Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Novo olhar na política

31 de maio de 2010 3

A colunista Rosane de Oliveira ganhou nova assistência para construir diariamente a sua página 10, uma das mais lidas de Zero Hora.

Às vésperas das eleições, assume nesta segunda-feira o lugar de Fabiano Costa — atualmente na Sucursal da RBS, em Brasília — a repórter Letícia Duarte, 29 anos.

Formada em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul, cidade onde nasceu, Letícia coleciona distinções desde o início da carreira. Em 2002, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo, pela série de reportagens Adolescência Prostituída, publicada no Pioneiro, jornal coirmão de ZH.

Transferida no ano seguinte para Zero Hora, Letícia dedicou-se especialmente a temas como saúde, infância e adolescência, educação e problemas sociais. Em 2005, conquistou o Prêmio Iberoamericano pelos Direitos da Infância, da Unicef, pela reportagem Herdeiros da Aids, que mostrou um retrato da primeira geração de adolescentes a crescer com o vírus.
Em 2007, recebeu o Prêmio Imprensa Embratel, pela série Os Rios Grandes do Sul, publicada em ZH. No mesmo ano, montou a exposição fotográfica Paisagens do Invisível com o material que trouxe de Moçambique, na África Subsaariana, onde atuou como professora de português voluntária por um ano.

— A essência da reportagem é a mesma, cavar informações, mas agora vai ser no campo político. Um dos desafios para mim que sempre gostei de fazer grandes matérias vai ser transformar toda a minha apuração em pequenas notas — diz Letícia.

Entre os trabalhos de destaque de apuração da repórter está ainda a série Mulheres Marcadas pelo Câncer, incluída no livro Zero Hora — 45 Reportagens que fizeram história, alusivo aos 45 anos do jornal lançado no ano passado.

Comentários (3)

  • Antonio diz: 31 de maio de 2010

    Belo curriculum, mostra a preocupacao com os temas e problemas sociais, parabéns e sucesso.

  • beto diz: 8 de junho de 2010

    Conheço a trajetória da Leticia Duarte, excelente profissional, já mostrou seu talento, e com certeza ainda irá nos mostrar muito mais.
    Parabéns, continue fazendo o que tu faz, que o sucesso será garantido.

  • Maristela Faccio diz: 8 de junho de 2010

    A profissão de jornalista é muito desgastante e de muita responsabilidade. Uma palavra que têm uma bela sinonímia, a ética o jornalista deve abraçá-la de vez, já nos bancos da instituição acadêmica. Jornalismo se faz por amor e com responsabilidade. Jornalista é a pessoa ou profissional que exerce atividade jornalística como redator, repórter, fotógrafo, editor, apresentador entre outras. O jornalista deve ser eclético, visto que a profissão exige isso do profissional.Parabéns vc está na profissão certa e sem sombra de dúvida vc é uma pessoa sensacional.Abraços…

Envie seu Comentário