Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Cúpula nacional articula expulsão de Pinho Moreira

28 de junho de 2010 39

FABIANO COSTA

Desafiada pelo PMDB de Santa Catarina, que aprovou, na convenção de sábado, a aliança com a chapa de Raimundo Colombo (DEM), a executiva nacional costura, nos bastidores, represálias aos dissidentes catarinenses. Além de estar preparada para colocar em prática a ameaça de intervenção, a cúpula articula a expulsão de Eduardo Pinho Moreira do partido.
O dirigente catarinense é considerado, em Brasília, o pivô da crise entre os diretórios estadual e nacional, em razão de ter desistido da candidatura a governador. O movimento de Pinho Moreira, que havia vencido a prévia contra o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, abriu as portas para os aliados do ex-governador Luiz Henrique da Silveira buscarem a reedição da tríplice aliança.
O encaminhamento de Pinho Moreira para o conselho de ética do partido será discutido no próximo encontro da executiva, marcado para quarta-feira. Na mesma reunião, os caciques do PMDB devem decretar a destituição dos dirigentes locais e a anulação dos resultados da convenção.
Como os catarinenses devem questionar as medidas na Justiça, o grupo que comanda o PMDB quer, com a expulsão de Pinho Moreira, impedir que ele represente a legenda na chapa de Colombo.
– Acho deprimente essa truculência para um partido que primou pela democracia. Eles estão fazendo isso para defender interesses do PT, mas não há razão para sermos subservientes aos petistas – criticou Pinho Moreira ontem.
Vice da chapa da presidenciável Dilma Rousseff, Temer monitorou à distância os desdobramentos da convenção em Santa Catarina. Atualizado por aliados, o presidente da Câmara dos Deputados tentou minimizar a vitória de Luiz Henrique.
– O esvaziamento da convenção no momento em que os dirigentes do DEM chegaram ao evento e o desempenho de Edison Andrino e Paulo Afonso mostraram que a aliança não foi bem digerida pela base – comentou o presidente do PMDB.

Comentários (39)

  • G.Cesar Santos diz: 28 de junho de 2010

    A Legislação Eleitoral vigente no País; pela vontade dos Legisladores que a aprovaram; embutiu o desejo da hierarquia em suscetibilidade ao Diretório Nacional.
    Com esse desejo; a Lei foi aprovada e sancionada e remete as questões internas dos Partidos aos seus Estatutos.
    A Convenção Nacional é Soberana e decidiu; Ata da Convenção está posta; por União Nacional do PMDB; com Temer de Vice de Dilma – PT.
    Suscetibiliza assim as decisões “inferiores”; ou hierarquicamente; por parte dos Diretórios Estaduais à o Nacional.
    Não atender a decisão superior da Instância Nacional; é anomalia legal.
    Não cabe na cabeça dos eleitores de SC; essa desavença; que desautoriza a Convenção Nacional.
    Djandir Dalpasqualli; é pessoa do PMDB SC; pela sua própria histórica & memória.
    Foi o primeiro prefeito eleito do MDB; após revolução; por Campos Novos; deputado estadual e Presidente do MDB – SC; Ministro da Agricultura.
    Tem sensiblidade para recolocar o PMDB de Santa Catarina; na vertente da sua memorável e respeitada história.

  • Paulinho do Bé diz: 28 de junho de 2010

    Agora a COBRA vai FUMÁ!

    Destituição dos dirigentes locais e a anulação dos resultados da convenção, JÁ.

    O que?

  • Jair Pereira diz: 28 de junho de 2010

    TALVEZ PARTE DO PMDB DE SC, DEVA MOSTRAR A DIGNIDADE DO HOMEM DO SUL DO BRASIL, TOMANDO UMA POSTURA DE NÃO CEDER AO COMANDO NACIONAL. ISTO NÃO É DEMOCRACIA. SR. PINHO MOREIRA PARABÉNS PELA SUA POSTURA E DE SEUS SEGUIDORES. O GOVERNO DO ESTADO DEVERÁ ESTAR EM BOAS MÃOS: COLOMBO + PINHO = DIGNIDADE. O POVO DE SC IRÁ APOIA-LOS COM CERTEZA.

  • juciany laus diz: 28 de junho de 2010

    O sr Michel temer mostra mais uma vez total despreparo e total desconhecimento sobre o pmdb catarinense , “desempenho de Edison Andrino e Paulo Afonso mostraram que a aliança não foi bem digerida pela base “– comentou o presidente do PMDB. o que podemos falar entao do desempenho do ex governador Eduardo Moreira ? que obteve uma vitoria esmagadora na convencao mostrando o sentimento e a vontade da militancia Pmdbista de Santa Catarina , o Sr michel temer deveria era mudar de partido ou ate mesmo preocupar se com sua base eleitoral onde ele deixa muito a desejar , outra pergunta no ar , pq o Sr Michel Temer nao usou todo esse “poder” que acha que tem para viabilizar a alianca PMDB/PT aqui em Santa Catarina qdo o proprio PMDB de SC sinalizou com esta possibilidade ? e agora quer cancelar ato que foi legalmente e democraticamente escolhido pela militancia do PMDB de Santa Catarina . Mofas com a pomba na balaia!!!!!!!!!!!!!!!

  • JACKSONELKLM@BOL.COM.BR diz: 28 de junho de 2010

    COM ESSA ALIANÇA ME SENTI TRAIDO, TENHO 22 DE FILIAÇÃO NO PMDB, ESSA VAI SER A PRIMEIRA VEZ QUE VOU VOTAR CONTRA O PARTIDO ESTOU SÉRIAMENTE PENSSANDO EM ME DESFILIAR, LUIZ HENRIQUE E PINHO MOREIRA DERAM UM TIRO NO PRÓPIO PÉ ISSO FICOU BEM CLARO NA CONEVENÇÃO.

  • Rodrigo diz: 28 de junho de 2010

    É lamentável a situação que chegou esta discussão, para quem pertence ao PMDB e para os que apreciam e acompanham o partido é uma vergonha, é caso para nunca mais confiar no diretório PMDB de SC, e caso também para os eleitores não escolher nenhum deputado deste partido que parece vendido, e só quer se dar bem com a aliança, parece que todos não querem deixar de mamar, com a aliança fica evidente que todos terão uma tetinha independente do partido, todos se sairão bem. Tolos são eles que acham que o candidato do DEM ou do PMDB, ou da aliança irão ganhar alguma coisa, o PMDB já ficou 8 anos no governo, e não voltará tão cedo desta forma, nem com aliança.

    Abraço à todos, e fiquem de olho aberto.

  • mario diz: 28 de junho de 2010

    Quem realmente se valoriza como politico não aceita uma imposição anti-democrática como essa em que a direção nacional do PMDB está tentando impor. Nada melhor que a imediata saída de todos os “bons” do partido.

  • João Carlos diz: 28 de junho de 2010

    Temer, tua hora vai chegar, vc.vai receber o troco do eleitor de SC, no dia 03 de Outubro, infelizmente a Dilma vai pagar pelo teu ato. Paciência!!!!!

  • Renato diz: 28 de junho de 2010

    Vejo alguns comentários aqui que demonstram total conhecimento de fato e de Direito. Se é justo ou não a intervenção do PMDB nacional, se a história do PMDB estadual não fecha com o PT , isto não interessa o que realmente importa é que a competência para determinar as alianças é do diretório nacional, isto esta regimentado, é lei e tem efeito de tal, pois bem se a a democracia também é o exercicio do estado de direito, é a também a obrigação de seguir as normas legais para evitar o estado de barbária, porque tem gente exbravejando que é um ato anti democrático? Pessoalmente não sou afiliado ao PMDB e sim a outro partido, não gostaria que estivesse acontecendo isto com meu partido mas se a regra é esta deverá ser seguida sim, democracia caros amigos é também seguir leis que nos contrariam, ou todas as leis e normas vigentes lhe satisfazem? Se a regra não agrada aos membros do PMDB estadual busquem nas urnas novos mebros do congresso nacional e modifiquem pós 2011 a legislação e não venham durante o pleito atual querer adaptá-las a bel prazer para satisfazer as alianças e conchavos oportunos. Isto não vai acabar bem nem para o PMDB, nem para o DEM e muito menos para o PSDB. Desta lacuna aberta por uma coligação já fracassada só restará bons frutos para o PT e para o PP estaduais. Lembrem que a vitória não está na competencia do vencedor e sim na imcopetência do derrotado.

  • Valcir Ferreira Pereira diz: 28 de junho de 2010

    Parabéns aos homens de bem como MOREIRA E LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA. Não tem mesmo que ficar há fazer o que Temer quer, ele vai perder as eleições junto com, Dilma e SC está no certa para a descentraliação se concretizar precisamos da tríplice aliança e o DEM foi fiel ao PMDB, agora é a vez deles serem para o PMDB parceiros como Luíz Henrique foi a eles. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • G.Cesar Santos diz: 28 de junho de 2010

    Quem coloca Temer como temeridade no PMDB; não respeita os Estatutos do MDB/PMDB.
    Um nome em SC; poderia ser a Grande Lente; para que nesse momento o PMDB – SC; possa viver a paz e a consagração popular de sempre. Só quem não conhece e não vivenciou a História & Memória do Partido em SC; pode colocar impressões pessoais contra Temer.
    É o grande timoneiro do PMDB; tem paciência e conhece gente como a gente e sabe lidar sem rancor e com maestria nesses momentos de dilúvio regionalizado no PMDB SC.
    Vi nascer esta Legenda em SC; MDB e PMDB. Quando ninguém tinha coragem; muito pouco de nós colocou-se na vanguarda e defendendo na rigidez do regime militar em SC; com grandes nomes de todos os pontos Cardiais de SC.
    Norte a Sul e Leste a Oeste.
    Djandir é um nome que merece pela dignidade; pela lealdade e pela grandeza pessoal de sempre ter sido correto com os companheiros; sempre desde que iniciou lá por Campos Novos no Oeste Catarinense; como o primeiro prefeito eleito pelo MDB.
    Esse nome passa por qualquer filtragem dentro e fora do PMDB.
    Esse é o nome que poderá trazer de volta a Paz e a Reconciliação ao PMDB de Santa Catarina.
    Numa posição firme e honradez partidariamente.
    Esse é o Nome Djandir Dalpasqualli.
    Ele merece essa Homenagem pela sua coerência.
    Temer com a sua visão holística; poderia resolver a questão PMDB – SC; com Djandir Dalpasqualli; duvido quem se colocaria contrário por ideologia e ética política.

  • JUNIOR diz: 28 de junho de 2010

    Há muito tempo o PMDB vem sendo uma legenda sem identidade ideológica. As alianças anteriores do governador LHS tem demonstrado que o partido na verdade sempre foi uma mescla de vários partidos politicos de ultra direita com raras exceções como os correligionários de Edson Andrino e Paulo Afonso quais sempre foram perseguidos pelo sistema remanescente da ditadura. Agora vão pagar o preço por terem vendido a alma a social democracia com uma justa intervenção da nacional, algo que ja deviam ter feito à algumas eleições atrás em que LHS acendia uma vela pra Deus e outra para o Diabo.

  • Carlos diz: 28 de junho de 2010

    Sou a favor da tríplice aliança e Raimundo Colombo é o melhor para Santa Catarina. O único problema é o Pinho sujar a chapa. Os Democratas que estão defendendo ele precisam rever alguns fatos. Primeiro olha no olho de todos e diz que não abria mão nunca da cabeça de chapa. Depois aceita o acordo com o PT em Brasília, aí depois acerta com o PSDB e em seguida abre mão para o Colombo. Tem que cuidar que daqui a pouco ele deixa o Colombo sozinho na estrada! Quem cria cobra em casa acaba morrendo picado mesmo.

  • euclides diz: 28 de junho de 2010

    Afinal de contas estamos numa democracia ounão? Se estamos mandem
    a executiva nacional continuar lambendo as bota s do PT e mostrem o valor dos
    politicos do sul não se submetendo a vontade dos outros.PARABENS SR PINHO MOREIRA
    E MINHA DECPEÇÃO PELO POLITICO QUE VOTEI EM OUTRAS OPORTUNUDADES FUI ENGANDO PELO SR EDISON ANDRINO, POR FAVOR NÃO DIGAS A NINGUEN QUE ÉS FILHO DE FPOLIS.

  • Alexandre diz: 28 de junho de 2010

    PMDB de SC se vendeu aos tucanos e ao DEM. E todo cara que se vende, um dia tem que pagar.

  • aurelio pereira diz: 28 de junho de 2010

    Eleitores e cidadãos do sul do Estado me perdoem, mais que o Moreira foi rasteiro, ah! isso eu não tenho dúvida! Ele com esta atitude perderá toda confiança dos filiados do PMDB, que imploram pela sua desfiliação, como ele mesmo falou, voltará prá sua família, que vá logo, antes que o mandem! Não merecemos tamanha traição, vá curtir sua polpuda aposentadoria como governador e cuidar de seu netinho, recém nascido! Agora, tanto lá em Brasília, com o Temer, como aqui em Santa Catarina são todos farinha do mesmo saco! Nenhum dos dois representam coisa nenhuma, à não ser seus interesses pessoais, portanto, FORA MOREIRA, TEMER e Cia.!

  • denis de o rodrigues diz: 28 de junho de 2010

    o pmdb devia ser democratico naõ ditador fes istoria como democratico ogora passa a ser ditador com tendecias cumunistas igual a o lula e o pt

  • CHRISTIANO PMDBISTA ENVERGONHADO diz: 28 de junho de 2010

    NAO PARA NAO PARA NAO A VERGONHA NAO PARA , ESSE TAL DE PINHO MOREIRA TEM QUE SER EXPULSO MESMO NAO TEM CREDIBILIDADE NENHUMA, SAI POR AI FAZENDO REUNIAO PARA DEPOIS ENVERGONHAR O PMDB DE SANTA CATARINA, VERGONHA FALOU QUE SERIA CANDIDATO A GOVERNADOR E QUE O PMDB NUNCA IA FICAR SEM CANDIDATURA A GOVERNO , DEPOIS FAZER ESTE FIASCO , E FAZER AS VONTADES DESTES TAL DE PFL SITO OS BORNAUSENS, VERGONHA PINHO EU CONFIAVA EM VOCE O PMDB CONFIAVE NA SUA PESSOA ERA NOSSO LIDER, MAS AGOORA ATENDE AOS ANSEIOS DE LHS E BORNAUSEM , PINHO QUE É ISTO POR QUE ISSO , VOCE QUER AGRADAR A QUEM O PMDB DE SC NAO VAI VOTAR PARA VOCE SER VICE QUE NAO MANA EM NINGUEM , VOCE E MAIS ESTA DUZIA DE FRACOS PMDBS VAO PAGAR CARO COM ESTA ATITUDE. VERGONHA ESTAO QUERENDO DESTRUIR NOSSO PARTIDO E DANDO PALANQUE AO FALECIDO PFL. VERGGGGGGGGGGGGONNNNNNNNNNNHHHHHHHHHHHHHHHAAAAAA.

  • XYZ diz: 28 de junho de 2010

    PMDB de SC?
    Isso existe?
    Desde que essa tal aliança foi imposta esse partido está SEPULTADO no estado.
    É muito triste acompanhar isso.
    Tanto que estão brigando para poder ser VICE, VICE, VICE…
    ISSO É UMA GRANDE VERGONHA…
    Não é apenas esse LACAOI que deve ser expulso para ressuscitar o partido.
    Se queriam ser LACAIOS, por que não deixaram pra ser no segundo turno?
    Seria menos vergonhoso, um pouco menos, pelo menos.

  • Miguel Kondrat diz: 28 de junho de 2010

    falar em PMDB/SC vendido? O que faz o PMDB nacional sempre? Se vende para ficar no poder, nunca vai de chapa pura para presidencia, pois não quer correr o risco de ficar de fora da mamata. Que vergonha!

  • Julio Santos diz: 28 de junho de 2010

    Não sei o porque desse barulho todo, a Angela vai ganhar essa eleição com um pé nas costas, afinal não vai disputar com ninguém, estão todos brigando entre si hehehehe

  • Jackson diz: 28 de junho de 2010

    Isso vem mostrar que não existe mais ideologia partidária, são apenas jogos de interesses para se manter no poder. Se o Sr Dr Pinho Moreira tivesse se destacado no governo teria cacife para concorrer para Governador. Quanto a aprovação de alianças, não vou entranhar se o PMDB se coligar ao PP, afinal Negócios são Negócios.

  • Sandro diz: 28 de junho de 2010

    Que saudade do meu MDB onde esquerda era esquerda e direita era direita. Sinceramente… Se juntar com Demo que a metade não ajudou a eleger LHS na última eleição… Um partido desse porte não pode viver de migalhas de cargos… Tem que governar absoluto e fiel a seus princípios. Sinceramente acho que meus 30 anos de filiação tem que ser revistos. E urgentemente os princípios do partido.
    Lamentável…

  • Eduardo Segundo diz: 28 de junho de 2010

    O PMDB nos últimos anos vem se descaracterizando e cada vez mais fica com a cara do desaparecido PFL, atualmente um zumbi com o nome de DEM. O PMDB, como o maior partido do Brasil não precisa de alianças e conchavos com nenhum partido, e para isso é necessário que as bases mudem todas as direções, a nacional e as estaduais! Por um novo PMDB

  • Daniel Goulart diz: 28 de junho de 2010

    Parabéns a estes homens que não se rendem ao cabresto imposto por Brasília. Fica evidente que o PT faz questão que não aconteça a Tríplice Alianá em SC. Força Raimundo Colombo e Pinho Moreira !!!

  • Mauro diz: 28 de junho de 2010

    Estão tentando colocar cabresto na parte errada do Brasil!

  • Mauro diz: 28 de junho de 2010

    Cadê a Ideli?

  • Antonio Lima da Silva diz: 28 de junho de 2010

    Pergunto. Porque tudo que acontece aos partidos é culpa do PT? O PMDB catarinense chegou ao ponto que chgou por culpa de meia dúzia que se acha dono do partido. Que pensa que eles que fundaram e podem fazer o que querem. Dizer que tudo o que acontece ao PMDB catarinense é culpa do PT é uma falta de discurso e conhecimento. No plano nacional é PMDB e PT, ou seja, Dilma – Presidente e Temer – Vice Presidente. Me parece que em SC é mais questões pessoais que políticas. Que resolvam de vez essa situação e parem de achar que o PT é culpado. Já sei. Acontece que o PT cresceu e será o próximo Governador do estado, pois Dilma será presidente e Temer vice já no primeiro turno.

  • Cordeiro diz: 28 de junho de 2010

    Que viva a democracia e não a imposição….O Pinho Moreira e a Angela cansaram de conversar com o PT Catarinense porém a sede de poder e a inesperiência da Ideli vai deixa-la fora do governo estadual e a Dilma que poderia ganhar folgada em SC agora é dúvida…O PT de SC tem muito a aprender ainda.

  • Cordeiro diz: 29 de junho de 2010

    Se o PT teve que ceder em MG e MA é problema deles por lá…..Aqui em SC é outra estória…esse negócio de quererem apostar no caos desagrada inclusive os PMDbistas pró-Dilma…Pois o Brasil que devemos construir é o País da tolerância racial,política,etc.
    Essa ideologia burra de esquerda impositiva que o PT de SC quer pregar não é bom para nosso estado,bem como aqueles da extrema direita.
    Os catarinenses saberão escolher com sabedoria seus representantes. A tríplice aliança é um bom exemplo de amadurecimento da democracia em SC.

  • feijão preto diz: 29 de junho de 2010

    vamos para casa fazer uma feiojada

  • haroldo dias cabral diz: 29 de junho de 2010

    O PMDB lambeu as botas do PSDB nesses 08 anos de governo do Luiz Henrique. Entregamos a prefeitura de Joinville para o PSDB e o que obtivemos de vantagem com isso? Vamos entrar nessa roubada só para eleger o LHS senador que provavelmente ficará 08 anos brigando contra um provavel governo do PT e mais uma vez perdendo dinheiro em favor de outros estados. Estamos quase empatados com estados do nordeste em saneamento e infra estrutura, mais 08 anos e estaremos andando de carro de bois pelas “estradas” Catarinenses. O Pinho Moreira fez questão de ser indicado pelo partido, disputando com o Dário prá depois com se dono fosse entregar de bandeja pro DEM(PFL)(ARENA). Isso é democracia?Isso na minha terra se chama entreguismo por interesse. Obrigado haroldo.

  • santos silva diz: 29 de junho de 2010

    euclides e com o seu nome chamando atenção de todos que que criticam a possibilidade de intervenção no “pmdb” Catrinense…por favor, antes de falar ou escrever tantas baboseira, conheçam as NORMAS e REGULAMRNTO inerente ao diretório Nacional, avaliem e depois emitam seus “sabios” pareceres…

  • LUIZ PAULO diz: 29 de junho de 2010

    NO EVANGELHO DE SAO MATHEUS, JESUS DIZ QUE. NAO SE PODE SERVIR A DOIS SENHORES . A DEUS E AO DINHEIRO , POIS AGRADARA UM E ODIARA OUTRO. E O QUE FEZ .O LHS SERVINDO AO(DINHEIRO ,PODER E MORDOMIAS) E DEIXOU DE LADO O ESPIRITO PUBLICO, O SERVIÇO AO PROXIMO O QUE TODO ,GOVERNANTE DEVE EXERCE. ELE SO PENSA NO SEU MANDATO DE SENADOR .TOMARA QUE SE ELEITO LA O LHS FAÇA ALGUMA COISA.POR SANTA CATARINA PORQUE COMO GOVERNADOR FEZ MUITO POUCO E O,QUE FEZ. FOI GRAÇAS AO QUE O AMIN ,DEIXOU PARA ELE SEMEADO . SANTA CATARINA,PRECISA MUDAR .

  • Adenilson Peixer diz: 29 de junho de 2010

    Estou com eles e não abro mão da tríplice aliança no Estado de SC, se o Diretório Nacional do PMDB, quer uma aliança dom Dilma, porque em SC não podemos nos aliar ao DEM com Raimundo?

  • eduardo cavalet diz: 29 de junho de 2010

    LHS = FHC = PSDB = DEM = PFL = PDS = ARENA = DITADURA MILITAR =…a História se repete, muito mais rapidamente do que parece.
    Se meu velho pai, guerreiro, fundador do glorioso MDB, estivesse vivo ainda, estaria envergonhado dos que se apossaram da sigla que abrigou tantos guerreiros que sacrificaram até suas vidas na construção do sonho de liberdade e democracia.

  • gilmar diz: 29 de junho de 2010

    esta e a tripliçe vergonha angela vai ganhar

  • haroldo dias cabral diz: 30 de junho de 2010

    Infelizmente na hora de votar o brasileiro não faz uma avaliação sobre o carater, a hombridade e a honradez dos candidatos. Uma pessoa que passa quase um mês afirmando que será candidato, que concorreu, ganhou e foi indicado pelo partido para ser candidato ao governo do estado.Vai a Brasília conversa com os caciques do PMDB e do PT, volta dizendo-se mais candidatos do que nunca, e sem mais nem menos entrega o posto para um partido que históricamente combateu na ditadura (arena)X MDB esse tipo de pessoa não leva meu voto, pela rpimeira vez desde a abertura politica votarei num outro partido, essa chapa com Pinho Moreira e LHS não leva o meu voto.Vou procurar um partido que represente meus ideais no particular e no profissional, como diria Fasuto Silva.Obrigado haroldo

  • João Raymundo Bridon da Silva diz: 30 de junho de 2010

    Não confio mais no PMDB, nem PSDB e muito menos no DEM. Penso em votar na esposa do Amim ou na candidata do PT. Pinho Moreira e Luiz Hemrique, infelizmente não merecem mais o crédito político. Conheço muita (e bota muito nisso) que pensa como nós.

Envie seu Comentário