Em Busca da Terra Sem Mal é o nome da exposição que o fotógrafo de Zero Hora Jean Schwarz levará ao Delhi Photo Festival que começa sábado em Nova Delhi, na India.
Durante quatro meses Jean conviveu com índios Guarani Mbya assentados às margens de rodovias na Região Metropolitana de Porto Alegre e produziu as dezesseis imagens. Ele é o único brasileiro entre os profissionais de todo o mundo que apresentam seus trabalhos no Delhi Photo Festival.
Abaixo, o texto da mostra
Quando os desbravadores chegaram em terras brasileiras estima-se que havia 10 milhões de índios. Hoje, esse número não ultrapassa 1 milhão. A falta de políticas adequadas e divisão de terras traz como consequência o desamparo e a marginalização deste povo. Hoje, o sub-grupo Guarani Mbyá é um dos povos Guarani que ainda mais conserva as práticas tradicionais e religiosas, buscando viver de acordo com as normas dos antigos.
Os índios Guaranis Mbya acreditam que exista uma terra sem mal, conforme o criador, Nhaderu (Deus) prometeu desde o momento que os colocou no mundo. Assim, Em Busca da Terra Sem Mal é entendido como a fuga da Terra do Mal. O lugar definido como mundo arruinado, a terra do Inimigo.