Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Alvaro ganha sua grande reportagem

07 de agosto de 2010 8

Foto: Fernando Gomes Com 25 anos, Alvaro Andrade já vendeu pasteis feitos pela tia e apresentou um programa de rádio em Encantado, onde nasceu. Hoje, o estudante do 6º semestre do curso de Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) é o vencedor da segunda edição do concurso Primeira Pauta.

Em três etapas, Alvaro superou dezenas de candidatos e acompanhará uma equipe de Zero Hora em uma grande reportagem no segundo semestre deste ano. A primeira lembrança do gosto pela escrita está numa redação elogiada pela professora de português no Ensino Fundamental do Colégio Cenecista Mário Quintana, em Encantado, no Vale do Taquari.

Filho da funcionária pública Denise Andrade e do professor de Educação Física Sílvio Zonatto, o universitário cresceu acompanhando jornalistas que iam à pousada da família para escrever sobre esportes radicais. Guri e cheio de vontade de trabalhar, Alvaro saiu às ruas para vender pastéis feitos pela tia. E foi exatamente um dos seus clientes que, anos mais tarde, lhe ofereceu emprego em uma rádio da cidade.

Convite aceito, o jornalismo não saiu mais da vida do atual funcionário da Ulbra TV. Falante e entusiasmado, Alvaro foi da rádio para o curso de Comunicação Social do Centro Universitário Univates, em Lajeado, a menos de 20 quilômetros de casa. Cursou dois semestres, mas percebeu que desejava mais. Acabou transferindo o curso para a universidade de Canoas.

— O Jornalismo vicia — diz ele.

Leitor de Zero Hora desde pequeno, Alvaro acompanhou, no ano passado, a série de reportagens Expedição Lagoa Mirim, que teve a participação da estudante de jornalismo Mariana Müller, vencedora da primeira edição do concurso Primeira Pauta.

— É uma experiência incrível, estou muito feliz com a vitória — garante.

Acostumado aos textos curtos do rádio e da televisão, o universitário aguarda ansioso o dia em que saberá do que se trata seu prêmio, ou melhor, sua primeira grande reportagem.

DUAS GERAÇÕES DE VENCEDORES

Foto: Fernando Gomes

Para conversar com o vencedor da segunda edição do concurso Primeira Pauta, Alvaro Andrade, Zero Hora escalou a vencedora da primeira versão da competição, a também estudante Mariana Müller, que hoje é produtora do caderno Nosso Mundo Sustentável no jornal. Confira o bate-papo dos dois:

Mariana Müller – Como tu enxergas o jornalismo?

Alvaro Andrade – O jornalismo deve carregar sempre um antigo pressuposto que é manter as pessoas informadas, prestar um serviço social e fazer refletir. No momento em que o Brasil vive hoje, com tanta transformação e amadurecimento, isso é ainda mais importante. E aí o jornalista tem de estar muito atento ao que acontece ao seu redor.

Mariana – De que forma te imaginas como jornalista?

Alvaro – Só desejo ser um jornalista realizado, poder trabalhar com liberdade, independente de onde eu esteja. Voltando para a rádio em Encantado ou não, quero sentir que estou contribuindo para a sociedade com o meu trabalho. Ser um profissional reconhecido e premiado, por exemplo, é só uma consequência de todo o trabalho.

Mariana – O que estás sentindo agora, como vencedor do concurso Primeira Pauta?

Alvaro – Na verdade, um grande frio na barriga. Quero me preparar, trabalhar e desenvolver a pauta junto, como é a proposta do concurso. Mas dá um frio tremendo porque trabalho com a expectativa de fazer um lindo papel e deixar uma porta aberta. Quando eu vim para Porto Alegre foi para me aproximar dos grandes veículos. Sempre quis estar na Zero Hora ou na Rádio Gaúcha, então, agora, quero mostrar meu potencial e absorver ao máximo essa experiência. O fato de ser uma grande reportagem no impresso também vai ser um grande desafio pra mim, por isso o desejo de aprender.

Mariana – E o que imaginas da reportagem que acompanharás?

Alvaro – Se no primeiro ano colocaram uma menina de barco no meio da Lagoa Mirim, o que vai ter pra mim? (risos) Vou fazer uma travessia num Cânion? A minha expectativa é de que seja uma grande aventura mesmo, uma viagem daquelas de contar para os netos.

Mariana – Como foi a repercussão das tuas conquistas na faculdade?

Alvaro – Como funcionário da Ulbra TV e aluno do curso de Comunicação, eu passei por toda a crise que a Ulbra enfrentou. Foi difícil, mas eu gosto e acredito na universidade. Agora, é um orgulho por poder levar comigo o nome na universidade. Meus colegas e professores já ficaram muito felizes por eu estar na final, imagina agora.

Mariana – Tu gostas mais de alguma editoria do jornal? Qual?

Alvaro – A minha preferência não é por área ou editoria, é por suporte. A experiência na televisão é ótima, mas prefiro rádio e jornal. Eu gosto de falar e de escrever.

Mariana – Tu sabes dizer onde começa teu desejo de ser jornalista?

Alvaro – O jornalismo está tão misturado com o Alvaro, que jornalismo e Alvaro são parte do mesmo caráter. Tudo foi importante, desde a comunicação enquanto vendedor de pastel, a convivência com os jornalistas que iam à pousada dos meus pais, até o estímulo da minha mãe à leitura. Isso tudo é parte do Alvaro jornalista que fará sua primeira pauta.

Veja o vídeo:

Comentários (8)

  • Marilei Pessatti diz: 8 de agosto de 2010

    Parabéns pela conquista Alvaro!!!

    Mari

  • Cinara Hulsendeger Zanetti diz: 8 de agosto de 2010

    Alvo, como chamamos ele carinhosamente, só temos orgulho de ti, tu és muito especial, Parabéns por essa conquista, com a tua garra, inteligência, sabedoria e tua simplidade acreditamos que tu vais ter muito mais conquistas na tua trajetória, sejas sempre como tem sido, um exemplo, principalmente para o teu afilhado LEONARDO, PARABÉNS…SUCESSO…BJUS

  • Leo diz: 9 de agosto de 2010

    Parabéns Alvaro!
    Que orgulho poder ter estudado uma cadeira lá na Ulbra contigo. Muito sucesso pra ti cara, representa! :)

  • Alvaro diz: 9 de agosto de 2010

    Gente!

    Muito obrigado pelo apoio de todos! É muito gratificante e estimulante também!
    Agora vem o maior desafio!

  • Dóro diz: 9 de agosto de 2010

    Parabéns, Álvaro.
    Passei por diversas instituições de ensino, mas formei-me em Jornalismo pela Ulbra e comprovo que os professores são parceiros dos alunos. Estão ali para ajudar-nos e não para dar uma aula e sair correndo, como em algumas universidades repletas de estrelas. Claro, há também os professores que tratam os alunos de uma forma pouco acadêmica ou que tem pouco tempo para o aluno, assim como em outras instituições, mas os de boa fé são maioria que os vi lutar para manter a qualidade de ensino mesmo em meio a uma crise que os deixou sem vencimentos. Será que essa entrega aconteceria em outras universidades? Os alunos da Ulbra pecam, talvez, por não serem corporativistas, como muitas das instituições de ensino que existem por esse país. Os corporativistas normalmente privilegiam a marca da instituição, contratando apenas egressos dos mesmos cursos que realizaram. Isso é instinto de preservação, mas que, talvez pela raiz luterana de muitos professores, não é cultivada.
    Felicidades e boa carreira.

  • Evaldo Lang diz: 9 de agosto de 2010

    Parabéns amigo, tua dedicação e seriedade certamente foram o destaque deste teu trabalho. Sucesso amigão.

  • Laura M.S diz: 9 de agosto de 2010

    Inicio no curso de jornalismo nesse semestre, na UFRGS. É muito bom ver exemplos como o teu,Álvaro; digo isso não só por tua conquista, mas também pela motivação que tu geras em quem está começando.
    Sucesso nessa oportunidade que surge em tua vida! :D

  • delavy diz: 9 de agosto de 2010

    Força Alvaro ,parabens a você e sua familia ! Abraço …

Envie seu Comentário