Sobre ZH
ARTIGO
Gustavo Grisa escreve seu artigo (ZH, 28/8, página 29) colocando a culpa na sociedade, o que, a meu ver, está errado. A culpa recai sobre os políticos cuja sociedade elegeu e os tem trocado a cada governo do RS, em uma pura demonstração de delegação de poder para resolver a nossa situação.
Temos mais o que fazer a ficar protestando nas ruas todos os dias.
Otavio José Carvalho Duarte
Escritor e músico – Porto Alegre
MOISÉS MENDES
Gostaria de agradecer a Moisés Mendes pela crônica intitulada “Querido diário”, publicada em julho. Como professora de língua portuguesa há mais de 20 anos, idealizo com meus alunos o projeto de escrita de diários focados no processo de aprendizagem. Obrigada por ratificar o meu trabalho com essa crônica. Eu a li para meus alunos.
Márcia Simon
Professora – Santa Cruz do Sul
Quero me congratular com Moisés Mendes por seus textos. Outrossim, gostaria de ler uma crônica dele sobre a palavra que não consigo entender, que chamam de “pixuleco”.
mario alexandretti
Dentista – Florianópolis (SC)
Comentários
DIFERENÇAS
Estando nesta semana em Florianópolis, constatei uma diferença de avaliação do governo e da prefeitura catarinenses em contraposição ao governo gaúcho. Nos jornais de lá, há uma apreciação positiva das obras que estão em andamento, quase prontas, tanto no Estado quanto no município (este com um programa de combate às drogas muito positivo). Enfim, pareceu-me que estão enfrentando a crise com novas propostas.
Por que aqui no RS só temos notícias péssimas? Culpa da herança do governo do PT?
Ione Martins de Oliveira
Pedagoga – Porto Alegre
CORRUPÇÃO
Políticos corruptos nos roubaram saúde, segurança, educação, empregos de milhares de brasileiros e, o pior, a esperança de deixar um país decente para nossos descendentes. Vamos deixar por isso mesmo? Só esperar pela nova oportunidade de votar não resolve e poderá ser tarde demais.
Eliseu Marcelo Munaretti
Contabilista – Veranópolis
EDUCAÇÃO
Quando temos um projeto de ensino em que o professor não vale nada, se incomoda e sofre processos na Justiça caso desagrade a um aluno que não respeita o educador, e o conselho tutelar quase sempre dá razão para esse tipo de aluno, as escolas deixam de ser um lugar para aprendizado e se transformam. Essa inversão de valores é fruto da administração que não dá valor para o ensino, chama de pátria educadora quando na realidade está executando um trabalho de degradação da escola, do magistério, do ensino e do futuro.
Os professores, além de reivindicarem um salário justo, deveriam exigir mais respeito dessa
administração pública que não os defende.
Moisés Eli Magrisso
Médico – Porto Alegre
CPMF
A CPMF foi anteriormente criada para tirar o Brasil da vergonhosa posição de ter um dos piores sistemas de saúde pública do mundo, pelo menos na prática. Não foi outra a intenção do então ministro Adib Jatene, como ele próprio afirmou. Para “desgosto” seu, pegaram o farto dinheiro desse imposto, jogaram em um caixa único federal e com ele construíram usinas, pontes e outras tantas obras eleitoreiras país afora. À saúde, o que sobrava. Diante do atual panorama político/criminal que estarrece o país, quem nos garante que esse assalto não iria se repetir?
Magda de Almeida
Jornalista – Porto Alegre
CONTA DE LUZ
Temos que ser justos. O governo baixou R$ 2 nas contas de luz. Mas que “consideração”.
Só fico preocupado, como cidadão que paga religiosamente em dia seus impostos, se esse dinheiro ou desconto não vai fazer falta para o governo.
Dorvalino Furtado Filho
Escritor – Florianópolis