Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Repasses incômodos

21 de outubro de 2009 5

Klécio Santos
Na ausência de um discurso palatável ao eleitorado, a oposição encontrou na CPI do MST uma forma de fustigar o governo. Não foi difícil buscar respaldo entre os parlamentares. As ações violentas dos sem-terra contribuíram para que o pedido da CPI, já moribundo nos escaninhos do Congresso, ressurgisse com força.
O Planalto havia desidratado uma tentativa de se investigar o MST há duas semanas, quando obrigou integrantes da base governista a retirar 42 assinaturas. O vandalismo do movimento, com a destruição de laranjais no interior paulista, contudo, levou até mesmo o presidente Lula a recriminar seus aliados da lona preta.
A estratégia do DEM, principal avalista da CPI, é uma só: mostrar que recursos federais irrigam os atos clandestinos da organização. De acordo com um levantamento da ONG Contas Abertas, quase R$ 160 milhões foram repassados pelo governo Lula para entidades vinculadas ao MST. O difícil será fazer a investigação avançar. Como o governo tem maioria, controla o rumo de qualquer CPI. Basta ver a paralisia imposta à comissão criada em maio para apurar escândalos na Petrobras, até hoje esvaziada.
Para o DEM, contudo, resta o consolo de agradar um setor cada vez mais insatisfeito com o governo, o do PIB do agronegócio. Lula, porém, não está nem um pouco preocupado. Enquanto a oposição tentava evitar uma nova debandada dos governistas, o presidente engraxava o bigode em um churrasco no Palácio da Alvorada, no qual acertou com a cúpula do PMDB a aliança em torno da candidatura de Dilma Rousseff.

Postado por Sucursal Brasília

Comentários (5)

  • João Batista da Silva diz: 21 de outubro de 2009

    Fique Esclarecido,Ninguem é Alcólatra Porque obrigaram á Beber Todas.Ninguem Foi Pra`”Zona” Porque Foi Puxado Pelos Braços.Fazem As Malditas”alianças”Como Em Todo o Mundo.Se é Bom ou Ruim?Bem o Tempo Vai Dizer.As Alianças São Normais,Aqui Santa Catarina Este Governador Só Faltou Vender a Álma Ao Diabo,Para Conseguir Esta TaL”Aliança”(Poder)Ele Vendeu Até os Dedos(Estado)Agora Estamos Emperrado.Este Mesmo”DEM”Fica Sempre Na Moita,Fama”Zeca Pimenteira”Seu Ouro(Apoio)Não Serve Nem Pra Fazer Plaque!

  • FALA SÉRIO diz: 23 de outubro de 2009

    O QUE MAIS DOE NESSA “RAÇA PODRE DE POLÍTICOS,É QUE “TODAS”AS DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADE,DESVIOS,ROUBOS,SE DÁ,NÃO PELO “SIMPLES”FATO QUE SÃO CRIMES PRATICADOS POR “ELEMENTOS PÚBLICOS”CONTRA O´ERÁRIO PÚBLICO,MAS SIMPLESMENTE COMO “FORMA”DE “ATACAR”A OPOSIÇÃO PARA “TENTAR”EMFRAQUECE-LA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES,

  • até quando meu deus!!! diz: 24 de outubro de 2009

    DUAS”IMORALIDADES”FENOMENAIS SE DESTACAM NESSE PAÍS,UMA”PARECE QUE JÁ ESTÁ COM SEUS DIAS CONTADOS,QUE É A”TERRÍVEL” PARADINHA NA COBRANÇA DE PENALTIS,AGORA PIOR QUE ESSA SOMENTE A”TÁTICA” VERGONHOSA,IMORAL,ILEGAL E INCONSTITUCIONAL QUE ESSES FALCATRUAS POLÍTICOS DERAM PRA ADOTAR PRA ESCAPAREM DA “PUNIÇÃO DE SEUS CRIMES”QUANDO NÃO CONSEGUEM MAIS ESCAPAREM DE UMA CPI QUE OS INVESTIGARÁ E OS PUNIRÁ POR SEUS CRIMES ,ELES RECEBEM O”DIREITO” DELES MESMOS NOMEAREM SEUS”COMPARSAS”PRA INTEGRAREM A CPI

  • Diogo Costa diz: 21 de outubro de 2009

    Deve ser feita imediatamente uma CPI para investigar a estrutura fundiária do Brasil, esta deve analisar e punir os grileiros fraudadores e usurpadores de terras públicas da União. Também deve investigar e punir os latifundiários monocultores de exportação, mamadores do erário público e caloteiros do “agronegócio”, estes caras devem mais de 130 bilhões de reais ao erário público! O que o MST supostamente recebe é troco perto do que os latifundiários recebem no Brasil desde 1500. Reforma Agrária!

  • Pedro de Quadros Du Bois diz: 24 de outubro de 2009

    O que impressiona, caro Colunista, é a parcialidade com que trata o assunto. E não é de hoje. Quanto a ser fácil, ou não, juntar assinaturas para a instalação da CPI, você podia ter “falado” de que elas, na verdade, atingem muito menos do que a metade do número de senadores e deputados. E quanto a tal e alegada violência: gostaria de saber a quantas anda o caso do assassinato do sem-terra em São Gabriel. E se o caso será discutido pelos onyx da vida nessa CPI. Pois é…

Envie seu Comentário