Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Lula se emociona

30 de julho de 2010 6

da Zero Hora

Passava das 21h30min quando o presidente Lula – após duas horas de atraso no Gigantinho, em Porto Alegre – agarrou-se ao microfone para chorar.
Emocionou-se ao comentar a reta final de seu governo, disse entender mais de capitalismo do que “a elite brasileira” e avaliou que, agora, o PT gaúcho superou a “falta de humildade”.
Foi o primeiro grande evento no Estado impulsionado por Tarso Genro e Dilma Rousseff, os candidatos do PT ao Piratini e à Presidência. Mas a estrela foi – e continuará sendo, até o final da campanha – o cabo eleitoral que ontem suava num terno preto, discursando aos gritos para milhares de militantes. Mais de trezentos ônibus partiram do Interior especialmente para vê-lo.
– Sempre entendi que o PT começou a perder quando se dotou de auto-suficiência e falta de humildade. Tarso, companheiro, você construiu a aliança que vai levá-lo ao Piratini – disse Lula, lembrando que o isolamento político custou caro aos petistas no Rio Grande do Sul.
O presidente elogiou o trabalho de Tarso nos ministérios da Educação e da Justiça, depois caiu no choro ao dizer que faltavam cinco meses e dois dias para entregar o cargo. Dilma seria sua sucessora, dizia ele.
– Governar é uma coisa muito difícil. Durante a campanha, a gente diz “eu acredito, eu penso, eu acho”. Quando você assume, não acredita, não pensa, não acha nada. Você faz ou não faz.
E emendou recados à elite brasileira, dizendo que foi preciso “um metalúrgico socialista” assumir o poder para mostrar “o que é o capitalismo”. Os adversários, disse Lula, terão de aguentá-lo na TV, pedindo votos para Dilma e Tarso.
Em seu discurso, Tarso elogiou a habilidade política de Lula e deu a ele os méritos pela construção de sua aliança:
– Isso significa, presidente, que seu exemplo de tolerância, sua maestria política, sua capacidade de costurar uma unidade popular superior chegou aqui no Rio Grande do Sul.
Dilma alfinetou oponentes que “governam para apenas um terço da população” e afirmou que vai “honrar as mulheres” no poder:
– Eu era uma jovem saída da prisão havia poucos dias quando vim para cá. O Rio Grande me ensinou a lutar também sem ter um minuto de dúvida.
Hoje pela manhã, Lula segue para Santana do Livramento, onde, na Fronteira, se reunirá com o presidente do Uruguai, José Mujica.

Comentários (6)

  • FILIPI BARBOSA diz: 30 de julho de 2010

    MUITO OBRIGADO LULA
    o MELHOR PRESIDENTE DA HISTORIA DO BRASIL !

  • Angela de Abreu Rodrogues diz: 1 de agosto de 2010

    Com certeza, o que mais me emociona na história do presidente é o fato de ele ter superado uma infância pobre, mas digna, ter sido alçado ao posto de maior líder dos trabalhadores do Brasil, sem ter algo que, para muitos, é fundamental para quem quer atingir o posto: INSTRUÇÃO ou CURSO SUPERIOR.
    Quantos antes dele, estudados, bem articulados, enfim, bem ou mal intencionados foram bons presidentes?
    Quantos conseguiram se comunicar com o povo, fazê-los acreditar em um futuro melhor, arrancando-lhe lágrimas dos olhos, por se indentificarem com a sua trajetória, sua luta, suas vitórias profissionais e pessoais?
    Quando a população brasileira esteve tão retratada, tão bem representada em alguém vindo do interior de Pernambuco, num pau-de-arara, algo que não combinava com o retrato ou com a passado de um líder, um sindicalista renomado, que organizava trabalhadores e greves e parava fábricas em Sâo Paulo há mais de trinta anos atrás?
    Muitos tiveram medo dele, pois o empresariado ameaçava abandonar o país, levando consigo milhões de postos de trabalho caso ele foi alçado á condição de presidente. Depois de três tentativas infrutíferas, cansados de doutores perfumados, inteligentes e letrados, “A ESPERANÇA VENCEU O MEDO”.
    Arrumou a casa nos quatros primeiros anos, aproveitando os alicerces deixados pela chamada estabilidade do Plano Real e devolveu ao país o chamado crescimento, com geração de milhões de empregos, melhoria em infraestrutura, com o plano de construção de moradias, milhares de vagas para universitários, através de programas de bolsas de estudos, além do PRÓ-UNI e construção de campi universitários e escolas técnicas. Não vou falar a respeito de outras coisas, pois escreveria um livro.
    Bem, a eleição de Dilma, sua todo-poderosa ministra, que diversas vezes foi ofendida pelo seu passado como guerrilheira, pelo seu perfil forte, mas também pelo fato de ser mulher, é o curso natural de tudo. Dar contunuidade a um bom trabalho por mais quatro anos, é algo que muitos brasileiros farão, pois confiam na palavra dele e acreditam que DILMA será eleita para dar continuidade a esse trabalho. Muito foi conquistado, mas há muito o que se fazer.
    As lágrimas dele são, creio eu, de agradecimento por ter chegado a ser presidente de um país continental, lindo, exuberante, mas onde ainda imperam a má distribuição de renda, a corrupção, a violência e a falta de respeito em muitas áreas. Acredito que DILMA será a que dará proseguimento a todo o trabalho dele. As mulheres, a despeito de tudo o que se diz a respeito delas, têm de matar um leão por dia. No caso dela, são milhares de leões, pois esta será a primeira eleição que disputará e sem dúvida a mais importante, pois será para substituir um líder mundialmente conhecido e respeitado por todo o mundo.
    “Ele é o CARA”, como diz outro ícone, um rapaz bonito, digno representante da raça negra de nome muculmano que governa a maior potência mundial. Se Barack Obama falou, quem sou eu para dizer o contrário?
    Bom dia a todos. CARPE DIEM.

  • ATÉ QUANDO MEU DEUS!!!! diz: 1 de agosto de 2010

    É ,A ESPERANÇA VENCEU O MEDO,E O MEDO DE QUE UM DIA ISSO ACABASSE SÓ SERVIU PRA ELE GOVERNAR PROS BANQUEIROS QUE PASSARAM DUAS GESTÕES “BATENDO RECORDES DE LUCROS MENSAIS EM CIMA DE UM POVO COMPLETAMENTE DESESPERANÇADO E ENDIVIDADO POR UM PLANO DE GOVERNO MACABRO ONDE ARROCHOU TODOS OS SALÁRIO,ACABOU COM A CLASSE MÉDIA,DO QUAL COM A PERDA DO PODER AQUISITIVO SE “OBRIGOU “A SE ATOLAR MAIS EM DÍVIDAS BANCÁRIAS PARA “TENTAREM MANTER SEU PODE AQUISITVO,AGORA OS BANQUEIROS SAÍRAM “MUNDÃO Á FORA”A APLICAREM SEUS LUCROS ,ATÉ O BANCO DO BRASIL FOI “AUTORIZADO ” A APLICAR “FORA DO BRASIL”,O QUE LUCROU EM CIMA DO POVO BRASILEIRO,AGORA VOLTARAM COM AS MÃOS VAZIAS E “SEDENTOS POR MAIS AUMENTANDO “NOVAMENTE OS JUROS”COM A DESCULPADA ESFARRAPADA QUE É PRA CONTROLAR A INFLAÇÃO….

  • Angela de Abreu Rodrigues diz: 2 de agosto de 2010

    Para esclarecer, a taxa de juros no governo de FHC era de 25% ao mês, o Risco Brasil impedia investimentos externos e o endividamento ocorre , pela facilidade de consumidores adquirirem cartões de créditos e empréstimos consignados. O governo não obriga ninguém a gastar. Que bom que muitos compraram carros, casa própria, eletros e outros e fizeram girar a roda da economia, gerando emprego para milhões de brasileiros. Isso não pode ser ruim, não é mesmo? Boa tarde.

  • ATÉ QUANDO MEU DEUS!!!! diz: 9 de agosto de 2010

    AH,FALA SÉRIO ANGELA ABREU,QUANTO DELES SACRIFICARAM O POVO COMO ESTE PRA GARANTIR DOIS MANDATOS DE RECORDES DE LUCROS MENSAIS DOS BANQUEIROS?QUANTOS ANTES DESSE TIVERAM UM FILHO QUE ENRIQUECEU “METEÓRICAMENTE “COMO ESSE ??QUANTOS ANTES “DESSE “PREFERIRAM “SACRIFICAR O POVO EM PLENA CRISE GLOBAL SÓ PRA GARANTIR QUE OS BANQUEIROS NÃO PAGASSEM A CONTA POR SEUS PRÓPRIOS ERROS?QUE EU CONHEÇA ,NENHUM ,PELO MENOS COMO ESSE,ESTAMOS PAGANDO A CONTA DESDE O INÍCIO,E NÃO CONSEGUIMOS VER A “LUZ “NO FIM DO TÚNEL AINDA,A INFLAÇÃO EXISTE E CONTINUA A CORROER O BOLSO DO POVO,MAS ELES PREFEREM “FINANCIAR “INSTITUTOS DE PESQUISA PRA QUE ESSES NÃO REVELEM A “VERDADEIRA INFLAÇÃO” ,MAS NÃO ADIANTA “ESCONDER”ALGO “QUE ESTÁ PRESENTE TODOS OS DIAS CORROENDO O BOLSO DE TODOS,TEMOS UM PAÍS COM GENTE “AINDA “MORRENDO DE FOME E SEDE,TEMOS UM PAÍS COM HOSPITAIS LOTADOS E GENTE MORRENDO NAS FILAS DE PRONTO SOCORRO POR FALTA DE ATENDIMENTO,POR FALTA DE LEITOS,POR FALTA DE MEDICAMENTOS,TEMOS UM SALÁRIO MÍNIMO MISERÁVEL QUE NÃO DÁ NEM SUSTENTAR UM CASAL ,QUANTO MAIS COM FILHOS,O ARROCHO SALARIAL PARA QUEM RECEBE MAIS QUE UM MÍNIMO AINDA CONTINUA PARA O DELÍRIO DOS BANQUEIROS QUE NÃO PARAM DE BATER RECORDES DE LUCROS MENSAIS,E TODOS ELES JÁ SAÍRAM MUNDÃO Á FORA A APLICAREM OS LUCROS QUE TIVERAM EM CIMA DO POVO,ATÉ O BANCO DO BRASIL FOI “AUTORIZADO” A APLICAR “FORA DO PAÍS”,E AGORA VOLTARAM TODOS COM AS MÃOS VAZIAS “SEDENTOS”POR MAIS E AUMENTANDO OS JUROS COM A DESCULPA ESFARRAPADA QUE É PRA CONTROLAR A INFLAÇÃO,

  • ATÉ QUANDO MEU DEUS!!!! diz: 9 de agosto de 2010

    angela,como o governo não obriga nimguém a gastar?no momento em que ele arrocha os salários de todos,ele simplesmente está tirando o poder aquisitivo que é usado pra alguém “viver”e quando isso acontece ,é “lógico”que este “alguém “se obriga a “procurar “meios”de pelo ao menos a continuar a arcar com seus compromissos financeiros,e desse modo ele é “obrigado”(ou coagido?)a usar outros meios ,é aí que entra essa “mutreta “desse plano de governo macabro”onde arrochando alguém,e ao mesmo tempo “oferecendo”créditos fáceis bancários(com juros pra lá de absurdos)com certeza que todos se “obrigaram”a usar ,por mais prejuízos que irão ter,não tem outra saída,e e está aí ele na maior cara de paú declarando que “os bancos sim,tem que lucrar”como se todos fossem criminosos e devessem pagar por isso,estão aí eles aplicando tudo que lucraram e “continuam lucrando em cima de um povo completamente endividado”fora do brasil,até o banco do brasil foi”autorizado”(por ele,lógico)a aplicar o que lucrou em cima do povo brasileiro “lá fora”,e o que mo povo ganha?só dívidas e mais dívidas…..”fora,lula traidor da pátria…………

Envie seu Comentário