puxa,eu fico muito honrado e feliz…obrigadão pela sua atenção dispensada.te desejo tudo de bom.PS se algum dia achares que eu estou errado em minha humilde opnião,não te omites,pode falar no que voçe acredita ser o correto.sabe,isto faz a gente ser mais imparçial e amigos.afinal nós estamos aqui todos os dias neste espaço trocando idéias.isto nos faz cada vêz mais cidadões.um forte abraço deste quéra que só quer cultivar novas amizades!.

  • João Batista Da Silva diz: 18 de outubro de 2009

    A INEJA MATA!!!como diz,o Helio dos Anjos Técnico do Goiás…a Pior invéja no mundo é a invéja de um homem,contra o sucesso de um outro homem!São as lavadeiras fofqueiras de beira de barranco,Sabe,é daqueles que não mostram o seu nome muito menos o seu email pessoal..ficam assim falando tipo lavadeira na beira do rio das nosas vidas..ETA NÓIS que temos que aguentar esta fala sem conteúdo.tudo em favor desta tal da DEMOCRACIA!.

  • Diogo Costa diz: 19 de outubro de 2009

    O “Anonimo” não é anônimo, é o Marco de POA! Este rapaz é um brincalhão… Ele tem uma foto do Carlos Lacerda pendurada na cabeceira da sua cama! Deve ser mais um dos saudosistas de Benito Mussolini, Francisco Franco e Augusto Pinochet… Como este pensamento arcaico não tem mais nenhuma sustentação no mundo atual, estes corvos da neo-UDN exalam somente aquilo que possuem, ou seja, ódio, preconceito, rancor e intolerância contra o melhor Presidente que o Brasil já teve desde Getúlio Vargas.

  • Diogo Costa diz: 19 de outubro de 2009

    Olá Marco de POA! Compreendo tuas preocupações, porém, com relação à parte “com tanta roubalheira e ignorância instalada”, veja o que acontece no Rio Que Já Foi Grande do Sul atualmente… Tudo com a gloriosa conivência do `maior` conglomerado de desinformação do RS (Grupo RBS). E nem por isso o RS vai parar ou explodir. O Brasil melhora significativamente, oxalá os gaúchos deixem esta estupidez plantada pela RBS, de serem anti-PT antes de tudo, e consigam reerguer nosso querido torrão guasca!

  • Marco diz: 20 de outubro de 2009

    Oi Diogo Costa de Caxias do Sul! Depois de nossas mutuas divergencias de opinoes que sao o cerne da Democracia, so te escrevo para de dar um abraco cordial, pois tens sido um valoroso defensor das tuas ideias e aprecio muito isso. Um abracao e sempre ao teu dispor para batermos um papo!

  • Marco diz: 19 de outubro de 2009

    Ola Digo de Caxias. Em primeiro lugar, obrigado pelo rapaz fico envaidecido! Quanto ao anonimo me perdoa mas deve ser outro “lunatico” como eu que tomou um cha de realidade e ve o Brasil caminhando a passos largos para a ruptura social, quem viver vera! Alias o “gigante eternamente adormecido do nosso Hino esta agora literalmente em coma profundo nunca mais se levanta com tanta roubalheira e ignorancia instalada! Ha, Diogo da uma lidinha nos jornais do mundo todo de ontem sobre o Rio 2016!

  • João Batista Da Silva diz: 16 de outubro de 2009

    Num Mundo DesiguaL,Mesmo Semeando a Páz Tentando Apagar Incendio,Não É Suficiente o Bastante á Ter Um Acento Permanente No Conselho Segurança Da O.N.U Credita-Se Ao Presidente lULA Esta Conquista,é Direito Dos BRASILEIROS.Num Olhar Visioneiro Se Entende Porque Páises Tipo Os E.U.A e a GRÁ BRETANHA Entre Outros Boicotam as Pretenções Do BRASIL.Porque a Invasão No Iraque Não Aconteceria,Os Conflitos Na Faixa De Gaza Teriam Sido Solucionados,e o Oriente Medio Não Precisava Se Armar Até Os Dentes!.

  • Marco diz: 22 de outubro de 2009

    Oi Joao Batista da Silva de Ararangua, muito legal sua iniciativa. Agradeco o elogio e irei sim visitar o seu blog! Um Abraco e vamos continuar a discutir as coisas deste Brasil! Ah tenho certeza que o amigo Diogo Costa de Caxias tambem ira visitar o seu blog!

  • Anonimo diz: 17 de outubro de 2009

    Sim, sim Lula “e o cara” que engana a todos os trouxas que acreditam nele. Fez uma festanca no sertao com barracas regadas a comida especial e e claro com o seu litro de whisky, pois gamba que e gamba nao fica sem! Pobre do Brasil se orgulha de ter este ignorante e mau intencionado de Presidente. Alias o pobre do povo brasileiro se diz orgulhoso de ter “presidente ignorante” que mal sabe assinar o proprio nome!Brasil um membro nato da “America Latrina”

  • Anonimo diz: 17 de outubro de 2009

    Sim, sim Lula “e o cara” que engana a todos os trouxas que acreditam nele. Fez uma festanca no sertao com barracas regadas a comida especial e e claro com o seu litro de whisky, pois gamba que e gamba nao fica sem! Pobre do Brasil se orgulha de ter este ignorante e mau intencionado de Presidente. Alias o pobre do povo brasileiro se diz orgulhoso de ter “presidente ignorante” que mal sabe assinar o proprio nome!Brasil um membro nato da “America Latrina”

  • João Batista da Silva diz: 21 de outubro de 2009

    Parabénizo Sr Marcos de Porto alegre ao dizer que não é um anõnimo,é um homem de idéias.vc e o Sr.Diogo de Caxias do Sul não são lavadeiras nem invejosos.esta é a verdadeira liberdade de espressão.queria ter honra convidar Os Amigos a visitar o sulpampa.blogspot.com Eu João,dei uma olhadinha no seu Marcos,achei muito interessante!o meu é um pouquinho diferente todos os dias escrevo das pesssoas d bem do Brasil,onde o passado é homenageado.ontem foi Getúlio Vargs,Hoje é o Teixeirinha.um abração!

  • Norberto Wandersee diz: 17 de outubro de 2009

    Mas isto é evidente o LULA É O CARA, depois de GEWTULIO VARGAS.

  • Diogo Costa diz: 16 de outubro de 2009

    A ONU é composta por mais de 190 Países. O Conselho Permanente de Segurança da ONU é composto por 05 Países: França, Inglaterra, Rússia, EUA e China. Dos Países que não fazem parte do Conselho Permanente de Segurança, o Brasil é, ao lado do Japão, o País que mais vezes ocupou uma cadeira rotativa no mesmo Conselho (10 vezes). No Brasil, apenas dois governos ocuparam por 02 vezes a cadeira rotativa: governos Getúlio Vargas e Luís Inácio Lula da Silva. Resumo, Lula é, indiscutivelmente, o CARA!

  • juan carlos diz: 20 de outubro de 2009

    Marco POA, vc e ignorante politico,le atribue afasseres ao presidente que são de competencia estadual, inclucive municipal, e dever dos presidentes fasser amissade e intercambios,de comercio, e cultura, com todos os paisses, em um mundo globalizado e sem idiologias,sua visão de mundo e pequena, deve retringirce a vosso bairro,sim vc esta descomforme fais parte de uma pequena parsela, não se pode comformar a todos, dica, fassa pesquisas sobre cuantas universidades federaes tinhamos 6 anos atras,

  • Diogo Costa diz: 20 de outubro de 2009

    Caro Marco de POA, faço minhas as tuas palavras, agradeço pela consideração e vamos continuar debatendo os rumos do RS e do Brasil. Um abraço!

  • Marco diz: 17 de outubro de 2009

    Conselho de Seguranca da ONU nada, pois o Lula51 nao consegue sequer acabar com a Guerra Civil que esta em curso no Rio de Janeiro(trafico de drogas, crime organizado, falta de presidios, etc) e com os assaltos a mao armada nas principais cidades “do PAIS”!Vai te enchergar Lula e convida mesmo o teu novo amigo do Forum de S.Paulo o neo-nazista Mahmoud Ahmadinejad do Ira para os acertos da nova guerrilha em curso na “America Latrina”!Pobre Brasil!!!

Envie seu Comentário