Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Encontro de patronos

28 de outubro de 2011 0

Zero Hora promoveu um encontro histórico para ilustrar a capa do Segundo Caderno desta sexta-feira.

Para marcar a abertura da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, reunimos na Redação 10 escritores patronos — a madrinha desta edição, Jane Tutikian, e nove de seus antecessores: Alcy Cheuiche, Antonio Hohlfeldt, Armindo Trevisan, Carlos Urbim, Charles Kiefer, Donaldo Schuler, Luis Fernando Verissimo, Luiz Antonio de Assis Brasil e Walter Galvani.

Só não puderam comparecer Lya Luft, Paixão Côrtes e Ruy Carlos Ostermann (o “nosso” patrono, colunista de ZH). O folclorista tinha outros compromissos, e Lya e Ruy estavam em viagem _ ela, em Gramado, onde escreve seu próximo romance; ele, no Rio de Janeiro, como convidado do programa de TV Redação Sportv.

A lista de patronos remaescentes é completada por Edgardo Xavier, 89 anos, um dos quatro livreiros homenageados em 1994.

Leia a reportagem completa no Segundo Caderno desta sexta-feira.

A edição especial dos patronos teve um fechamento emocionante. A mudança de planos da presidente Dilma Rousseff — ela cancelou a participação na abertura da Feira do Livro — provocou mudança nos planos de última hora.

Aproveitando aquela que seria a estreia de um presidente da República na cerimônia, a editoria havia preparado uma matéria sobre os hábitos e preferências culturais de Dilma. A página com o texto já estava nas mãos da editora Cláudia Laitano, para ser revisada, quando o editor-chefe avisou:

— A Dilma não vem mais.

Imediatamente, a equipe se mobilizou para a virada.

— Já estávamos atrasados em relação ao nosso horário de fechamento, então precisamos ser rápidos na solução gráfica — conta o editor Ticiano Osório. — Por outro lado, o atraso até nos ajudou: se tivéssemos fechado no horário, o Segundo Caderno seria impresso com a informação errada de que Dilma viria para a Feira.

Envie seu Comentário