Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Grêmio deve ser denunciado pelo STJD por confusão antes de jogo com o Flu

29 de julho de 2013 19

Por Adriano de Carvalho
adriano.carvalho@zerohora.com.br

O Grêmio corre perigo de perder o mando de campo de jogos do Brasileirão na Arena por conta da confusão entre torcedores e a Brigada Militar antes da partida contra o Fluminense. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), através do procurador Paulo Schmitt, solicitou imagens do ocorrido e deverá formular denúncia contra a equipe gaúcha pelo artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

O julgamento, entretanto, ocorreria somente na próxima semana. Ou seja: o Gre-Nal está garantido na Arena. Caso seja punido, o Grêmio deverá pagar multa e pode ainda perder mando de um a 10 jogos.

— Solicitamos as imagens nesta segunda e faremos a análise durante a semana. Mas a denúncia é provável — afirmou Schmitt a Zero Hora.

O registro da confusão antes do jogo pelo árbitro Raphael Claus, de São Paulo, de que o responsável pelo tumulto foi identificado e detido pelo policiamento na Arena, pode ser utilizado pelo Grêmio como argumento contra a denúncia do STJD. Entretanto, Schmitt faz uma ressalva:

— O árbitro relatou o que foi colocado no boletim de ocorrência. Mas, pelo número de torcedores envolvidos, não dá para eximir o Grêmio de responsabilidade.

Confira o relato de Raphael Claus na súmula:

“Antes do início da partida e após adentrarmos ao campo de jogo, observamos um tumulto entre torcedores do Grêmio FBPA e a Brigada Militar na arquibancada norte. Fomos informados pelo responsável do policiamento (Sr. Tenente Pionner) que o responsável pelo início do tumulto foi retirado, identificado e detido, conforme boletim de ocorrência n° 222651 do Jecrim”.

Veja a íntegra do artigo 213 do CBJD

Art. 213. Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir)

I — desordens em sua praça de desporto;

II — invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo;

III — lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo.

PENA: multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).

§1º Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial.

§2º Caso a desordem, invasão ou lançamento de objeto seja feito pela torcida da entidade adversária, tanto a entidade mandante como a entidade adversária serão puníveis, mas somente quando comprovado que também contribuíram para o fato.

§3º A comprovação da identificação e detenção dos autores da desordem, invasão ou lançamento de objetos, com apresentação à autoridade policial competente e registro de boletim de ocorrência contemporâneo ao evento, exime a entidade de responsabilidade, sendo também admissíveis outros meios de prova suficientes para demonstrar a inexistência de responsabilidade.

Comentários (19)

  • Negão Tricolor diz: 29 de julho de 2013

    parabéns… e vocês já estão torcendo pra isto né??? cambada de secador!!!

  • Alexandre silva diz: 29 de julho de 2013

    Parabenz dupla pela campnha ante gremio, vcs sao o melhor do esporte, pena terem medo de relatar em suas exclusivas averdade dos fatos, mas como sao manipulados pela midea negativa pois e a que vende nao os culpo, mas se tivessem respeito pela profissao jornalismo nao ficariam a merce de um lado dos fatos, pois negar que a acao da brigada foi mais uma vez fora do padrao de inteligencia e raivosa e no minimo omitir a verdade aos leitores, pena mas estao nivelando o jornalismo por baixo.

  • INTERZINHO FUNDADO POR PAULISTA.TRAIDORES DO RS diz: 29 de julho de 2013

    CARA QUEM TA COMENTANDO CONTRA A GERAL QUE TEM MEDO DA TORCIDA DO GRÊMIO.NÃO ACREDITEM PQ O INTERZINHO FUNDADO POR PAULISTAS TA MANDANDO QUEIMAR A GERAL NAS REDES SOCIAIS.PIOR FOI VER O NANDO GROSS QUE NÃO TEM VERGONHA EM DIZER AO VIVO NO BATE BOLA QUE O GAUCHO ESTAVA COM UMA MULETA BATENDO NAS PESSOAS?QUEM CONHECE ELE SABE QUE ISSO NUNCA ACONTECERIA.PODIA SER QUALQUER UM MENOS ELE.ESPERO QUE TU TE DESCULPE POR ESSA MENTIRA DITA POR TI.ISSO FOI AS VESPERAS DO GRENAL POIS COMO SEMPRE ACONTECE O COMANDANTE DA BM COLORADO TEM MEDO DA TORCIDA DO GRÊMIO QUE É MUITO MAIOR E MELHOR.NO ULTIMO FOI A QUESTÃO DENOVO DA GERAL.AS VESPERAS DE UM GRENAL P TIRAR OS INSTRUMENTOS DA TORCIDA.ACORDEM GREMISTAS VAMOS PROTESTA.QUEM TA MANDANDO NA ARENA É A BRIGADA COLORADA E O NOVELETO.QUEBREM O SIGILO TELEFONICO PRA VER O QUE EU TO FALANDO.AGORA LIBERAR UM ESTADIO COM ARQUIBANCADA MOVEL N TEM PROBLEMA.QUE VERGONHA ISSO NÃO VAI FICAR ASSIM.VOLTA AVALANCHE.E DUPLINHA SEJAM MAIS IMPARCIAIS POR FAVOR.N PRECISA PUBLICAREM COMO SEMPRE FAZEM.UM ABRAÇO

  • Joao diz: 29 de julho de 2013

    Será preciso sair as ruas para derrubar esse Paulo Schmitt?? Um abaixo assinado entre as torcidas que já sofreram perseguição desse sujeito que pensa estar acima do bem e do mal?? Porque o lance do Sóbis no inicio da partida, onde o mesmo desfere uma cotovelada não foi denunciada ??

    ABAIXO PAULO SCHMITT, JÁ!!!

  • iraldo y castro diz: 29 de julho de 2013

    o acontecimento com PM, só foi depois que usaram de força para a retirada do devido torcedor, se ele entrou com um muleta a responsabilidade é de quem estava revistando, mas depois que vi o video de agressão da PM NESTE TORCEDOR, não existe que aguenta quieto e por a um certo ar de revolta contra a PM. devido aos embargos feito contra a a arena, sento que outros estadios do RS são liberados até com arquibancada de metal e estadio em construção, dá para se notar que ha um certo, acerto de dificultar as coisas para o GRÊMIO, DESDE AS OBRAS DO ENTORNO até a vontade de liberação da arena. tudo é motivo de ver-se que há um certo complô, que mais me parece inveja. isto sim deveria ser apurado juntocom a truculencia da PM.

  • Eduardo diz: 29 de julho de 2013

    A Geral, mais uma vez, pode trazer prejuízos ao Grêmio e a Arena, o estádio já teve sua lotação reduzida de 60 mil para 56 mil torcedores por terem quebrado a mureta destinada a reter os torcedores na avalanche.
    As barras de ferro, além de enfeiar aquela parte do estádio, reduziu sua capacidade.
    Um diretor do Grêmio garantiu que tomará providências junto a torcida da Geral para que se resolva os problemas de comportamento de seus elementos.
    Ocorrências piores poderão ocorrer e o Grêmio ser severamente punido pela justiça desportiva.

  • Pedro diz: 29 de julho de 2013

    E quanto às agressões do Sobis e do zagueiro do flu? Ele não pediu imagens? Alguém ainda acredita na isenção deste procurador?

  • marcelo diz: 29 de julho de 2013

    O que impede a direção do Grêmio em eliminar de vez estes marginais?
    Porque uma minoria consegue tanta regalia, a ponto de modificarem uma parte do novo estádio?
    A culpa é da direção do clube que ainda não baniu este bando de marginais…
    O time , que já não é lá estas coisas, jogando em campo neutro terá um grande prejuízo…

  • Gremista Desanimado com o que Se Transformou o Grêmio diz: 29 de julho de 2013

    Pelo amor de Deus, essa diretoria do Grêmio é MUITO COVARDE!!!!!
    Esse diretorzinho que deu entrevista colocando panos quentes não percebeu que um sócio do Grêmio foi agredido absurdamente, gratuitamente pelos PMs, e não fez nada pra proteger seu associado!!!!
    O cara passou pela revista com sua muleta, foi autorizado a entrar na Arena daquele modo e depois é expulso a pontapés! Absurdo!!!!

    É assim que a diretoria do Grêmio pretende tratar seus sócios e torcedores que pagam CARÍSSIMO pra ir à Arena????

    QUE FIQUE MUITO CLARO: OS ÚNICOS CULPADOS PELA CONFUSÃO OCORRIDA NA ARENA NO DOMINGO FORAM OS SOLDADOS DA BRIGADA MILITAR, QUE DE MANEIRA NENHUMA UTILIZARAM A METODOLOGIA CORRETA DE ABORDAGEM DA CORPORAÇÃO. TRATARAM UM CIDADÃO COMO NÃO SE DEVE TRATAR NEM BICHO!!!!

    DIRETORIA AMADORA DO GRÊMIO, POR FAVOR, TOME ALGUMA ATITUDE DECENTE, PELO MENOS UMA VEZ!!!!! Vamos perder mando de campo por causa da atuação desastratada do Estado dentro da Arena?????

  • mosqueteiro diz: 29 de julho de 2013

    INCRIVEL…..usaram a briga da geral para desviar o assunto….nenhum Blog de esportes ,nem Nando ,nem Wianey,David,nem dupla explosiva , ninguém falou da chinelada que o “LIDER” de uma só rodada ,levou do lanterna ….curioso né?????

  • jefersonmazembandosaci diz: 29 de julho de 2013

    NAU vi nenhum comentário realmente do jogo NAU x nal. Falta de informações que não chegaram do longínquo Recife onde ocorreu a tragédia dos aflitos colorados (sem DVD) para não machucar mais ainda os sonolentos do sci. KKKKKKKKKKKKKKKKKK OUVI DIZER QUE FOI NAU 3×0 nal.

  • Nilson diz: 29 de julho de 2013

    Será que esse tal de Paulo Schmitt vai pedir a imagem do Leandro Euzébio pisando no rosto do Kléber,será que ele pediu a imagem do Fred dando uma cotovelada no jogador do Botafogo,por que sempre com o Grêmio.Primeiro o Zé Roberto,agora a confusão na Geral,assim tá demais.

  • JOAO NUNES diz: 29 de julho de 2013

    Parece que este ano o imortal está se destacando é nas paginas policiais! Ainda bem que a nossa imprensa isenta vai tentar entrar com um recurso para imortalizar o gaucho frouxo com o titulo de GAUCHO BORRA BOTA”

  • edjor diz: 29 de julho de 2013

    Grande Mosqueteiro…..tomamos uma chinelada mesmo !!!! Imagina ficar 12 anos sem ganhar nada….e ainda por cima uma segunda divisão neste período !!! Isto sim é uma chinelada….na cara !!!!

  • rmz diz: 30 de julho de 2013

    Como foi o jogo do Inter ?
    Eu só achei o Nautico 3 x 0 Inter do ano passado !

  • Luiz diz: 30 de julho de 2013

    De vocês dois eu não esperaria oura coisa. Fazem de tudo para dar uma alfinetada no grêmio. Agindo assim, “imprensa marrom/vermelha vocês demonstram sua imparcialidade. Vão ficar batendo na tecla até arrumarem uma punição para o GRÊMIO.
    Vocês adoram exaltar ex-jogadores do inter, falar bem das obras do beira-rio (muito embora tenham que falar bem, pois a ANDRADE GUTIERRES patrocina a RBS – comprovei isto nas eleições de 2012). Dá pena e nojo de vocês, não merecem meu respeito como jornalistas e como cidadãos.

  • claudio diz: 30 de julho de 2013

    MAS QUE TAL ESQUECERAM DO TIMECO DE VOCÊS, NENHUM COMENTÁRIO SOBRE O CHOCOLATE DOS LANTERNAS. QUE VERGONHA DOS IMPARCIAIS.

  • mano diz: 30 de julho de 2013

    MUITO BEM, O STJD tem q punir SIM A ARENA DA OAS,e ñ esquecer do VARGAS,(AGRESSÃO),BITECO(AGRESSÂO) e o ZÈ CARRINHO Q QUASE QUEBROU A PERNA DO JOGADOR DO BOTAFOGO,QTO ao NAUTICO ATÈ DVD RENDEU PRÁ VCS ,mesmo assim não pagam as contas, olha o aluguel atrasado da ARENA BATATÂO DA OAS.FATO.

  • jefersongg diz: 30 de julho de 2013

    Deveriam analizar o fato gerador de toda a manifestação de torcedores após retirada de um torcedor da geral, afinal de contas ocorreu ou não excesso da BM no lance. Qual a punição para quem provoca a torcida da forma como ocorreu no domingo. A BM foi usada por algum interesse de chefes para que acontecesse este tipo de fato. QUAL A cor do comando da BM? Não me digam que é vermelho KKKKKKKKKKKKKKKKKK Na sequência dos fatos exigem que Grêmio e inter paguem para obter proteção da instituição que é paga por impostos de todos os torcedores independente de preferência clubistica. Estão jogando na sarjeta uma instituição centenária e com uma história até na revolução.

Envie seu Comentário