Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

"Dizer que o Brasil vai parar se não tiver PAC 2 é terrorismo”

27 de março de 2010 2

ENTREVISTA | Gil Castelo Branco, Secretário-geral da ONG Contas Abertas

Especializada na fiscalização de finanças públicas, a ONG Contas Abertas faz varreduras periódicas nos balanços oficiais do PAC. Para o secretário-geral da entidade, Gil Castelo Branco, programas como o PAC abusam do marketing para encobrir falhas na execução e no repasse dos recursos.
Zero Hora – Programas como o PAC funcionam?
Gil Castelo Branco – É ótimo que se tenha um planejamento, mas ninguém está inventando a roda. Todos os governos costumam criar programas e batizá-los com nomes que causem impacto. O problema é que quase nunca o cronograma é cumprido.
ZH – O presidente Lula diz que não herdou programas de planejamento quando assumiu. O PAC ocupa essa lacuna?
Castelo Branco – Dizer que o Brasil vai parar se não tiver PAC 2 é terrorismo. Para isso, existe o Plano Plurianual, um conjunto de medidas para serem executadas de quatro em quatro anos.
ZH – O estudo da Contas Abertas mostra apenas 11,3 % das obras do PAC concluídas. A Casa Civil fala em 40%. Por que da discrepância?
Castelo Branco – A Casa Civil prefere fazer um balanço pelo volume de recursos aplicados. Isso permite ao governo calcular como uma ação concluída qualquer empréstimo feito junto à Caixa Econômica Federal para comprar ou reformar um apartamento, por exemplo.

Comentários (2)

  • Pedro de Quadros Du Bois diz: 27 de março de 2010

    Quem conhece de perto Gil Castello Branco sabe que ele é um profissional dedicado, defende com muita paixão o trabalho que realiza. Mas não me espantou em nada a reação dele durante a palestra. Ele é assim em tudo.Costuma se descontrolar facilmente. Não aceita ser contestado, fica acuado e parte para cima, especialmente quando está errado.

    Seria interessante, já que ele se acha tão bom no que faz, a equipe dele atualizar as palestras, os assuntos e a maneira de abordá-los. Ele fala sempre das mesmas coisas, com as mesmas expressões… Outra coisa, que tal abrir também as contas do Contas Abertas? Não está na hora? Quanto ganham os dirigentes, de onde vem a verba, como eles utilizam o dinheiro que recebem? É sem fins lucrativos mesmo? Já que eles prestam um serviço tão importante à sociedade (e é importante, ninguém duvida disto) porque será que não aplicam tanta transparência na própria ONG? Será que eles têm telhado de vidro?

    Contas Abertas do Contas Abertas! Nós queremos saber!

  • Angelus diz: 30 de março de 2010

    Parabens pela contestacao desta ONG desta obra ficticia e revestida de ma fe que e o tal PAC-2 ,que assim como o Pac 1, em comum so tem o nome ou seja,” Programa de Aceleracao da Corrupcao”, pois nao tem obra em lugar nenhum e tudo lorota e fruto de enganacao dos irmaos petralha e do Lula51 em cima do povao!

Envie seu Comentário