Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de novembro 2011

Um infográfico para visualizar a internet no Brasil

30 de novembro de 2011 0

Você já ouviu falar em WA e SEO? Pois para a Redação, essas duas áreas (ou, em português, Análise de Métricas Web e Otimização para Mecanismos de Pesquisa) é muito mais que uma sigla. Liderados por Giresse Contini, a área é responsável por monitorar a audiência de todos os veículos do Grupo RBS nas plataformas digitais, emitindo relatórios e pareceres com objetivo de contribuir para que mais usuários acessem nossos sites.

São nossos grandes parceiros. Não raras vezes o time de WA e SEO nos surpreende com informações relevantes e ótimas dicas, mas hoje eles se superaram. Dividimos com vocês um super infográfico feito por eles que mostra como se distribuem os usuários de internet no Brasil. Está tão legal que não merecia ficar restrito às nossas caixas de email.

Confiram:

ZH vence concurso fotográfico da BM

30 de novembro de 2011 0

A foto Equipe 193, do repórter fotográfico Jean Schwarz venceu o 1º Concurso Fotográfico da Brigada Militar.


O Prêmio promovido pela Associação dos Oficiais da Brigada Militar também concedeu quatro menções honrosas a profissinais de ZH: Tadeu Vilani, com “16 horas de fogo” e “DNA contra o crime”, Ricardo Duarte por “Nas alturas” e Jean Schwarz com a foto “Averiguação”.

A solenidade de entrega das premiações está marcada para o dia 7 de dezembro. O concurso tem o apoio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Associação dos Repórteres fotográficos e cinegrafistas do RS e Sindicato dos Jornalistas, com patrocínio da MBM.


ZH Bairros confraterniza com blogueiros

30 de novembro de 2011 0

Miréia Borges, blogueira do caderno ZH Moinhos, enfeitou a casa e caprichou no cardápio para uma confraternização de final de ano que reuniu, ontem à noite, os companheiros blogueiros do ZH Moinhos, leitores-repórteres do bairro vizinho, o Bela Vista, além de jornalistas dos cadernos de bairros de Zero Hora.

— O agradável encontro foi na casa de Miréia, no coração do Moinhos, a poucos metros do Parcão. A integração, aliás, tem tudo para continuar — contou a editora Patrícia Specht, adiantando que o blogueiro Cláudio Ely, do ZH Bela Vista, será o anfitrião do próximo encontro.

Na foto (a partir da esq.), o casal de blogueiros do ZH Moinhos Mariano e Úrsula Dutra, a blogueira do ZH Moinhos Lú Kolesny, Patrícia Specht, de ZH, a anfitriã Miréia Borges, Mariana Müller, de ZH, Claudio Ely, blogueiro do ZH Bela Vista, Rossani Thomas, de ZH, e Luiz Felipe Irigaray, blogueiro do ZH Bela Vista.

Os autógrafos da Mari

30 de novembro de 2011 10

Foram 3h e meia de assinaturas na concorrida tarde-noite de autógrafos da Mariana Kalil. A fotógrafa Adriana Franciosi cobriu o evento. Confira as imagens:

E as pequenas leitoras Cecília e Pietra…


ZH vence Grande Prêmio Setcergs de Jornalismo

30 de novembro de 2011 1

A série de reportagens De Olho nas Estradas de Zero Hora que levou a equipe formada pelo repórter Carlos  Etchichury, o repórter fotográfico Lauro Alves e o motorista Antônio Sérgio Barbosa a cruzar o Rio Grande venceu o Grande Prêmio SETCERGS de Jornalismo.

O roteiro começou no dia 27 de outubro, depois da divulgação da Pesquisa Rodoviária CNT.  Zero Hora partiu em uma missão para prestar um serviço relevante aos gaúchos: percorrer os 7.958 quilômetros de estradas no Rio Grande do Sul avaliadas no Estudo da Confederação Nacional de Transporte.  A série foi publicada de 29 de outubro a 23 de novembro.

Confira o blog de série vencedora

A premiação é concedida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS) e destaca trabalhos jornalísticos que abordem assuntos relacionados com o transporte rodoviário de cargas. Este ano, 65 trabalhos foram inscritos nas categorias Fotografia, Jornal/Revista, Rádio e Televisão.

Zero Hora também venceu na Categoria Fotografia, com o Remendo como Remédio, do fotógrafo Nauro Júnior. Os repórteres da Rádio Gaúcha, Cid Martins e Andressa Xavier, foram os vencedores na categoria Rádio, com a reportagem Desvio Milionário de Cargas.

A solenidade de premiação está marcada para o dia 12 de dezembro, às 19h.


Leia na Zero desta quarta

30 de novembro de 2011 0

Confira os destaques de Zero Hora desta quarta-feira (30/11/2011).


Zero Hora tem 17 finalistas no Prêmio ARI

29 de novembro de 2011 0

A Associação Riograndense de Imprensa divulgou na tarde desta terça-feira os 59 trabalhos finalistas da 53ª edição do Prêmio ARI-Banrisul de Jornalismo, um dos mais importantes do Estado. Neste ano, pela primeira vez, a categoria webjornalismo foi contemplada e, entre os cinco finalistas, dois são trabalhos de zerohora.com: Sentinelas dos Mares, de Guilherme Mazui e Nauro Júnior, e Vidas Ausentes, de Kamila Almeida e Ricardo Chaves. Na categoria jornalismo impresso, Zero Hora concorre com 15 trabalhos.

O Grupo RBS também participa nas categorias radiojornalismo e telejornalismo, totalizando 29 finalistas no prêmio, que terá seus vencedores anunciados no dia dois de dezembro, sexta-feira, às 10h30min, no Theatro São Pedro.

Confira abaixo os trabalhos finalistas de Zero Hora e clique aqui para conferir a lista completa no site da ARI.

JORNALISMO IMPRESSO

1) Reportagem Geral

A FACE GAÚCHA DA MISÉRIA, de Itamar Melo, no jornal Zero Hora, de 31 de julho a 7 de agosto de 2011.

UM SOLDADO NO AFEGANISTÃO, de Luiz Antonio Araújo, no jornal Zero Hora, de 28 a 31 de julho de 2001

02) Reportagem Esportiva

INTERMINÁVEIS, de Leonardo Oliveira, no jornal Zero Hora, de 17 de julho de 2011.

NO ÚLTIMO MINUTO, de José Luis Costa, no jornal Zero Hora, de 2 a 4 de janeiro de 2011.

03) Reportagem Econômica — Prêmio Banrisul

O PARAGUAI QUE RELUZ, de Marta Sfredo, no jornal Zero Hora, de 15 de maio de 2011.

04) Reportagem Cultural

A ARTE DE SE QUEIXAR, do Fabio Prikladnicki, no jornal Zero Hora, de 16 de julho de 2011.

O OURO DOS FARRAPOS, de Luiz Antonio Araújo, no jornal Zero Hora, de 17 de setembro de 2011.

05) Crônica

ESPANTEM O ABUTRE, de Mário Marcos de Souza, no jornal Zero Hora, de 26 de novembro de 2010.

INÊS NÃO É MORTA, de Cláudia Laitano, no jornal Zero Hora, de 21 de maio de 2011.

MARIA MADALENA E PATRÍCIA ACIOLI, de Moisés Mendes, no jornal Zero Hora, de 21 de agosto de 2011.

06) Fotojornalismo

A FACE GAÚCHA DA MISÉRIA, de Luis Tadeu Vilani, no jornal Zero Hora, de 31 julho a 7 de agosto de 2011.

NA CASA DO ESCRITOR, de Adriana Franciosi, no jornal Zero Hora, de 29 de outubro de 2011

OS TONS DA FÉ NO MORRO DA CRUZ, de Ricardo Duarte, no jornal Zero Hora, de 23 de abril 2011.

07) Planejamento Gráfico

A FACE GAÚCHA DA MISÉRIA, de Ana Maria Benedetti, no jornal Zero Hora, de 31 de julho a 7 de agosto de 2011.

O BRASIL DE BOMBACHAS, de Diego Borges da Silva, no jornal Zero Hora, de 27 de maio a 24 de junho de 2011.

WEBJORNALISMO

SENTINELA DOS MARES, de Guilherme Mazui, na Zero Hora.com, de 9 de julho de 2011.

VIDAS AUSENTES, de Kamila Almeida e Ricardo Chaves, na Zero Hora.com, de 14 de novembro de 2010.

Dicas para os autógrafos

29 de novembro de 2011 0

O experiente David Coimbra atendeu agora há pouco o pedido de dicas para a noite de autógrafo da colega Mariana Kalil. A dupla se encontrou no Bar da Redação em um momento tumultuado, mas os olhares não se perderam.  David alertou a jornalista para a atenção aos nomes dos leitores, um cuidado que vale a pena em noite de autógrafos.

Mariana lança a partir das 19h, no Iguatemi, o primeiro livro da carreira Peregrina de Araque, – Uma jornada de Fé e Ataques de Nervos no Oriente Médio, pela Editora Dubliense.


Formação em rádio

29 de novembro de 2011 0

Com a avaliação de gravações feitas num dos estúdios da Rádio Gaúcha, a segunda turma do Programa de Aperfeiçoamento em Rádio de Zero Hora encerrou hoje seu treinamento.

Ao  longo de sete encontros, o grupo de jornalistas recebeu orientações de repórteres, editores e produtores da Rádio Gaúcha para aperfeiçoar sua participação em eventuais boletins e entradas ao vivo em coberturas multimídia.

O treinamento foi coordenado pela editora Milena Schoeller e Rosane Tremea.

O grupo de repórteres que participou dessa edição: Elio Bandeira Filho, Guilherme Mazui, Leonel Chaves, Paulo Germano, Pedro Moreira, Priscila Montandon e Vivian Eichler.

Estudantes na Redação

29 de novembro de 2011 1

A turma do 1º ano do Ensino Médio da escola Inácio Montanha visitou hoje a Redação de ZH.

Acompanhados da professora de português Rosângela Racheli, os alunos descobriram como funciona um jornal impresso. A visita foi a conclusão de um trabalho realizado pela professora em que os estudantes foram estimulados a trabalhar as linguagens da comunicação. – Eles fizeram vídeos, entrevistas e aprenderam o que é uma reportagem – conta Rosângela.

A atenciosa Bruna Vargas recebeu a gurizada, com idades entre 14 e 16 anos, e contou um pouco sobre a rotina de trabalho da Redação.