Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Repórter do DC relata primeiro dia no congresso da Abraji

30 de junho de 2011 0

Quem também passou pelo espaço do Grupo RBS no 6ºCongresso Internacional de Jornalismo Investigativo, em São Paulo, foi o repórter especial do Diário Catarinense, Diogo Vargas. O jornalista fez um balanço do primeiro dia do evento, que segue até sábado, na Universidade Anhembi Morumbi. Confira o depoimento.

“Participei de duas oficinas por enquanto: Google para jornalistas e Narcotráfico – Crime e Imprensa no México. Na do Google havia maior número de participantes. Dois funcionários da empresa ensinaram como fazer buscas mais específicas, mas ressaltaram a importância da fonte de informação na internet não ser a única. Também sobre a necessidade de se cruzar dados até à produção final da reportagem.

Os técnicos do Google falaram sobre situações jurídicas também. O Brasil, por exemplo, é campeão em quantidade de pessoas que tentam _ e sem sucesso _ a retirada de conteúdo do portal. “O Google não é dono de conteúdo”, disse um dos palestrantes, lembrando que o portal traz sim as páginas de outros sites.

No painel sobre o México e o narcotráfico, a jornalista mexicana Ana Arana, da Fundación MEPI, falou sobre os cartéis daquele país e o alcance na vida da população. Ana comparou o narcotráfico como um “exército” no crime naquele país e um verdadeiro “negócio”. Ela defendeu a legalização da maconha e um “pacto” das autoridades para tentar minimizar o problema mundial. No final, se mostrou preocupada com o número de jornalistas assassinados pelo mundo”.

O final de tarde também foi movimentado e espaço RBS foi visitado por jornalistas e estudantes.

Envie seu Comentário