Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 4 novembro 2011

Festa no Pioneiro

04 de novembro de 2011 0

Uma edição especial da revista Nordeste Gaúcho foi um presente para os leitores do jornal co-irmão de Zero Hora, o Pioneiro, de Caxias do Sul. Hoje, no dia do aniversário de 63 anos do jornal foi encartado um guia de festas concebido para ser útil o ano inteiro. O NG foi desenhado em forma de calendário e mostrará as opções da região pelo período de um ano.

- Esta é uma região que valoriza a confraternização, que gosta de celebrar. Por isso, fizemos um guia com o calendário de festas e feiras de 2011 e 2012, para ser consultado a cada final de semana – ressalta o editor-chefe, Roberto Nielsen.

Na segunda-feira (7), seguindo os festejos do aniversário, será publicado o caderno Jornalista por um dia. Trata-se de uma edição de 28 páginas, toda produzida com textos de estudantes da Serra. O projeto, que completa 15 anos em 2011 e visa ao estímulo da leitura, recebeu mais de 8,2 mil inscrições.

A visão do leitor sobre beber e dirigir

04 de novembro de 2011 0

O editorial interativo que Zero Hora publica todas as quintas, antecipando a opinião da RBS da edição impressa de domingo desde 1º de agosto de 2010, sempre recebe muitos e qualificados comentários dos leitores (alguns selecionados para serem publicados junto à edição impressa).

Nesta semana, o número de contribuições bateu um recorde: em menos de 24 horas, quase 400 leitores enviaram sua opinião via Facebook, comentários neste Blog do Editor e no mural criado em zerohora.com.

O tema se mostrou para lá de palpitante: o editorial defende a punição de motoristas que ingerem álcool, mesmo quando não causam acidentes – e convidou os leitores, como é usual, a dizer se concordam ou discordam da opinião.

Se ainda quiser se manifestar, leia o editorial na íntegra clicando aqui e confira os comentários selecionados na edição impressa de ZH neste domingo.

Novo site movimenta Redação de ZH

04 de novembro de 2011 0

Com a estreia do novo site de Zero Hora programada para o amanhecer deste domingo, a Redação entrou em um ritmo acelerado. Com a novidade no ar, os repórteres e editores de cada área passarão a ter mais participação na publicação de matérias.

O jornal online foi modernizado para ampliar conteúdo e facilitar navegação dos leitores.

Com classificação de conteúdos e visual renovados, o internauta terá mais facilidade de buscar o que procura em um ambiente mais dinâmico. Até a véspera da estreia, tuites de leitores com a hashtag #novazh estão construindo a nova capa. Cada citação da # vai construindo a nova capa de ZH que dará um preview da home.

O projeto valoriza a segmentação de conteúdo, com filtros para assuntos específicos. As grandes editorias de Zero Hora como Política, Geral, Economia, Mundo e Esportes também ganharam destaque e estão sob o guarda-chuva da marca do jornal, o que facilita a organização do leitor.

Outra mudança é a oportunidade de compartilhamento. Todas as matérias terão botões para o leitor compartilhar nas redes sociais, além de blocos de Facebook e Twitter nas capas. A organização e o novo layout foram os conceitos que nortearam o trabalho, desde o projeto de planejamento ao desenvolvimento de tecnologia de informação.

Para a estreia, os editores de Zero Hora programaram um especial com as melhores fotos da semana, escolhidas pela editoria de Fotografia, e um vídeo com os bastidores da virada, no qual os jornalistas contam como foram as 48 horas de expectativa para o novo site.


Patas à obra

04 de novembro de 2011 0

Uma pauta diferente, realizada nesta sexta-feira, exemplifica bem o relacionamento dos jornalistas da editoria de Bairros com a comunidade. Confira o relato da repórter Letícia Costa:

“Desde abril venho acompanhando a implantação do policiamento com cães na 1ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar, que abrange os bairros Menino Deus, Azenha e Praia de Belas, exatamente os locais de cobertura do ZH Menino Deus, do qual sou repórter há quase um ano.


Noticiamos o treinamento dos soldados para serem capacitados como adestradores, a chegada dos primeiros pastores alemães e mais recentemente uma nota no Informe Especial de segunda-feira, sob responsabilidade da Editoria de Geral, em que divulgávamos a necessidade da doação de tijolos para poder aumentar o canil.

Agora o espaço ficou pequeno porque novos moradores chegaram! No auge dos três meses de idade, os dois pastores belgas malinois estão aprontando todas no Batalhão, enquanto não atingem idade para serem adestrados e começarem a trabalhar nas ruas do bairro.

Para preparar a próxima capa do ZH Menino Deus, que circula na quinta-feira que vem, 10 de novembro, fui hoje até o canil para conhecer esses futuros patrulheiros tão importantes para a segurança dos moradores.

Foi uma bagunça! Ao mesmo tempo que adorei vê-los se divertindo soltos, foi uma dificuldade para garantir uma foto boa dos dois juntos. Para diferenciar um irmão do outro, os soldados tentaram me convencer de que um tem o focinho maior que o do outro. Depois de muita comparação, e, um pouquinho de imaginação, agora consigo notar a tal diferença. Lembro bem que o com o focinho maior, vulgo narigudo, adorou o lenço que eu usava no pescoço. Gostou tanto que só largou depois da ajuda dos soldados!


A tarde rendeu calça jeans com marcas de pastas, boas risadas e uma ótima pauta, bem ao estilo dos cadernos de bairros. Lançaremos na semana que vem a campanha para a escolha dos nomes dos novos cães policiais. Se ao ler este post e ver a foto você já teve alguma ideia, mande sua sugestão para o e-mail meninodeus@zerohora.com.br que iremos repassar ao comandante do 1º BPM, mentor da ideia.”


Bela premiação

04 de novembro de 2011 0

A colunista Maria Isabel Hammes, a Bela, que assina diariamente o Informe Econômico em ZH recebeu hoje uma boa notícia.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) convidou a jornalista a receber o prêmio Personalidade Destaque 2011.

Nas palavras dos premiadores, a Bela foi escolhida “Em razão de vossa destacada contribuição para o crescimento sustentável do Estado do Rio Grande do Sul e principalmente pelo destacado trabalho para a promoção do jornalismo ético e verdadeiro.”

Parabéns, Bela!

Avatar na Redação de Passo Fundo

04 de novembro de 2011 1

Óculos, cabelos cacheados, sorriso de motivação e uma edição de Zero Hora embaixo do braço. Há um ano e dois meses, é assim que o repórter Leandro Becker chega à Redação em Passo Fundo.

Ou simplesmente não sai.

Ele mesmo explica:

“Tenho um avatar. Trata-se de de uma caricatura em forma de boneco com cerca de 30 centímetros de altura. De novidade a xodó, foi questão de tempo. Hoje, ele é meu braço direito, embora de TNT.

Quem se aproxima da minha mesa não tem dúvidas de quem inspirou a caricatura. É um olho no boneco, outro em mim e logo vem o sorriso seguido da frase: é igualzinho!

O mais engraçado é que parece mesmo! E dizer que ele nasceu por acaso.

Eu trabalhava quando o operador de imagem da RBS TV, Renato Maidana, entrou na Redação com uma sacola de bonecos feitos pela mulher dele. Foi olhar e encomendar. Três dias depois, comprei meu avatar por R$ 10 e confesso: barato mesmo foi o resultado que a presença dele causou!

Só falta o clone falar para dividirmos a cobertura dos mais de 80 municípios da região.

Enquanto isso, costumo brincar que como ser repórter de Zero Hora sempre foi um de meus maiores sonhos, hoje meu avatar é a forma que encontrei para nunca sair da Redação onde tanto quis entrar!”

De carteira na mão e emprego novo

04 de novembro de 2011 0

Uma mensagem no celular surpreendeu esta manhã o repórter Rafael Diverio, em Rio Grande. Confira:

Estava buscando umas informações para ajudar o Carlos Etchichury em sua empreitada pelas estradas gaúchas ao lado do fotógrafo Lauro Alves e do motorista Sergio Barbosa, quando meu celular recebeu uma mensagem: Rafael, tudo bem?Realizei o exame prático de direção e fui considerado APTO, sem perder nenhum ponto. Obrigado. Abraço. Nahin Santos.

Para quem não lembra, Nahin Santos é o personagem apresentado por Zero Hora como um dos prejudicados com a carência de examinadores do Detran para realizar provas de direção para obtenção de carteira de motorista. Natural de Santo Ângelo, ele percorreu o norte e o noroeste gaúcho por duas semanas em busca de uma vaga nos Centro de Formações de Condutores (CFCs) de pelo menos 15 cidades tentando fazer um exame.

Mais do que simplesmente ter o direito de dirigir carretas, Nahin precisava da carteira de habilitação para assumir o cargo de motorista na prefeitura de Entre-Ijuís, conquistado por meio de concurso público.

Conversei com o novo motorista. Entusiasmado pelas mudanças, avisou que poderá assumir o posto em mais ou menos dez dias.

A comemoração, porém, vai ficar para sábado.

— Para fazer as aulas e correr atrás do exame, tive que pedir dispensa de vários dias. Então tenho que trabalhar para repor esses dias e terminar um serviço elétrico. Mas sábado à noite vai ter um churras para todos que puderem vir — avisa.


Leia em Zero Hora desta sexta-feira

04 de novembro de 2011 0

Confira os destaques de Zero Hora: