Todo começo de ano, jornalistas da Redação de Zero Hora param para programar os grandes projetos do calendário. Na projeção de 2011, pensar a celebração dos 40 anos de Paulo Sant´Ana foi desafiador. Para promover eventos à altura do ícone do jornalismo gaúcho, o diretor de Redação, Ricardo Stefanelli, mobilizou um grupo com a missão de germinar ideias.
Foram dezenas de sugestões que partiram dos jornalistas Moisés Mendes, Claudia Laitano, Rosane Tremea, Deca Soares, Lucia Pires, Pedro Dias Lopes, Barbara Nickel, Isadora Neumann entre tantos outros colegas do cronista do cotidiano que desperta sentimentos de paixão a raiva nos leitores ao escrever sobre tantos temas polêmicos.
Uma das ideias que teve ressonância no time criativo mexeria com o imaginário dos colegas da Redação e principalmente dos leitores: a chance de ser Paulo Sant´Anna. Na coluna do último dia 12, o próprio lamentou : “Eu queria ser outrem para poder conhecer o Paulo Sant’Ana“. Esse privilégio nem Paulo nem Pablo terão, mas um anônimo leitor sim.
Para arriscar a sorte, é preciso se inscrever no concurso cultural promovido por Zero Hora. Em contagem regressiva, o cronista espera inscrição de atores para contracenarem com ele no grande dia. Bondoso e apaixonado, Sant´Ana entende que não é substituição, é idolatria. De todos nós.
*******
Site especial

Aproveito para recomendar o acesso ao site especial produzido pela jornalista Isadora Neumann e pelos infografistas Thiago Machado, Fernando Monteiro e Sharbel Freiberger com um compilado do melhor de Sant´Ana, da primeira crônica publicada às músicas preferidas. Confira!