Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Sobre ZH: nota da Associação da Turma de Odontologia 2015/2 da UFSM

16 de abril de 2015 0

Diante de pré-julgamentos e respostas referentes a publicação sobre Professores do Curso de Odontologia da UFSM com Dedicação Exclusiva, realizada nos dias 12/04/2015 e 13/04/2015 em jornais do Grupo RBS, a 82ª Turma de Odontologia da UFSM vem prestar apoio e esclarecimentos sobre o assunto.

A 82ª Turma de Odontologia da UFSM, representada pela Associação de Turma de Odontologia 2015/2 da UFSM, em seu último ano de curso, se considera apta para o desenvolvimento desta nota.

Gostaríamos, primeiramente, de ressaltar que nossa intenção não é julgar ou defender a atitude desses professores perante as autoridades competentes pois conforme nota do próprio Reitor da UFSM, os professores já estão sendo julgados e pagando as devidas punições definidas pela justiça. Queremos apenas expor a realidade de nosso curso e as excelentes condições de ensino que nos são oferecidas.

Dentro destes 4 anos de curso podemos referenciar diversas atividades que realizamos, o primeiro paciente, o primeiro atendimento, a primeira restauração, a primeira anestesia, a primeira endodontia, a primeira “raspagem”, a primeira exodontia, a primeira prótese, a primeira radiografia, o primeiro aparelho ortodôntico, dentre outras. Todas essas atividades teriam sido somente as primeiras, apenas uma lembrança, não fossem os professores competentes nos auxiliando, nos apoiando, nos ensinando, na primeira, na segunda, na terceira e quantas vezes fosse necessário. Professores que mesmo diante de dificuldades estruturais e institucionais estavam e estão presentes em todos os momentos que precisamos deles. Professores que nos fizeram e nos fazem crescer, não só como alunos, como cirurgiões-dentistas, mas também como pessoas. Professores que elevam os índices de reconhecimento do Curso de Odontologia da UFSM ao topo de rankings nacionais e internacionais, que tornaram e tornam a UFSM referência nacional em odontologia. Contudo, infelizmente, eles não são referenciados por isso.

Esses mesmos professores chegam todos os dias para dar aula, seja em clínica ou em teórica, e encontram um prédio com problemas de infraestrutura, equipos que não estão em condições de uso e precisam de manutenção constante, sistemas internos que não funcionam, projetores e condicionadores de ar estragados e escassez de materiais essenciais para uma boa prática clínica. Mesmo assim, chegam todos os dias para dar aulas, sem atrasos, desempenhando um excelente trabalho clínico, com responsabilidade e conhecimento dos casos clínicos de todos os pacientes atendidos por cada aluno, trabalho este reconhecido não só pelos alunos como pelos pacientes, além de ministrarem com assiduidade todas as aulas teóricas, mantendo seus compromissos com a instituição. Somando-se a isso, não podemos deixar de ressaltar a excelente produção científica destes profissionais, com inúmeras pesquisas sendo publicadas nas melhores revistas nacionais e internacionais.
Enfim, os referidos professores estão sempre dentro da Universidade quando se necessita deles, nunca faltam aos compromissos seja com alunos ou com pacientes, encaram a falta de materiais e estrutura inadequada corajosamente, buscando sempre as melhores alternativas para suprir as necessidades dos alunos e pacientes, até mesmo, cedendo materiais para a instituição.

Tendo em vista todos os esclarecimentos prestados, a 82ª Turma de Odontologia da UFSM considera que os nossos professores realizam sim Regime de Dedicação Exclusiva. Dedicação Exclusiva aos alunos, ao ensino e aos pacientes. O que os professores realizam fora da Universidade não prejudica em nada nosso ensino, ao contrário disso, devido ao nosso curso ser majoritariamente prático/clínico o fato desses professores manterem seus consultórios gera oportunidades de adquirir mais experiências, conhecimentos e confiança na prática clínica, o que nos é transmitido e essencial para nossa formação acadêmica como futuros cirurgiões-dentistas.

Acreditamos que para ser professor é preciso muito mais do que assinar um contrato como Professor Universitário em Regime de Dedicação Exclusiva, é preciso estar presente para transmitir conhecimento com empenho e dedicação a todo momento em que ele for procurado. E, dessa forma, A 82ª Turma de Odontologia da UFSM reitera que possui, sim, Professores com Dedicação Exclusiva ao ensino.

Envie seu Comentário