Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 19 outubro 2011

Ao leitor, com carinho

19 de outubro de 2011 1

A Editora Executiva de Economia, Maria Isabel Hammes, se divertiu na tarde de hoje.

Enquanto trabalhava na produção do Informe Econômico, recebeu um e-mail de um leitor que fazia reclamação dupla. Para o Blog do Editor e para a colunista. Pablo, o leitor, queria saber por que Bela, como é chamada na Redação, não aparecia nas fotos da reunião de pauta que são publicadas diariamente. Bela respondeu prontamente, se divertindo com a situação (confira e-mails abaixo).

Além disso, atento, Pablo postou um comentário no Blog fazendo o mesmo questionamento e pedindo fotos da editora.Fã é fã, como ele mesmo diz.

Atendo aos pedidos, o Blog do Editor fez uma foto da Bela especialmente para o fã número 1 da colunista. Aí vai, Pablo:

Abaixo, confira os e-mails trocados pelos dois na tarde de hoje:

Caso Orlando Silva é assunto entre os leitores

19 de outubro de 2011 0

As denúncias de corrupção envolvendo o ministro dos Esportes, Orlando Silva, foram o assunto mais comentado entre os leitores que enviaram mensagens à Redação hoje. Confira opiniões:

“Certamente, as explicações do ministro dos Esportes Orlando Silva na Câmara dos Deputados só servirão para aumentar ainda mais nossa desconfiança sobre possíveis irregularidades no ministério. Cá para nós, sua volta imediata e aquele calhamaço de papel que mostrava aos deputados deixaram claro que ele já esperava pelo estouro. Até tu, Orlando?”

Leônidas Marques

Aposentado – Volta Redonda (RJ)


“É grande a gritaria e encenação de alguns deputados sobre a acusação de corrupção do ministro dos Esportes, Orlando Silva. O porta voz é o ACM, neto do senador que manipulou, entre outros, o painel de Senado. Estes mesmos senhores, há poucos dias, absolveram a colega deles, a deputada Jaqueline Roriz, filmada recebendo propina. Deixem de bancar os paladinos da moralidade! Deixem que os órgãos competentes apurem a verdade.”

Jorge Cunha Guterres

Administrador de empresas – Santa Maria


“Parece que há mais semelhanças entre o policial militar João Dias Ferreira, que fez as denúncias contra o ministro dos Esportes, Orlando Silva, e o ex-delegado Durval Barbosa, que fez as denúncias contra o ex-governador Arruda, que o fato de que ambos são da área de ‘segurança pública’. Aquele, da Polícia Militar, este, da Polícia Civil. Aguardemos, pois, os próximos capítulos…”

Rodrigo Borges de Campos Netto

Cientista Político – Brasília (DF)


Já na página de ZH no Facebook, um comentário publicado no blog de David Coimbra (acesse aqui) estimulou os leitores a se manifestarem. O colunista defende o nome de Pelé como possível sucessor de Orlando Silva.

 

 

“Pelé entende de politica(gem)? Isso é essencial.”

Michele Medina


“Não (seria bom) como ministro, mas como ‘celebridade’ para melhorar a imagem do Brasil lá fora. Agora, se isso é bom ou não, são outros 500…”

Douglas Wendt


“Já teve o momento dele entre 1995-1998. Existem melhores opções.”

Walkiria Garcia

Gravação

19 de outubro de 2011 0

Enquanto as pautas são produzidas e a edição de amanhã começa a ser definida, o VT com as chamadas do dia seguinte está sendo gravado para veicular à noite na RBSTV.

Reunião de pauta

19 de outubro de 2011 1

No meio da tarde ensolarada desta quarta-feira, editores de ZH se reúnem para debater os rumos da edição de amanhã.

Grupo RBS nos finalistas do Prêmio Esso

19 de outubro de 2011 0

Foram divulgados hoje os finalistas do Prêmio Esso de Jornalismo.  Zero Hora tem quatro trabalhos selecionados na Categoria Regional Sul, dois em Fotografia e dois em Reportagem. Outros veículos do Grupo RBS também concorrem ao mais importantes prêmio do Jornalismo brasileiro.

Confira as indicações de Zero Hora:

Fotografia:

- Ricardo Chaves, com o trabalho VIDAS AUSENTES, que retratou em sete imagens quartos deixados por jovens vítimas do trânsito no Estado.

- Tadeu Vilani, com A FACE GAÚCHA DA MISÉRIA, imagens que mostraram as mais de 300 famílias gaúchas que vivem na extrema pobreza.


Reportagem

- Itamar Melo, com o trabalho “Caça-níqueis, caça-vidas”,

- Carlos Wagner, com o trabalho “O Brasil de Bombachas”, uma viagem pelo continente imaginário criado


RBS TV

- Francis Silvy, com o trabalho “A guerra entre shoppings atacadistas do Vale do Itajaí”

Diário Catarinense

- Angela Bastos, com o trabalho “Os desapartados”

- Fabio Gadotti, Upiara Boschi, Natália Viana e Mayara Rinaldi, com o trabalho “Supersalários e surtos de aposentadorias por invalidez na Assembleia Legislativa de SC

- Diogo Vargas, com o trabalho “Corrupção no Ibama

Jornal de Santa Catarina

Fotografia: Marcos Porto, com o trabalho A dor se repete e Artur Moser, com o trabalho Alívio no asfalto

Educação: Tatiana dos Santos, Cleisi Soares, Gilmar de Souza e Arivaldo Hermes, com o trabalho “Mestre com carinho”


Agricultora guardava ZH há 10 anos

19 de outubro de 2011 0

Zero Hora foi surpreendida com o carinho e atenção de entrevistados ao retornar ao assunto 10 anos depois. Encarregada da reportagem, a curadora de conteúdo do clicRBS Fernanda da Costa contou como foi a recepção:


“Eu tinha 12 anos quando a agricultora Aquelina Ceolin Bevilácaqua e o sargento – na época ainda soldado – César Luis de Lima participaram da reportagem sobre o início do projeto de Patrulhamento Rodoviário Comunitário, em Passo Fundo, no norte do Estado.

Tive a sorte de entrevistar a dupla sobre os frutos que o projeto rendeu. Quando chegamos ao distrito de Bela Vista, localizado às margens da rodovia Passo Fundo-Pontão (ERS-324), a agricultora de 74 anos, que cuidava dos netos, nos recebeu com sorrisos. Ao ser questionada se lembrava da matéria do jornal, ela respondeu:

— Claro! Temos o jornal guardado aqui em casa. Eu apareço na foto com meu marido — contou com orgulho a personagem que ilustrou a contracapa em 2001.

Com olhos tristes, a agricultora também contou que o marido Adilo morreu há dois anos, em um acidente com um trator na propriedade em que cultivam milho e soja. Segundo ela, o marido era muito ativo no projeto. Sempre estava vigiando o distrito de Bela Vista e informando a polícia, tarefa que agora é dela.

Pequenos redatores

19 de outubro de 2011 0

Entre mais de 300 cartas, o caderno Clubinho ZH escolheu os vencedores da promoção “Por que é bom ser criança”. Os textos premiados foram os de Ana Paula Dias Vasques, Bianca Hermanns Bernard e Bryan Leal de Melo.

Para conferir as redações que premiaram os campeões com uma bicicleta, basta acessar o blog do Clubinho, clicando aqui.

Abaixo, as fotos dos vencedores.

ANA PAULA

BIANCA

BRYAN

ZH vence o prêmio HSBC de jornalismo sustentável

19 de outubro de 2011 1


O projeto gráfico do caderno Nosso Mundo Sustentável venceu o Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade 2011 na categoria Mídia Regional.

Este ano, foram finalistas na Região Sul quatro trabalhos do Estado, sendo dois da Rádio Gaúcha (Tragédia no Rio dos Sinos: quatro anos depois, de Eduardo de Matos Silva e Campo Limpo, de Nestor Tipa Júnior) e um do Diário Popular/Pelotas, em fotografia.

O prêmio que incentiva no país a produção de conteúdos jornalísticos sobre Sustentabilide está na sua segunda edição. No total, recebeu 692 trabalhos em jornal, revista, rádio, televisão, internet, fotografia, vídeo e criação gráfica, representando 23 Estados, além do Distrito Federal.


Zero Hora também comemora pela segunda vez o prêmio de jornalismo verde mais conceituado do país. Ano passado, a repórter Kamila Almeida venceu com a reportagem Dunas e o Nosso Mundo Sustentável foi finalista com a reportagem O Plástico da Cana, de Juliana Bublitz.

A dupla formada pela editora Anna Martha Silveira e o designer Gonza Rodrigez comemora agora o prêmio posando na capa premiada do caderno. A cerimônia de entrega da distinção está marcada para o dia 26, em São Paulo.




ZH em artigo internacional

19 de outubro de 2011 0

Durante a temporada de seis meses nos EUA como bolsista da Alfred Friendly Press Fellowships, programa que leva jornalistas estrangeiros para trabalhar em redações americanas, a editora Larissa Roso foi convidada pelo International Press Institute a escrever um artigo sobre os novos modelos de negocios em jornalismo na America Latina.

A edição especial do IPI Report foi publicada agora. No artigo, Zero Hora foi citada com a experiência dos cadernos de bairros.

Clique abaixo para ler a íntegra do artigo.


Leia na Zero desta quarta-feira

19 de outubro de 2011 0

Confira os destaques da Zero Hora desta terça-feira (19/10/2011):