Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Congresso reúne jornalistas em São Paulo

30 de junho de 2011 0

Investigação, apuração detalhada em reportagens ou em coberturas do dia a dia estão no foco das discussões do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, organizado pela Abraji, em São Paulo, de hoje até sábado. A primeira rodada de cursos, debates e oficinas terminou ao meio dia, com a participação intensa de estudantes, professores, jornalistas e profissionais de diferentes áreas.

Com forte DNA de investigação jornalística, os jornais do Grupo RBS marcam presença no evento. O público que visita o estande pode conhecer os oito jornais impressos no iPad, assistir reportagens investigativas da RBSTV e conhecer a Agência RBS. O local também sendo frequentado pelos profissionais do grupo que participam dos cursos.

A repórter de Zero Hora Adriana Irion chegou cedo e fez um pit stop no estande da RBS. A jornalista assistiu esta manhã a palestra Investigação de Gastos Públicos, com Gil Castello Branco, da ONG Contas Abertas.

Por volta das 11h, foi a vez do repórter Everton Siemann, da editoria de Esportes do jornal de Santa Catarina, descansar a mochila no espaço RBS do evento.

Interessado nas palestras que começaram às 14h, Everton pautou a jornada com seis cursos, a maioria voltada ao esporte. Na mala, o repórter trouxe livros para serem autografados pelo mestre Andrew Jennings, da BBC, um pioneiro na investigação sobre escândalos da Fifa.

- Vamos sediar uma Copa e queremos aprimorar a investigação no esporte – disse, contando seis palestras no roteiro até sábado.




Everton aproveitou o tempo para se divertir olhando as matérias investigativas do Santa no iPad e a capa de Zero Hora com a saída de Renato do Grêmio.

Everton participa do evento com os colegas de jornal Anderson Silva e Raquel Vieira. A dupla também visitou o espaço RBS esta manhã.

Repórter da editoria de Geral do Jornal de Santa Catarina, Anderson está no congresso para assistir a todas as palestras, mas tem foco em três áreas:

_ O Vale do Itajaí é uma região de muitas enxurradas e deslizamentos. As coberturas em áreas de risco me interessam bastante. O jornalismo de emergência, o online e os assuntos ligados a segurança estão na minha lista. Mas não vou perder nenhuma.

Com nove palestras agendadas até sábado, Raquel começou o dia com Direito para Jornalistas, curso ministrado pelo promotor Roberto Livianu, presidente da ONG Ministério Público Democrático.

- São coisas muito práticas, que contribuem muito no nosso dia a dia – elogiou a jornalista.

E por falar em elogios, Adriana Irion fechou a manhã entusiasmada e com a cabeça cheia de pautas.

- Nos primeiros 15 minutos de curso, eu já queria ligar para o jornal para contar as ideias de pauta que surgiam a cada instante – disse a repórter, que hoje almoçou com a companheira de editoria Vivian Eichler, também participante do congresso, e as amigas e ex-colegas de ZH Dionara Melo (Agência EFE/Rio) e Mirella Nascimento (G1/SP), todas na foto abaixo.

Os jornalistas do Grupo RBS que estão no Congresso prometeram passar aqui pelo Blog do Editor e deixar as impressões sobre as principais ideias discutidas nas palestras ao longo da programação. Enquanto isso, os participantes podem conhecer os veículos. Só um aviso: faltou o chimarrão!!!

Envie seu Comentário