Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

A leitora do século

07 de agosto de 2010 3

Em suas andanças como repórter da RBS TV, Roberta Salinet brindou a Zero Hora com uma descoberta que nos enche de orgulho: uma veterana leitora que, aos 102 anos, se diz uma completa apaixonada pelo jornal. Não há dia em que ela deixe as cruzadas em branco ou falte à leitura de seus colunistas preferidos.

Quem conta a história da Dona Jurema é a própria Roberta, autora do vídeo abaixo. 

Roberta Salinet

Saí à procura do ouro e encontrei uma joia de verdade. Escalada para fazer a reportagem que irá ao ar no Teledomingo, percorri a região central do Estado para revelar a nova corrida do ouro gaúcha.

Abertas no século 19 e exploradas por garimpeiros gaúchos e empresas multinacionais até por volta de 1950, as minas do Rio Grande do Sul voltaram a receber o foco das mineradoras. Seguindo o fio da meada dessa história, conheci dona Jurema Chiappetta. A senhora elegante de 102 anos me encantou pela lucidez. Ela é filha de um tradicional minerador do município de Lavras do Sul, José Chiappetta.

A casa da família é quase um museu, tamanha a beleza de móveis e objetos que datam mais de 150 anos. Dona Jurema lembra bem das barras de ouro que o pai guardava em casa e do contato com os garimpeiros que compravam no armazém da família:

— Chegavam com o pó de ouro envolto em papel de seda. Papai pesava tudo na balança de precisão, e eles iam embora com as compras, felizes.

Enquanto o pai negociava, a filha se distraia com o jornal publicado na região. Anos depois, descobriu Zero Hora e, daí em diante, não há um dia sequer em que ela não leia a ZH inteira, de trás pra frente. Por que? Porque o colunista preferido dela, está bem lá no fim do jornal. Dona Jurema é fã incondicional de Paulo Sant’Ana e, com toda essa história que ela carrega, poderia ser eleita a fã do século.

Comentários (3)

  • Mariana Moura diz: 7 de agosto de 2010

    Impossível não se encantar com a dona Jurema.
    Desejo vida longa com mt saúde e lucidez.
    Parabéns para Roberta Salinet.
    Deveriam providenciar uma visita ao Beira-Rio e a redação do jornal ZH para a d.Jurema.

  • Leo Bicalho diz: 7 de agosto de 2010

    Muito legal essa matéria, só muito cansativa. Fui obrigado a ler isso, mas enfim, eu gostei.

  • Paulo Sant’Ana diz: 10 de agosto de 2010

    Fiquei comovido com as palavras da dona Jurema. Que orgulho ter uma leitora como ela. Manifestações assim inspiram-me a escrever cada vez mais.

Envie seu Comentário