Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Lições para escrever bem

30 de junho de 2011 0

Todos os meses, os estudantes que trabalham em Zero Hora sentam para ouvir lições que possam fazer a diferença no dia a dia do jornal. Na última quarta-feira, dia 29, o convidado para falar foi o editor de literatura Carlos André Moreira, que falou sobre a importância da leitura para quem escreve.

Com a informação de que lê, no mínimo, 50 livros por ano, Carlos André deu início ao relato de suas experiências com leituras e resenhas. O jornalista contou como organiza suas leituras e tarefas no Segundo Caderno. Segundo ele, os autores gaúchos têm prioridade no jornal.

— Não podemos deixar passar nada sobre os escritores daqui — salientou.

Carlos André ainda comentou o pouco tempo que tem para ler:

— Eu leio rápido, isso ajuda. Minha leitura rende mais pela manhã. Além de tudo, durmo pouco. Acordo cedo, tomo café e leio antes de vir para o jornal — disse, ao dar parte do crédito à insônia.

Dialla Dorneles, estudante do 3º semestre de jornalismo da PUCRS e auxiliar de produção do Segundo Caderno, gostou da explicação do jornalista sobre os métodos que ele usa para resenhar:

— Achei interessante o que disse sobre a ética na hora de fazer uma resenha: é muito fácil falar mal de um autor, difícil é fazê-lo sendo educado. Além disso, ele já teve de recusar resenhas por serem livros de amigos ou colegas de trabalho – afirmou.
Sobre escolher não falar a respeito de determinados autores, Carlos André explica:

— Não posso resenhar os livros da Cíntia Moscovich, por exemplo, que é uma grande amiga que tenho no meio literário. Eu posso até criticar seus livros, mas qualquer elogio que eu faça seria considerado suspeito — sublinhou.

O Encontro de Estudantes faz parte do projeto de integração e formação promovido uma vez por mês com profissionais e temas variados.

Texto: Thiago Souza, estudante de jornalismo na PUCRS

Envie seu Comentário