Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 15 setembro 2011

Anoitece no reduto tradicionalista

15 de setembro de 2011 4

Gurias de Quinta

15 de setembro de 2011 0

A apresentadora Tânia Carvalho distribuiu simpatia no fim da tarde desta quinta-feira, no Galpão RBS. Ao vivo, do Acampamento Farroupilha, ela comandou mais um Gurias de Quinta, da TVCom.

Tive a honra de participar do programa, junto com as cantoras Shana Müller e Fátima Gimenez e a historiadora Elma Santana, com participações especiais do Gaúcho da Fronteira e de Júnior Maica, o criador do site O Bairrista. A conversa girou em torno do papel da mulher no Rio Grande do Sul.

Tive o prazer de rever minha ex-colega de escola e faculdade, Shana Müller, uma das cantoras mais expressivas da música nativa. Com apoio da Petrobras Cultural, Shana inicia no próximo dia cinco de outubro a turnê nacional Brinco de Princeso, com lançamento previsto para o Theatro São Pedro e passagens programadas por São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros Estados.

Espetos à moda antiga

15 de setembro de 2011 28

No Piquete Getúlio Vargas, a costela de ovelha vai para o fogo de forma tradicional: em espetos de pau-de-cutia.

Segundo o assador, Gerson Capuano, 41 anos, o segredo para conseguir espetar a carne sem esforço é fazer uma ponta bem afiada. Ele diz que faz questão de usar os espetos naturais, por considerar importante perpetuar uma tradição que está se perdendo.

- Dá mais trabalho, mas é bonito de ver – resume o assador.

Olha o pão quentinho saindo!

15 de setembro de 2011 1

No CTG Laços da Querência, do Clube do Professor Gaúcho, o pão caseiro já virou tradição. Todos os anos, os integrantes montam um forno de barro no piquete e preparam a iguaria de forma artesanal.

A titular da cozinha é a aposentada Zeli Castro, 63 anos. Ela conta com a ajuda do amigo Silvio Fioravanti, 62 anos, para quem ensinou todos os segredos da receita. Quando os dois se juntam para preparar a massa, ninguém resiste. O cheiro do pão fresco se espalha pelo parque todos os dias. Uma delícia! 

Para quem quiser tentar fazer em casa, Zeli e Silvio mandam a receita. Aí vai:

Ingredientes para dois pães:

1kg de farinha

1 pacote de fermento biológico

1 colher de sopa de sal

2 ovos

meia xícara de azeite

meia xícara de açúcar

água (em quantidade suficiente para deixar a massa macia)


Modo de preparo:

Misture tudo e amasse bem até ficar uma massa homogênea. Deixe crescer por cerca de uma hora. Depois, sove mais um pouco e coloque nas formas. Deixe descansar e leve ao forno pré-aquecido, a uma temperatura de 180°C. Deixe assar de 30 a 40 minutos. E está pronto!

Sala de Redação ao vivo do Galpão RBS

15 de setembro de 2011 0

Não podia ser diferente: o Galpão RBS está lotado para ver de perto um dos mais populares programas da Rádio Gaúcha, o Sala de Redação.

O programa recém começou, e o Paulo Sant’Anna até o hino do Inter já cantou… Isso mesmo! Ligue na Gaúcha e acompanhe! A transmissão segue até as 14h.

Olha o Virso outra vez!

15 de setembro de 2011 0

Mais uma tirinha do grande cartunista Sávio Moura (www.saviomoura.com.br), criador do personagem Virso, para alegrar o dia! 

Contação de história anima a criançada

15 de setembro de 2011 0

É tanta criança no Galpão RBS na manhã desta quinta-feira que está difícil até de circular por aqui. Tudo isso, em função da escritora Léia Cassol, que todos os dias, ao lado do violonista Jonny, encarna uma contadora de histórias. Diante de alunos de escolas da Capital e da Região Metropolitana, Léia relembra a lenda do Negrinho do Pastoreio e outros causos gaudérios.

A criatividade na decoração dos piquetes

15 de setembro de 2011 0

Decoração do Piquete Focinho de Porco.

Basta uma caminhada pelo acampamento para reparar nela: a criatividade na decoração dos piquetes. Tem de tudo. Hoje separei duas fotos.

A primeira é do Piquete Focinho de Porco. Na varanda do local, três gauchinhos de madeira, todos pilchados, são acompanhados de porcos e ovelha. O conjunto chama a atenção de adultos e crianças.

A outra é do Piquete 24 Irmãos. Ali, junto à porta, um gaudério muito esquisito vigia a entrada. Demorei alguns segundos, quando passei por ali, para perceber que era um boneco. Até uma cuia ele tem nas mãos.

Nos próximos dias, apresento mais algumas fotos. Não deixem de acompanhar o blog!

Piquete Focinho de Porco.

Piquete 24 Irmãos.


Ao vivo e agora com música

15 de setembro de 2011 2

Central de controle do BBB Gaudério.

Ano passado eu até fiz um vídeo sobre isso. Pois este ano o BBB Gaudério do Piquete Rodrigo Cambará tem uma novidade: além da imagem de tudo que acontece no local, o Big Brother agora tem som.

Quando o vivente acessa as imagens – seja de onde for – ele ouve, simultaneamente, uma compilação de músicas gauchescas. A ideia foi do patrão do piquete, Renato Souza, o Renatão, 57 anos.

- Achamos que seria uma coisa diferente. Tentamos sempre inovar. Sabe como é, eu fiz pós-graduação em Ohio… o raio que o parta! – brinca Renatão, soltando aquela gargalhada.

Se você quiser dar uma espiada no BBB Gaudério, basta acessar o site www.piqueterodrigocambara.com.br

Piquete Rodrigo Cambará.

Uma das oito câmeras.

O galo e o repentista

15 de setembro de 2011 8

Eles são unha e carne e formam uma dupla e tanto, que vem fazendo sucesso no Acampamento Farroupilha.

Todos os dias Marco Aurélio, O Repentista, como gosta de ser chamado, empunha a gaita para tocar e cantar, sempre acompanhado do fiel companheiro, Marco Aurélio, O Galo.

Sim, eles têm o mesmo nome, tamanha a cumplicidade. A parceria, não por menos, chama a atenção dos visitantes, especialmente das crianças.

O repentista conta que começou a carreira ao lado de Gildo de Freitas, aos 14 anos. Hoje, tem sete LPs gravados, além de oito CDs e um DVD.

- São mais de 400 músicas – garante.

Quem quiser saber mais sobre o artista, é só acessar o site www.marcoaurelioorepentista.com.br


Confira o vídeo: