Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Merengue no bloco

30 de outubro de 2009 8

Klécio Santos
Que Hugo Chávez é pouco afeito a preceitos democráticos, não é novidade. A decisão de ontem sobre o ingresso da Venezuela no Mercosul, porém, foi tomada diante de um dilema. Até que ponto a exclusão do país não seria prejudicial, isolando ainda mais a Venezuela? A própria oposição chavista, que teve poderes usurpados, defendeu o ingresso no bloco como forma de conter o caudilho bolivariano. Pode ser ingenuidade, mas o certo é que a ofensiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aprovar a entrada da Venezuela deu resultado, apesar de resistências, inclusive na base do governo. Dois ex-presidentes e aliados de Lula, José Sarney e Fernando Collor, sempre se opuseram à inclusão do vizinho, mas não colocaram obstáculos à votação na Comissão de Relações Exteriores. À oposição, restou o discurso de que a participação da Venezuela abala a credibilidade do já combalido Mercosul. Essa retórica é muito mais uma tentativa de atingir Lula e associá-lo a Chávez do que convicção ideológica. Afinal, as exportações só crescem, o que atende aos interesses de empresas brasileiras.
O superávit comercial do Brasil em relação à Venezuela, calculado em US$ 4,6 bilhões, é 2,6 vezes maior do que o registrado com os EUA. Até mesmo o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, passou a enxergar a possibilidade de ampliação de negócios nesse jogo comercial, uma vez que a Venezuela é importador de alimentos. Dando como favas contadas a votação no Senado, Lula capitalizou a vitória in loco, jantando com Chávez em Caracas.

Postado por Sucursal Brasília

Comentários (8)

  • Diogo Costa diz: 30 de outubro de 2009

    É revoltante constatar a mediocridade congênita da oposição no Brasil. Ela simplesmente não existe mais, se deixou levar pelas maluquices ideológicas do PIG (Partido da Imprensa Golpista) e perdeu totalmente o rumo político. A oposição é um Zumbi errante abraçado com a Mídia Golpista e Apátrida. Não ganham uma pauta política! O ódio à Lula e ao PT, que essa gente tem, os cegou irreversivelmente. Pré-sal, Mercosul, Honduras retomando a democracia… Só dá Lula e a oposição vai apanhar em 2010.

  • Douglas diz: 30 de outubro de 2009

    Essa história de comparar Lula a Chavez é ridícula. Não se sustenta! O Lula que fala com Chavez é o mesmo que dialóga com Obama. Qualquer pessoa com o mínimo de bom senso sabe disso. O mundo sabe disso e não é a toa que Lula é considerado um modelo a ser seguido. Ocorre que a oposição não tem discurso. Estão em desespero! Não fosse a força enorme que recebe da parte mais conservadora da mídia, que infelizmente ainda pauta o resto da imprensa nacional, estariam perdidos.

  • João Batista Da Silva diz: 31 de outubro de 2009

    Somos Um País Grande Em Todos Os Sentidos Não Podemos Nos Dar Ao Luxo De Não Querer Ter Parceiros.Vamos Apostar,Mesmo Que o Minúano Aventa Os Taúras,Sons Relicho De Bagúais Fáiscas Ao Vento.o Brado Do Punho Farrapo..Contrário Agóra Só Nos reduz Ao Desalento.Peleando Em Vavor Do Progresso Marcando Fronteiras Com Lealdade.Livramos Os Traste Da Pampa..Cresceremos Juntos. Vamos Dar Um Grito Libertário Ao Ideal Boliváriano Da Venezuéla.Um Países Que Agóra vai conhecer,o Que é Uma democracia Plena!.

  • Adriano Schemoel diz: 31 de outubro de 2009

    Mas o que é esse Mercosul? Um nada somado a um zero, então tem nada demais colocar mais um loco nesse balaio de gato.

  • Marco diz: 1 de novembro de 2009

    Ola Diogo Costa de Caxias e Joao Batista de Ararangua! Olha fiquei numa saia justa para continuar a bater no Lula pois acabei fazendo um canal de comunicacao legal com voces. Mas continuo com minha crenca OK?! Sucesso a todos!

  • Ary diz: 31 de outubro de 2009

    Quem entende de democracia é o PIG e o Gilmar Dantas.

  • João Batista Da Silva diz: 1 de novembro de 2009

    Olá,Marco de Porto Alegre,particularmente eu gostei muito da sua grandeza em outro post.e da minha parte..se o Brasil esta bem é porque temos um grande presidente e um valoroso trabalho desenvolvido pelos Servidores Publicos do Brasil.a gente no geral sempre esuqueçe de valorizar esta classe tão digna.um abração a você,e te agradeço por me dar a honra de lêr o meu humilde blog.

  • Diogo Costa diz: 2 de novembro de 2009

    Olá Marco de POA! Fique a vontade para criticar o Lula ou qualquer outra pessoa ou partido político. As críticas são exatamente isso, críticas políticas. E toda a unanimidade é um sinal desalentador para o processo democrático… Nada deve ser pessoal, prossiga com seus comentários, eles enriquecem o debate. Um abraço!

Envie seu Comentário