Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 14 setembro 2012

Desvendando nomes de piquetes

14 de setembro de 2012 1

Quem andar pelo Parque Harmonia certamente irá, em algum momento do passeio, se perguntar de onde vem tanta criatividade. É que os acampados se puxam na escolha dos nomes dos piquetes. Três deles explicaram o porquê do nome de seus piquetes.


"É porque o gaúcho é bem objetivo em suas respostas", resume o patrão Jorge Pereira, sem mais delongas.

"O piquete teve início em 1996, ainda nos tempos das barracas, formado por três irmãs e mais três amigas. Desde então, só patroas comandaram o lote 228. Apesar dos namorados, maridos, amigos e filhos, este é o piquete das gurias, tchê!", explica a patroa Fernanda Peixoto, que diz saber mandar muito bem.


"Nos sítios e fazendas do Rio Grande do Sul as portas e as janelas estão tradicionalmente trancados com tramelas de madeira feitas de ferro. Com isso se impede que visitas indesejadas entrem nas moradias. Como a nossa ideia é de que todos sejam bem-vindos, demos o nome Tramela de Barro, porque não tranca nada", conta o patrão Rogério Lara.

Aulas de reciclagem no acampamento

14 de setembro de 2012 3

Em um cantinho florido do Acampamento Farroupilha, estudantes têm aulas de sustentabilidade e aprendem a plantar mudas nativas do Rio Grande do Sul. Esta é a atividade cultural do piquete Morro da Tapera, que se inspirou no tema "Nossas Riquezas"  para abordar conceitos como reciclagem com crianças de Escola Pública.


Durante o projeto, os alunos aprendem a fazer um vaso de planta com garrafas pet.

— O objetivo é mostrar como é possível haver uma convivência harmoniosa entre o homem e a natureza — explica o patrão Carlos Neto, que coordena o projeto do piquete.


O piquete é todo enfeitado com o colorido de flores e espécies nativas. Entre elas, está o brinco de princesa, a flor que simboliza a flora gaúcha.

Abrem-se as porteiras

14 de setembro de 2012 0


O blog Direto do Acampamento reabre nesta sexta-feira para contar o dia a dia do Acampamento Farroupilha, que acontece até 20 de setembro, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.

Além histórias e paixões que se abrigam em galpões, piquetes e CTGs, o blog trará a programação cultural, os melhores momentos e curiosidades do reduto do tradicionalismo.

Te aprochega vivente! As porteiras estão abertas.