Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Caçadores de estabilidade

29 de novembro de 2009 1

Você viu na Zero Hora dominical?

Um exército estimado em cerca de 8 milhões de brasileiros trava uma batalha particular. O objetivo: a superação de milhares de candidatos a cada nova seleção para conquistar uma vaga no setor público. Os chamados concurseiros vivem em um mundo próprio, cercados de livros, apostilas e provas. O grupo nunca foi tão grande. Com o número crescente de seleções abertas para novos servidores, em especial na esfera federal, a milícia só se avoluma _ este ano, estima-se um crescimento de 30% em relação a 2008. Para retratar esse universo, Zero Hora apresenta, de hoje até quarta-feira, personagens e histórias de vida que resumem o perfil dos novos e dos futuros servidores públicos. Eles retratam um momento ímpar no mercado de trabalho brasileiro.


Editor do caderno Empregos & Oportunidades e um dos autores da série de reportagens que ZH publica a partir deste domingo, Thiago Copetti explica abaixo por que o tema concurso público é amplamente abordado em Zero Hora – suas provas concorridas reúnem mais gente do que o disputadíssimo vestibular da UFRGS, por exemplo –, que agora apresenta esta série de reportagens aos seus leitores:


“A série começou a ser produzida em fevereiro, inspirada num grande volume de concursos públicos que estavam sendo abertos desde 2008. Pelo caderno Empregos & Oportunidades e pela demanda dos leitores, começamos a perceber que ali havia uma tendência forte de mercado de trabalho. O assunto foi tomando cada vez mais importância e, digo isso de uma forma bem pessoal, acabamos “obrigados” a fazer essa série. Trata-se de um universo atual, que por sua dimensão, precisava ser retratada pelo jornal. Diria que se tornou uma série em função dos leitores e dos próprios concurseiros.

Fomos em busca de personagens representativos de vários tipos de candidatos: aquele que faz vários concursos e não desiste, aquele que faz sacrifício, aquele que já passou, o que já passou e está sempre em busca de um melhor. Além disso, abordamos a economia em torno deste universo.

Vale ressaltar que o caderno Empregos & Oportunidades, publicado aos domingos, sempre um espaço fixo sobre o tema”.

Acompanhe o cronograma da reportagem:

Domingo - Em busca de estabilidade

Segunda-feira – Candidatos sem fronteira

Terça-feira – Chances para todos

Quarta-feira – Mercado movido a edital

Comentários (1)

  • Carlos Santos diz: 1 de dezembro de 2009

    Como seria o Brasil, no dia em que todos teriam estabilidade, dinheiro no bolso e não haveria produtos e serviços para gastar?
    Todos os que aceitam riscos teriam ido embora.

Envie seu Comentário