Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

O Imperdível do Kadão

13 de novembro de 2009 1

Apesar de o ritmo na Zero Hora ser acelerado, constantemente os profissionais da Redação param por alguns instantes para o “Imperdível”, uma espécie de palestra informal com algum convidado da casa ou de fora.

São sempre temas de interesse: já tivemos, por exemplo, Paulo Ledur falando sobre a reforma ortográfica, repórteres contando bastidores de grandes coberturas, Luis Fernando Verissimo e Ruy Carlos Osterman  sendo entrevistados por Rosane de Oliveira e David Coimbra, entre tantos outros.

Nesta quinta, quem falou à Redação foi o editor de Fotografia do jornal, Ricardo Chaves, o Kadão. O assunto, claro, era a imagem. Confira o relato de Kadão sobre o francês que inspirou sua palestra e assista o vídeo da conversa na íntegra.

“Por  sugestão do Edu Veras, transformamos num Imperdível uma palestra sobre o fotógrafo francês Henri Cartier Bresson (1908/2004), que, originalmente, foi concebida e realizada para os alunos da Unisinos. 
Foi a oportunidade para conversar um pouco sobre o homem e seu trabalho (obra/autor). Bresson marcou profundamente a produção de imagens no século XX. Foi o único fotógrafo citado por Ernest Gombrich em seu famoso livro História da Arte, de 1972, que se tornou um clássico do assunto. 
Bresson teve uma trajetória peculiar e transitou da pintura para a fotografia. Depois, voltou ao desenho. É considerado um dos criadores do fotojornalismo. Afirmava que é na reportagem que há a comunicação do homem com o mundo.  
Conseguiu, como queria, ser famoso sem ser conhecido. Como alguém disse: “esmagou como ninguém sem fazer nenhum barulho…”  Ex-caçador, com a câmera na mão colocou, de forma perfeita, na mesma linha de mira, “a cabeça, o olho e o coração”.  Mestre da composição, esteta, geometra, anarquista e libertário.
Morreu mantendo sempre a sua ” profunda fé no homem e desconfiança na sociedade”.”

Comentários (1)

  • Blog do Editor » Blog Archive » Jornalismo em tempo mais que real diz: 19 de novembro de 2009

    [...] da Redação já não são novidade para quem acompanha o Blog do Editor, certo? Se são, clique aqui. Se não são, prossiga e ignore este [...]

Envie seu Comentário