Entrevista: Mauro Hauschild – presidente do INSS
Por Carolina Bahia
O presidente do INSS, Mauro Hauschild, promete solucionar a crise em 90 dias. Gaúcho de Bom Retiro do Sul, ele admite a escassez de pessoal, mas reclama da baixa produtividade dos peritos:
Zero Hora – Falta pessoal ou produtividade na perícia médica no Estado?
Mauro Hauschild – As duas coisas. Temos de ampliar o número de peritos. Acabamos de nomear 250, vamos nomear mais 125 até outubro. Precisamos realizar mais perícias com a força de trabalho disponível. Que pelo menos 70% dos peritos façam entre 15 e 20 perícias todos os dias. Isso significa uma perícia a cada 20 minutos.
ZH – Qual é a média hoje?
Hauschild – Em números nacionais, temos uma média de 11, 12 perícias por perito, contando os que não estão em atividade. Mas podemos chegar a 15 e até a 18.
ZH – A média do Rio Grande do Sul é mais baixa?
Hauschild – Há peritos que entregam sete, oito perícias por dia em Porto Alegre. Se fizermos um comparativo com consultório, nos parece desproporcional um médico não fazer 15 perícias em seis horas – ou 18 em oito horas.
ZH – Onde estão os médicos que não fazem perícia?
Hauschild – Em Porto Alegre, temos 10 peritos no Sistema Integrado de Assistência à Saúde do Servidor. Podemos ter dois ou três nessa área para atender. Os outros sete vamos devolver à perícia inicial.
ZH – Tem gente ociosa?
Hauschild – Eles não têm o volume de trabalho que outros médicos da perícia do INSS.
ZH – Tem gente que não aparece para trabalhar?
Hauschild – Talvez não cumpram a jornada ou, se cumprem, não realizam a atividade que a gente gostaria.
ZH – Quando o sistema estará operando dentro do razoável?
Hauschild – Em 90 dias.
Esses peritos que não querem trabalhar podem desocuparem os lugares, para que os médicos peritos que passaram no último concurso toquem o barco pra frente.
“Talvez não cumpram”? Nós temos ponto eletrônico! TEMOS QUE PELO MENOS CUMPRIR A JORNADA! A produtividade realmente é variável, em todos os cargos do INSS, mas os técnicos e analistas cumprem a jornada!!!
Os médicos TÊM que cumprir a jornada! Nós técnicos e analistas temos que cumprir, oras…