Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Uma resposta à reportagem “Universidade S/A”

19 de abril de 2015 0

NÓS SOMOS SAÚDE COLETIVA

Somos oriundos das mais diversas formações, atuamos na assistência, na educação e promoção, na gestão, nas vigilâncias e tantas outras áreas da Saúde. Diferentes caminhos, diferentes olhares, mas todos com o mesmo ideal: articular nossa prática do cotidiano dos serviços de saúde, com a potência das formulações acadêmicas para qualificar constantemente o Sistema Único de Saúde (SUS), abrangendo inúmeros olhares que valorizem as diferentes dimensões do humano, bem como tornar mais
eficazes as ações públicas para a qualidade de vida da população.
A organização curricular inovadora do Programa de PósGraduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOL/UFRGS) agrega conhecimentos em Política, Planejamento, Epidemiologia, Vigilância em Saúde, ampliando e aproximandose de outras áreas como Saúde Ambiental, Educação, Ciências Sociais e Humanas.
A reconhecida qualificação acadêmica e profissional do corpo docente do PPGCol, bem como o protagonismo da UFRGS para o SUS (papel reconhecido pelo Ministério da Saúde em diversas parcerias), a traiu candidatos de diferentes regiões do Brasil, em três anos de seleção para este mestrado.
Para garantir o acesso à qualificação acadêmica desses alunos, sem que abandonassem as funções estratégicas para o SUS nos municípios onde atuam, o curso construiu, atenciosamente, um currículo com modalidades presenciais em horários alternativos e em formatos pedagógicos variados, todos reconhecidos pelos regimentos da Universidade.
Nossa vocação para estudar Saúde Coletiva passa pelo sério compromisso com função pública de produção de conhecimentos. Por isso, nós, como coletivo dos alunos do PPGCOL, refutamos as denúncias apresentadas na reportagem da série “Universidade S/A”, publicada em Zero Hora de 12/04/15, especialmente quanto a supostas declarações anônimas de fragilidades, favorecimento ou flexibilidade na formação, a nós atribuídas como fonte.
A própria reportagem se contradiz quanto a supostas irregularidades na comprovação de frequência em sala de aula, plenamente cumprida no caso do colega citado indevidamente. Quanto a questionamentos sobre a qualidade do curso, ressaltamos a potência das produções de acadêmicos e professores, reconhecidas em periódicos e congressos acadêmicos de renome na área.
O coletivo de alunos reafirma o caráter inovador da pedagogia desenvolvida na Saúde Coletiva da UFRGS, geradora de autonomia e responsabilidade para com o interesse público. Nos colocamos à disposição para compartilhar nossas produções e
esclarecer dúvidas sobre nossa formação.

Coletivo de Alunos do Mestrado em Saúde Coletiva da UFRGS (PPGCOL)

Envie seu Comentário