Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Chegou a hora da despedida

20 de setembro de 2011 12

Queridos companheiros de viagem, de imersão no mundo tradicionalista, de churrascadas e bailantas virtuais: chegou a hora da despedida. Os festejos farroupilhas estão terminando e, como eles, também o acampamento erguido no coração de Porto Alegre e o meu trabalho aqui no parque.

Foram duas semanas intensas, em que ouvi muitas e belas histórias de vida e de amor por este Rio Grande. Em que conheci muita gente guerreira, que não abre mão das raízes e dos valores que aprendeu com seus pais e avós.

Como jornalista, mergulhar nesse mundo feito de piquetes e de fumaça (e, acreditem, ela não sai mais de mim!) é uma experiência única. Um aprendizado constante, uma chance de contar boas histórias. Do meu jeito, às vezes meio atrapalhado (de quem não nasceu dentro de CTG), espero ter conseguido fazer isso.

Foram milhares de acessos e cliques de todos os cantos: do Brasil inteiro e até do exterior (inclusive de Pequim, quem diria!). Saibam que li cada uma das centenas de mensagens. Faço um convite especial para que sigam me acompanhando nas páginas de Zero Hora.

Meu agradecimento sincero a todos que estiveram comigo nesta jornada.

E viva o Rio Grande, tchê!

Comentários (12)

  • JCarlos Albino diz: 20 de setembro de 2011

    Parabéns juliana , fizeste uma bela cobertura no acampamento farroupilha ,Nos fazendo relembra do nosso querido interior .
    Um grande beijo e ate o ano q vem

  • Sario Tadeu de Oliveira Nunes diz: 20 de setembro de 2011

    Parabéns, JULIANA pelo belo trabalho apresentado, para mim que estou longe dos pagos na “Paulicéia Desvairada” há muitos anos; senti-me bem mais perto do meu rincão acompanhando a sua cobertura jornalística, ai que saudades do “meu” Portinho dos casais açorianos.
    Um grande abraço ” quebra costela”. Bah! Guria. 20/09/2011

  • Kleber Magalhães diz: 20 de setembro de 2011

    Juliana…

    Buenas!!!

    Será que dá um livro? Fica a idéia.
    Parabéns 3x!!!!

    Forte abraço!!!

  • Sílvio Renato Fernandes Jardim diz: 20 de setembro de 2011

    Juliana, quase saída de um dos livros do Érico Veríssimo,
    Muito obrigado por ter compartilhado conosco esses momentos únicos vividos num setembro inesquecível, junto ao nosso povo mais autêntico. Nós, gaúchos espalhados por aí por circunstâncias da vida, estamos fora físicamente mas a alma continua fincada no pampa, no meu caso na minha amada Bagé, onde nasci, me criei e fui moldado para a vida. Espero que tu continues a tua trajetória jornalística com sucesso, agora aquecida pela chama crioula e pela paixão de nossos ancestrais por essa terra abençoada.
    Um fraternal abraço,

    Sílvio Renato Fernandes Jardim – Curitiba/PR

  • Gilberto Rodrigues de Oliveira diz: 20 de setembro de 2011

    Gracias

    Todos estes últimos dias,estive de volta ao meu amado Rio Grande através do teu texto e morrendo de saudade da minha querida Cachoeira que deixei para gauderiar por este mundo de Deus.Se me permite deixo este recado. Sou pequeno,mui pequeno.mas o que sou,canto em prosa e verso,sou gaúcho e isso basta ,pra ser feliz no universo.

    Um abraço do tamanho do Rio Grande

  • Julio Cesar Cardoso diz: 20 de setembro de 2011

    Parabéns Juliana!
    Fizeste um belo trabalho, com muita sensibilidade para retratar o dia-a-dia do acampamento e retratar as coisas do nosso pago.
    Parabéns , mais uma vez.
    Um grande abraço.

  • Luiz Mileski diz: 20 de setembro de 2011

    Somos tão pequenos para o resto do Brasil? Assisti a todo o Jornal Nacional da Globo, para ver oque seria mostrado sobre esta data tão importante para nós. E nada.
    Fico muito triste com isto. Mas vamos a luta.

    Abraços.

  • Sávio Moura diz: 20 de setembro de 2011

    Juliana!
    Parabéns pelo ótimo trabalho, por essa visão diferenciada desse grande ajuntamento, digo, acampamento. Para nós, que estamos longe, foi muito bom acompanhar os acontecimentos do parque, a qualquer hora, como se estivéssemos aí.
    Abraços, até a próxima, e sucesso sempre!

  • Jesse James Marquezotti Selistre diz: 21 de setembro de 2011

    Juliana Bublitz descobri que com esse sobrenome de chiclete de bola fizeste com que nós gaúchos que não pudemos estar todos dias no Acampamento Farroupilha grudássemos em sua coluna, linguagem simples, direta e agradável.Obrigado pela cobertura e muito obrigado pelo recheio.

    Grande beijo de toda minha família!

  • Daniel diz: 21 de setembro de 2011

    Bom dia, Juliana!
    Meus cumprimentos pela excelente tarefa em nos deixar a par dos acontecimentos do acampamento. Acompanhei diariamente tuas reportagens o que nos levou virtualmente para dentro do parque.
    Um abraço bem cinchado aqui do interior deste Rio Grande.

  • Eliseu diz: 21 de setembro de 2011

    Buenas…
    Para iniciar as palavras tenho que comentar sobre minha visita ao Acampamento de Porto Alegre, tedigo de antemão que o acampamento Farroupilha de Erechim, cresce a passos largos…e cada ano maior com integraçao de CTG, Piquetes, mas acima de tudo da comunidade regional…Se percebe que a populaçao regional abraçou a causa… qua coisa para linda de se ver….tenho dito

  • Maira Rodrigues diz: 21 de setembro de 2011

    Juliana

    Parabéns pelo belíssimo trabalho desenvolvido e por ter mostrado com teu trabalho as belezas, curiosidades e riquezas de nosso Parque, que é na minha opinião o coração dos Festejos Farroupilhas de nosso Estado!
    Hoje cedo quando acessei o site da RBS e como de costume procurei “saber das últimas” do Parque, lembrei que a festa se encerrou junto a extinção da Chama Crioula ontem a noite! Mas, o espirito dos festejos, as amizades e o amor pelas coisas de nossa terra continuam vividos dentro de cada um de nós.
    Obrigada por tua dedicação, pelo carinho que se percebeu a cada postagem… já estamos sentindo saudades!
    ATÉ 2012!

    Um abraço do TAMANHO DO RIO GRANDE!

    MAIRA SIMÕES RODRIGUES
    3ª Prenda do Rio Grande do Sul
    http://prendasepeoesdors2011-12.blogspot.com/

Envie seu Comentário