Os 10 sites hiperlocais espalhados pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina pelo Grupo RBS estão fazendo em todas as regiões. Esta semana, o pioneiro clicRBS Pelotas (www.clicrbspelotas.com.br), que nasceu no finalzinho de 2009, com o nome Pelotas Mais, comemorou aniversário festejando também um ano da instalação do conselho de colaboradores.

O grupo, formado por 10 leitores-repórteres é o primeiro conselho entre os sites hiperlocais capitaneados pela editora de Zero Hora, Rosane Tremea.
É ela quem treina os jornalistas que mediam os sites e acompanha o trabalho que está atendendo as principais regiões do Estado. Além de produzir material escrito e fotográfico sobre o que acontece em Pelotas, o conselho de colaboradores se reúne para aprimorar o portal. A reunião que comemorou um ano de atuação foi no dia 13 de janeiro.
Conforme a jornalista responsável em Pelotas, Bianca Zanella, o site já promoveu mudanças sugeridas pelos conselheiros como o fim da exigência de login e senha para publicação de comentários no portal.
As páginas online espalhadas pelo RS e SC fazem a cobertura de assuntos que interessam a grupos restritos de leitores, por proximidade geográfica ou cultural. Além de Pelotas, os sites estão localizados em Santana do Livramento, Erechim, Passo Fundo, Bento Gonçalves, Santo Ângelo, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Rio Grande. Em Santa Catarina, existe o clicRBS Itajaí.