Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Caminho do Gol será reativado. Por enquanto, apenas rumo ao Beira-Rio. Arena aguarda duplicação da Voluntários

15 de julho de 2014 45

Marcelo Oliveira

Matheus Bruxel

Iniciativa com maior visibilidade na Porto Alegre da Copa do Mundo, o Caminho do Gol, será uma estrutura permanente na cidade em dias de grandes jogos da dupla Gre-Nal. Inclusive com um segundo Caminho do Gol, do Mercado Público à Arena do Grêmio. O projeto, porém, deverá ficar para o segundo semestre de 2015, quando a Voluntários da Pátria estiver duplicada. Por enquanto, somente a rota do Mercado ao Beira-Rio, em uma reta de 3,5km, da Avenida Borges de Medeiros à Avenida Padre Cacique, pode ser utilizada.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, em conjunto com a Brigada Militar e com o Ministério Público, é quem encabeça o plano para a manutenção do Caminho. Não há números oficiais, mas a estimativa é que mais de 600 mil pessoas tenham percorrido o trajeto do Mercado ao Beira-Rio durante os jogos do Mundial na cidade.

- O Caminho do Gol foi o destaque de Porto Alegre, é uma marca que ninguém nos tira. Já conversei com o presidente do Inter, Giovanni Luigi, para que sigamos com a ideia. O Inter quer reeditar o Caminho do Gol. E o Grêmio também quer: se há um Caminho do Gol em direção ao Beira-Rio, também é preciso haver um rumo à Arena – disse Fortunati.

Por enquanto, o Caminho do Gol será exclusivo para o Beira-Rio. E em dia de grandes jogos, de finais ou de Gre-Nais. Como ocorreu na Copa, a Borges de Medeiros será enfeitada com bandeirolas dos dois clubes. Para o primeiro Gre-Nal do novo Beira-Rio, em 10 de agosto, pelo Brasileirão, porém, não será possível reativar o projeto. A prefeitura só terá algum custo caso contrate bandas e artistas circenses, como ocorreu no Mundial.

- Estamos sem pernas para retomar o Caminho do Gol agora, em cima da Copa. O Caminho do Gol voltará e será algo permanente em Porto Alegre, mas ainda não temos um prazo definido _ comentou José Fortunati. – Assim que a Avenida Voluntários da Pátria estiver duplicada (o que deverá ocorrer em pouco mais de um ano, pois ainda há desapropriações em andamento), teremos um Caminho do Gol para o Grêmio. No momento, é arriscado montar o projeto rumo à Arena porque a Voluntários está com muito entulho pelo trajeto – justificou o prefeito.

Talvez a grande imagem da mundialista Porto Alegre tenha sido a Borges de Medeiros pintada em laranja e amarelo, quando holandeses e australianos deixaram o Largo Glênio Peres e caminharam ao Beira-Rio _ arrastando milhares de gaúchos e gaúchas, mesmo sem ingresso, só pela festa. Um dos poucos atos de violência registrado foi o assalto de um grupo de argentinos a um brasileiro, que teve ingressos para Argentina e Nigéria roubados no Caminho do Gol. De resto, a convivência foi pacífica.

- Acredito que o grande legado do Caminho foi a convivência entre as torcidas. Acredito que a manutenção deste projeto possa fazer com que as nossas duas grandes torcidas convivam em paz nas ruas outra vez. E até aumente o espeço do adversários nos estádios, em dias de clássicos. Na Copa, pinçamos os barrabravas das ruas. Em Gre-Nais, vamos trabalhar para tirar estas ervas daninhas também. Todos sabem quem eles são e tomaremos estas precauções para a nova etapa do Caminho do Gol – afirmou o prefeito.

Mesmo sem prazo, a retomada do Caminho do Gol ocorrerá caso a dupla Gre-Nal se encontre a partir das oitavas de final da Copa do Brasil ou se o Inter disputar algum jogo para decidir o Brasileirão ou a Copa do Brasil.

- O Caminho do Gol será retomado e ampliado. Tenho certeza que ele é o futuro da pacificação das nossas torcidas e da melhor convivência entre gremistas e colorados – finalizou José Fortunati.

 

Comentários (45)

  • Lucas diz: 15 de julho de 2014

    É claro que o caminho do gol só vai ser reativado para os lados do remendo, pois o Grêmio insiste em manter o Barcos no ataque…ou seja ainda vai demorar muito para sair gols pelos lados da Arena

  • Augusto diz: 15 de julho de 2014

    O Fortunati é o famoso imbecil plantonista. Quando se precisa de um idiota disponível, o prefeito sempre dá um passo à frente. Agora ele quer dividendos políticos com a ideia do tal caminho do gol. Será que ninguém explica pra esse débil mental, que na Copa do Mundo é completamente diferente do que no dia a dia do nosso povo vândalo?
    Na Copa havia um contingente de segurança 10 x maior do que o normal, as torcidas não tinham 1% das richas que há entre os times da aldeia….mas o imbecil insiste em vender essa ideia estúpida. É um babacão nato.

  • luis diz: 15 de julho de 2014

    Eis a diferença…antes europeus,depois os brigões da dupla gre-nal,para se pegarem no pau,achando a coisa mais linda…não tem que liberar nada para estes maloqueiros e dar pau nestes protestos fajutos que fazem,contra a copa…querem é aparecer,vandalismos…contra a copa ou a resposta é em outubro nas eleições,dizer ao governo: vocês gastaram demais em estádios,somos um País pobre,não era pra aceitar a copa, e começar a investir pesado na saúde,construir hospitais padrão fifa.Mas protestar nas ruas com pano na cara e depois votar no PT,é hipocrisia pura

  • Joao diz: 15 de julho de 2014

    Caminho do gol pro teatro da OAS ?? Em jogos à tarde, tem que sair as 8 da manhã do centro e torcer pra não ser atacado pelos vileiros… Em jogos à noite, sem a mínima condição de acesso, retorno e principalmente segurança. Onde se viu enfiar um “estádio” naquele fim de mundo ???

  • GILBERTO diz: 15 de julho de 2014

    VAI CHEGAR O DIA, EM QUE OS NÃO COLORADOS VÃO TER QUE PAGAR PEDÁGIO PARA CIRCULAR PELA AVENIDA BORGES DE MEDEIROS E NO ENTORNO DO BEIRA RIO…A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL, DESPEJARAM DINHEIRO PÚBLICO PARA ATENDER AS NECESSIDADES DO INTERNACIONAL….UM CLUBE PRIVADO, QUE RECEBE ENORMES SOMAS DO ERÁRIO PÚBLICO, SOMENTE PORQUE É O TIME DO CORAÇÃO DA DILMA E DO TARSO….O FORTUNATI, QUE SE DIZ GREMISTA(MAS É COBRA MANDADA DO TARSO), DESPEJOU 97 MILHÕES PARA A REALIZAÇÃO DAS OBRAS NO ENTORNO DO BEIRA RIO (COMO ANTECIPAÇÃO), POIS OS RECURSOS DO FINANCIAMENTO PARA ESTE FIM ATRASARAM….ENQUANTO ISTO, O QUE A PREFEITURA TINHA QUE SE PREOCUPARA, PARA ATENDER SEUS CIDADÃES FICA EM SEGUNDO E TERCEIRO PLANO…O PAÍS DO JEITINHO, PARA AJUDAR OS AMIGOS DO REI….O FOGO DO INFERNO É POUCO PARA ESTA GENTE….

  • Gisele diz: 15 de julho de 2014

    ADOREI!!!!

  • André Aroni diz: 15 de julho de 2014

    Para fazer o caminho do gol, como vai ficar as obras que nao terminaram na avenida Tronco. Quem mora na zona sul, vai continuar sofrendo com o transito interrompido?
    A ponta da Bento Gonçalves como fica? A reforma necessária na avenida TEresópolis e CAvalhada que não suporta mais o transito que tem, como fica? Quais as alternativas que a prefeitura esta colocando para nao interromper o transito? Vamos ter metro para zona Sul?
    Coisa que nós temos que pensar para fazer a coisa correta para todo mundo. Outra coisa, Qual o horario dos jogos no beira rio (remendão)? Espero que não tenhamos jogos no horario das pessoas retornarem para casa no final do dia nem nas primeiras horas da manhã.

  • kabangu live diz: 15 de julho de 2014

    O MAIOR LEGADO DEIXADO PELO PREFEITO NA COPA- O CAMINHO DO GOL. PSSSSSSSS
    E O CAMINHO DAS LICITAÇÕES EM TODAS AS OBRAS PÚBLICAS, DA EDUCAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO…QNDO TEREMOS SRS?

  • Ebo diz: 15 de julho de 2014

    Mas para Arena não precisa !! não há grande jogos la mesmo !!! Pra time de segunda divisão ta bom assim …. Há será que tem outro jogador sobrado no mercado que tenha algum nomezinho!!! para contratar ?

  • Sergio Muller diz: 15 de julho de 2014

    Quando o Inter ganhar será tudo maravilhoso e o Caminho do Gol será festivo.
    Porém, quando perder, podem fechar o comércio porque, quem não sabe, a chinelada vai quebrar tudo…

  • jose oneide diz: 15 de julho de 2014

    Como era de se imaginar, o caminho do Gol para a Arena, será a Segunda…

  • luis diz: 15 de julho de 2014

    Essa gente está pedindo chuva com vento. Infelizmente não vai dar certo. Era uma copa do mundo. Torcedores de varios paises e civilizados. No primeiro jogo no no Beira rio com caminhada, certamente haverá confronto com gremistas e vice versa quando ocorrer na Arena. Irão combinar os confrontos nas redes sociais. Infelizmente é o que ocorrera. Até parece que o Fortunati caiu nesse planeta só na época da copa e que não conhece a rivalidade entre vermelhos e azuis

  • mateus diz: 15 de julho de 2014

    Opa, opa, opa ….

    Todo mundo sabe quem são as ervas daninhas ???
    Então porque ainda estão por aí? Vão esperar acontecer os problemas para enquadrar os caras?

    Cuidado, boca fechada não entra mosca !!!

  • Roberto diz: 15 de julho de 2014

    Se realmente for aplicado, é uma bela tentativa de “rehumanizar” as torcidas de futebol aqui na cidade, pois as últimas notícias são de “bichos” brigando. Realmente espero que funcione, senão será mais uma derrota para os torcedores de bem.

  • Anderson Colorado diz: 15 de julho de 2014

    o caminho do gol é uma grande sacada pelo acesso, pela mobilidade.. não há a necessidade de gastar com bandas, artistas, bandeirolas, pelo amor de Deus.. é só bloquear o local em dias de grandes jogos para facilitar o acesso e pronto, sem invenções… vá duplicar a Edgar Pires de Castro Sr. Fortunati, o Sr. prometeu no palanque quando era vice do fogaça e depois quando era candidato a prefeito e não cumpriu até hj..

  • Pedro Vargas diz: 15 de julho de 2014

    Este prefeito é muito ridículo! Porto Alegre da Copa do Mundo já era! Aliás, Porto Alegre da Copa do Mundo é mais ridículo ainda. PAlegre foi a sede brasileira da copa de 2014 mais chinfrim, com menos turistas. Mais pobrinha do que Curitiba e Goiânia e Natal, mesmo com todo a chuva que caiu por lá. Muitos turistas sairam daqui dizendo que a cidade era pequena, suja e que fedia. Vcs já leram a notícia de agora, do Globo on line, em que a dança em que os jogadores alemães gozavam dos argentinos, chamados por eles de…GAÚCHOS, está dando que falar na rede, por parecer uma dancinha nazista, onde os gaúchos são caracterizados por serem vergados de vergonha, fracos e feios? E eles, alemães, eretos, gloriosos, lindos. Nenhum jogador alemão falou bem de PAlegre, mofada e triste. Eu quero ver o porto-alegrense, gremista ou colorado andando a pé do mercado ao BeiraRio, em dia de jogo regional ou do brasileirão. Este prefeito não tem padrão Fifa! Tem mesmo padrão Fusca. E velho. E caindo aos pedaços!

  • Freitas diz: 15 de julho de 2014

    Bah a arena, seria maratona do Gol…da estação até a arena quantos KM?

  • Vinicios diz: 15 de julho de 2014

    Ta louco….Já está demais esse blá, blá, blá do Prefeito desse caminho do gol…
    Quem sabe ele faz, também, o “caminho da educação”, “caminho da segurança”, “caminho da Saúde”, “caminho das ruas desburacadas” e outros caminhos que realmente interessam ao povo.

  • adenor darabas diz: 15 de julho de 2014

    O caminho do gol é o caminho para o magnífico estádio beira-rio, um dos mais
    bonitos e modernos estádios do mundo.
    Lá no favelão o nome deve ser outro, sugestão: caminho do FULECO, sabem
    por quê? não tem rua e quem anda no mato é TATU.

  • Marcos diz: 15 de julho de 2014

    Ninguém público, tipo vereador ou propriamente da prefeitura, pensa na pessoas que moram na ZONA SUL de Porto Alegre. Camaqua, Cavalhada, Cristal, Tristeza, Ipanema, Assunção entre outros, em função de obras e jogos para copa o quanto fomos prejudicados no ir e vir de nossas casas, com esses fechamentos de rua, por causa da copa já levei 3 horas dentro de um ônibus, da salgado filho ao bairro Camaqua, por que isso não e comentado, falado, parem com essas palhaçadas. Existem pessoas que não tem nada ver com isso, e são sempre prejudicadas, já chega o fechamento da Av. Beira rio todos os domingos, toda vez que tem alguma coisa no anfiteatro Por do sol, no parque Harmonia, Gigantinho e jogos do Beira rio, Pelo amor de Deus CHEGA.

  • kolorado diz: 15 de julho de 2014

    para a arena canoas opa humaita nao seria o caminho da segundona?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • paulinho mazembe diz: 15 de julho de 2014

    Como fariam caminho do gol na arena com quele entorno feio, perigoso. Além de um terreno que pode afundar, de tanto churume do antigo lixão e mais antigo banhado. Aquilo nunca será caminho do gol e sim caminho da segunda.

  • ana peres struck diz: 15 de julho de 2014

    Não pode deixar o tempo passar. Tem que ser agora, domingo. Este Fortunati é irmão de lerdeza do Luiggi.

  • matheus diz: 15 de julho de 2014

    Ideia idiota para ter toda hora, para a Copa do Mundo foi válida. Mas já é um transtorno ir até os estádios ou mesmo transitar em POA em dias de grandes jogos, e ainda querem trancar as principais vias de acesso?
    Sem falar que muitos jogos do nossos campeonatos são no horário do Lobisomem, quero ver alguém ter coragem de andar pela rua no meio de uma multidão num jogo que começa às 22hs. E em jogos da dupla, duvido que vai ser só festa entre torcidas como foi no Mundial.

  • Marcelo diz: 15 de julho de 2014

    Bela ideia, ficou muito legal mesmo do Mercado ao Beira-rio.
    Contudo, como gremista, não acho que o caminho do gol deva ser do Mercado à Arena! Ele deve ser da estação do trem (quando vão batizá-la de “Estação Arena do Grêmio”?) até a Arena!! E, óbvio, obras de mobilidade devem ser feitas naquela avenida – José Perdo Boéssio.
    Ficará MUITO legal.

  • PEDRO diz: 15 de julho de 2014

    Como seria bom que as torcidas de Grêmio e Internacional pudessem fazer esse caminho juntas, de maneira civilizada. Quem sabe os estrangeiros nos tenham deixado um pouco de sua civilidade e educação!

  • Rodrigo diz: 15 de julho de 2014

    Vou ser forçado a falar que é uma forçação de barra. Primeiro só funcionaria em domingo ou feriado. Em dia de semana, o Bloqueio da Borges traria muita confusão ao trânsito porque não teria ponto facultativo para os Servidores Federais e Estaduais. O pior é ouvir que utilizariam para jogos da Libertadores. Piada o Inter não sabe o que é Libertadores há dois anos e mesmo que estivesse os jogos são noturnos e durante a semana. Imagina bloquear estas ruas no horário de Pico. Isto é para tentar ter ganho político em cima da Copa, ainda é inviável.

  • Carlos Martins diz: 15 de julho de 2014

    AH ,,, JÁ QUEREM ” C O P I A R ” ,,,,,,, KKKKKKKKKKKKK

  • Márlon diz: 15 de julho de 2014

    Caminho do Gol até a Arena? 8 km. Deveria ser Maratona do Gol.

  • Nilo diz: 15 de julho de 2014

    Desde que entreguem até o final deste ano a Voluntarios eu sou favorável. Onde estão obras do entorno da Arena? Já não chega o dinheiro público dado ao Inter para sair Copa? Somente um lado com benefícios não. Penso que já temos que reunir as lideranças do Humaita e pressionar se não vai sair.

  • Nilton diz: 15 de julho de 2014

    Agora é oficial, caminho do Gol até o Beira Rio passa a ser chamado CAMINHO DOS TÍTULOS, rodovia até a Arena OAS (grêmio) passa a ser chamada RODOVIA DA SEGUNDONA.

  • f2Duarte diz: 15 de julho de 2014

    Minhas preocupações são os arrastões e delitos que podem acontecer na presença de grandes concentrações – vide situação ao redor dos estádios em um passado não muito distante, durante o início e fim dos jogos. O legado sem dúvida é muito bonito, mas será que estamos preparados para protagonizá-lo? Espero que sim

  • Vilson Soares diz: 15 de julho de 2014

    Os “imparcias” de sempre…caminho do gol só para o SCI…por isso perdem assinantes gremistas TODOS os dias…continuem assim vermelhos de merda!

  • Luiz Veiga diz: 15 de julho de 2014

    Legal iniciativas que dao certo devem permanecer parabéns a todos os idealizadores.

  • JéfersonCopa diz: 15 de julho de 2014

    Porque não fazer um trajeto para a Arena a partir da igreja que fica próximo a ponte do Guaíba e passar na parte duplicada que leva até as proximidades da Arena Grêmio, seria mantido o espírito da coisa sem ter que esperar mais um ano para colocar novamente em prática esta idéia de conservar o caminho do Gol.

  • Eduardo Dorneles diz: 15 de julho de 2014

    Para acontecer novamente via berga-rua tem que ter público.

  • FLAVIO TEIXEIRA diz: 15 de julho de 2014

    SERIA SENSACIONAL

  • Docinha Colorada diz: 16 de julho de 2014

    hahahahaha, caminho do GOL pela Voluntarios? fala sério
    posso imaginar as “belezas” desse caminho

  • Alex diz: 16 de julho de 2014

    Já faço o caminho do gol desde que a Arena foi inaugurada, 10 minutos caminhando da estação Ancheita até o estádio.

    O que leva nossos políticos a acreditar que alguém iria caminhar do mercado público até a Arena se pode pegar o trensurb no centro e desembarcar praticamente dentro do estádio?

  • Guilherme Louzada diz: 16 de julho de 2014

    Por que não fazer o caminho do gol da Estação Farrapos até a Arena por 2 motivos: 1) É melhor que caminhar 10km do Mercado; 2) Dá pra colocar uma linha especial de Trensurb do Mercado até a Estação Farrapos que faz meia-volta no pátio de manobras do Aeroporto (e por isso não utilizar a estação Anchieta que é mais perto).

  • Jonatas Freitas diz: 16 de julho de 2014

    Sério que todo jogo, vai ter esse transtorno para a cidade ?

  • Guilherme diz: 16 de julho de 2014

    Tá aí uma coisa que não vai acontecer.

  • Luciano diz: 16 de julho de 2014

    Duvido que em um dia de GRE-nal as torcidas convivam pacificamente a caminho do estádio. Público de Copa do Mundo é uma coisa. Público de GRE-nal é outra bem diferente.(infelizmente)

  • Ubiratan Teixeira diz: 16 de julho de 2014

    O Caminho do Gol foi efetivamente uma grande ideia, dando um aspecto único à cidade de Porto Alegre. Ok. Esse é o lado positivo.
    Agora, a IMUNDÍCIE, o ABANDONO, o DESCASO, o ESTADO LAMENTÁVEL do viaduto Otávio Rocha, é INQUALIFICÁVEL.
    A Prefeitura Municipal de Porto Alegre é OMISSA e INCOMPETENTE no cuidado daquele que deveria ser o cartão postal da cidade. O viaduto Otávio Rocha devia ser a nossa Torre Eiffel, a nossa Estátua da Liberdade, o nosso Cristo Redentor. Ou seja, deveria ser a obra mais bem cuidada e preservada da cidade.
    O abandono e o desleixo é facilmente percebido nas fotos. O viaduto está completamente pichado, riscado, abandonado e serve inclusive de moradia para várias pessoas. O fedor de urina e fezes é enorme. Pessoas dormem e vivem embaixo do viaduto, do outro lado da rua de onde a torcida caminhava.
    Infelizmente Porto Alegre não recebe a atenção que merece por ser a capital do estado.
    Tem um dito popular que fala algo assim: Quer saber como a cidade é, veja como ela conserva seus monumentos.
    Porto Alegre é nota ZERO nesse quesito. Triste isso.
    A obrigação de qualquer administração municipal é tentar tornar a sua cidade agradável a seus moradores e visitantes.
    O Beira-Rio, com sua nova cobertura, através de pequenas lâmpadas de led, pode assumir a cor que quiser, dando um toque de beleza à cidade, de forma simples e barata.
    Imagina se o viaduto Otávio Rocha tivesse sido pintado de branco e durante a Copa do Mundo, em pleno Caminho do Gol, pudesse ficar iluminado com as cores das seleções que jogariam em Porto Alegre, da mesma maneira que o Beira-Rio tomou as cores das seleções que lá jogavam??
    Depois falam da falta de vocação turística de Porto Alegre.
    Se o nosso “monumento” mais bonito é um lixo, de que forma pretendem atrair turistas pra cá??
    A Prefeitura tinha que fazer do viaduto Otávio Rocha o SEU próprio cartão postal. Dar a atenção e o cuidado que ele merece, 24 horas por dia. Mandar pintar, limpar e cuidar da iluminação. E colocar a guarda-municipal, que tem entre as suas principais atribuições PRESERVAR O PATRIMÔNIO DA CIDADE, 24 horas por dia vigiando o local. Com o tempo a própria população trabalharia a favor da Prefeitura e cuidaria também.
    E puxa vida, isso tem um custo insignificante para a Prefeitura, que poderia buscar até um patrocínio para essa providência. Tenho certeza que alguma empresa gostaria de associar o seu nome ao embelezamento do viaduto Otávio Rocha, que fica no coração da cidade.

  • Alete diz: 16 de julho de 2014

    … para ser reativado na Arena, teria que ter existido anteriormente! Então, é óbvio que é em direção ao beira-rio!

Envie seu Comentário