Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Serra vence prévia e será candidato

26 de março de 2012 0

Como esperado, a vitória de José Serra (PSDB) na prévia para definir o candidato tucano à prefeitura de São Paulo veio. Mas o resultado não foi tão folgado quanto se imaginava: Serra teve 52,1% dos votos, o secretário José Aníbal 31,2% e o deputado Ricardo Tripoli, 16,7%.

Escrutinadas as urnas, os votos de 6.229 filiados paulistanos expuseram um partido dividido. A votação de Serra, que já foi prefeito e candidato a presidente da República pelo PSDB duas vezes, frustrou os coordenadores da sua campanha, que esperavam, no pior dos cenários, 55% dos votos. O tucano obteve 3.176 votos, uma diferença de apenas 256 dos outros dois adversários somados.

Havia algumas semanas, a articulação feita pelos serristas com o apoio do governo do Estado – secretários do governador Geraldo Alckmin estavam envolvidos diretamente na disputa pró Serra – almejava chegar a 80% dos votos. Nas últimas semanas, no entanto, diante da força de Aníbal na zona sul, o percentual começou a ser revisto para cerca de 65%. Enquanto aliados de Aníbal e Tripoli apontavam um partido dividido, os serristas justificavam a votação alegando que as pessoas que votam em Serra não teriam comparecido às urnas por terem a certeza de que o ex-governador seria vencedor.

– Poderia ter sido melhor – admitiu um dos coordenadores da campanha.

Serra disputará a prefeitura pela quarta vez. Foi candidato em 1988, 1996 e 2004.

Envie seu Comentário