Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Dez sugestões do chef

07 de agosto de 2010 0

Por Ricardo Stefanelli, diretor de Redação

Comecei escrevendo esta Carta dominical para chamar a atenção sobre as novidades que chegam às mãos dos leitores na edição de hoje, mas, em vez de destacar apenas as pautas e seções singulares, achei mais justo exibir o cardápio completo, que inclui sacadas, diversão para a garotada e apuração em profundidade.

A carta não chegou – Começo pela investigação promovida pela editoria de Economia em busca das razões que levaram os Correios a enfrentar a maior crise desde sua criação, no governo Getúlio Vargas. Em uma reportagem de quatro páginas do caderno Dinheiro, o repórter Flávio Ilha mostra as perigosas ingerências políticas dentro da estatal e explica por que, infelizmente, morreu a decantada eficiência da empresa. Hoje, uma correspondência postada pode parar no caminho.

Teste de Realidade – ZH retoma neste domingo o Teste de Realidade, seção criada na eleição passada para confrontar as propostas feitas com a viabilidade de serem executadas. O objetivo é ajudar o eleitor a diferenciar o que é factível daquilo que ficará apenas no discurso. 

Direto de Brasília – Ainda na cobertura eleitoral, a partir deste domingo e em todos até o final da campanha eleitoral, o jornalista Klécio Santos, editor-chefe do Grupo RBS em Brasília, retoma o espaço “Direto de Brasília”, mesclando análise e curiosidades como a seção “ O primeiro santinho a gente não esquece”. Na estreia, Klécio avalia as repercussões do primeiro debate na TV e, entre as amenidades, o primeiro santinho de Pedro Simon. 

Álbum do Brasileirão – ZH retoma uma febre na Copa do Mundo e traz, encartado, um novo álbum de figurinhas, agora com versão para o Campeonato Brasileiro. Em novo formato e com cromos de bordas douradas, destacará em cada página um ídolo e um craque do clube. Na segunda-feira, ZH encarta quatro figurinhas. 

Enviado Especial - O repórter Leandro Behs já aterrissou  na manhã deste sábado no México, de onde envia suas primeiras impressões sobre o polêmico palco da decisão entre Chivas e Inter. Acostumado a grandes jogos, Behs desembarca em Guadalajara dois dias antes do time para transmitir um olhar diferenciado sobre a cidade cara aos brasileiros, desde que Pelé e seus companheiros iniciaram lá a campanha memorável do Tri de 1970. 

Como nossos pais – Homenagem ao Dia dos Pais, reportagem do Donna promove um encontro possível somente por meio da tecnologia: em uma fotomontagem, pais e filhos se reúnem quando tinham a mesma idade.  Produzida pela repórter Patrícia Rocha, são  quatro deliciosas páginas de leitura e uma viagem a outra geração.

Festival de Gramado – Depois de uma semana em que a atração foram os flocos de neve, Gramado continua a reluzir, agora sob o olhar dos especialistas em cinema e celebridades, que sobem a Serra para o Festival de Cinema. Situada ao lado do Palácio dos Festivais, a Casa RBS reunirá equipes da RBS TV, TVCOM, Rádio Gaúcha, Itapema FM e ZH. Passe lá.

Sem limites – Não é novidade o uso da internet para revelar a vida privada, mas o fenômeno, retratado às páginas 26 e 27, ganhou proporção com uma nova ferramenta, o twitcam, que permite a transmissão  ao vivo. A reportagem alerta para os perigos de um meio maravilhoso que exige, cada vez mais, bom senso.

A favor ou contra – Desde a semana passada, o editorial principal publicado no domingo agora é produzido às quintas e postado antes no Blog do Editor (www.zerohora.com/blogdoeditor) para que os leitores se posicionem até o final da tarde de sexta. Alguns são selecionados para publicação junto à edição dominical.

A Primeira Pauta – ZH divulga hoje o vencedor da promoção que seleciona um estudante de Jornalismo para acompanhar uma Grande Reportagem no concurso Primeira Pauta: na página 24, você vai conhecer Alvaro Andrade, aluno da Ulbra, natural de Encantado, que superou dezenas de participantes.

Em meio à reunião de sexta-feira que encordoava o rico cardápio dominical, o editor Leandro Maciel, autor da arte de capa, brincou:

– Está barato esse jornal de domingo.

Ao contrário de achar barato, tentamos valorizar cada centavo despendido na compra avulsa ou na assinatura.

Envie seu Comentário