Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Enlace político

20 de outubro de 2009 4

Klécio Santos
Ao antecipar o contrato pré-nupcial com Dilma Rousseff, o PMDB busca facilitar acordos regionais para a eleição de 2010. Orientada por Lula, a cúpula do PT está disposta a ceder espaços em Estados importantes, tudo em nome do projeto nacional. Um peemedebista que desfruta de convívio diário com Michel Temer, principal avalista da aliança, resume bem como o partido espera retribuição.
– Daqui em diante, o PT terá que tratar muito bem o PMDB, já que o altar está montado.
O que o PMDB deseja com o anúncio previsto para amanhã é resolver alguns entraves estaduais, como no Rio, ou no mínimo que Dilma divida palanques em locais onde não haverá consenso. Em contrapartida, a turma de Temer lembra que há situações em que a aliança nacional já beneficia o governo, permitindo uma alforria de peemedebistas que antes estavam isolados pela ala tucana do partido.
O caso mais notório está concentrado em Santa Catarina, onde a parceria de Luiz Henrique da Silveira com José Serra começa a ser contestada no diretório local e surgem os primeiros indícios de um apoio informal a Dilma. No PSDB, aliás, o sentimento é de que não há mais como reverter a aliança em torno da ministra. A ordem então é tentar diminuir os estragos. O problema é que o interlocutor de Serra é ninguém menos que Orestes Quércia, cujo maior predicado não é a credibilidade dentro do partido. Quércia já largou iscas em vários Estados, inclusive no Rio Grande do Sul, mas até agora só atraiu lambaris. Sua retórica, por enquanto, é muito menos eficaz que a política de resultados de Temer.

Postado por Sucursal Brasília

Comentários (4)

  • juan carlos diz: 20 de outubro de 2009

    o PMDB e o curinga nacional, e o que melhor se adato a politica sem ideologia, tanto pode ser remedio como pode ser veneno, e assim caminha a umanidade(a politica nacional)e ja que esso e irevercibel, tem que usar o partido curinga, para o PT obter resultados possitivos em as eliçoes majoritarias,(para presidente)do resto, que continue igual, fassendo-se politica sem ideologia, em avassaladores apoios, do tomala da ca

  • João Batista da Silva diz: 20 de outubro de 2009

    Então,o Tal do Orestes Quercia é Daqueles Póliticos Que Até o Pior cabo eleitoraL quando o Veja Pede Diazepam!Começou Na Póltica Em Campinas Como Prefeito,Dai Pra Frente Deram Um Jato Para Ele Pilota(PMDB)Até Hoje Anda Por Ai Pelos Ares,Prourando Um Chão Para Aterrizar desde 1989.Não Sei Onde Ele Arruma Tanto Cobustivel Para Se Manter No Ar?Com Tantas Gentes Boas No Partido,Mandam Este Barbeiro.a pergunta é Ésta Ele é o Intermediario Do Que?Da privatização?Ou Do Vamos Aterrizar esta Desgraça!.

  • DÉLVIO OVIEDO diz: 20 de outubro de 2009

    SENHORES POLITICOS,JA QUE SO VÃO BOTAR NO POVO BRASILEIRO, NOS GOSTARÍAMOS QUE OS SENHORES UZASSEM CAMISINHAS, QUE E PARA NÃO SAIREM MAIS POLITICOS FILHOS DA … COMO VOCES…..

  • juan carlos diz: 20 de outubro de 2009

    o curinga PMDB,esta facendo-se de durão, no apio a Dilma Rousseff, cuando ele definir sua participação, em os cargos que ele tera no governo e cuantos milhoes ou bilhoes adiministrara, declarara seu apoio a candidata do governo.oPMDB deicha Orestes Quercia,costurar alianças com os ditos lambaris para não perder os pocos votos de sus apoiadores em São Paulo, por que aqui em o RS. sabemos quen ele e

Envie seu Comentário