Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Semana dos russos

15 de fevereiro de 2013 0

Adriana Langon e Daniela Castro

O polêmico embargo russo à carne de três Estados brasileiros, que já dura um ano e oito meses, promete dominar a pauta do agronegócio na próxima semana. O assunto será debatido com autoridades dos dois países, aqui, em Brasília. Na próxima segunda e terça-feira, uma missão técnica russa vai negociar, com o Ministério da Agricultura, procedimentos para a certificação sanitária das carnes de suínos e de aves.

Mas as tratativas vão muito além do gabinete do ministro Mendes Ribeiro. Na quarta-feira, o vice-presidente Michel Temer vai receber o primeiro-ministro russo Dmitri Medvedev com a intenção de rever esse bloqueio aos frigoríficos do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso, que começou em junho de 2011. Embora as fontes ligadas ao setor não comente o assunto, a expectativa é de que o bloqueio seja derrubado.

E a pauta de comércio não para por aí. A Rússia deve assinar um acordo para começar a importar soja em grão e farelo e em contrapartida o Brasil terá que facilitar a entrada do trigo e também adquirir equipamentos militares produzidos pela Rússia.

Vale lembrar que foram muitas as tentativas brasileiras em rever essa postura adotada pelos russos, maior mercado importador de carne bovina e suína brasileira.

Envie seu Comentário