Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de dezembro 2011

O ano em pouco mais de dois minutos

31 de dezembro de 2011 2

O vídeo “2011 em 2 minutos e 11 segundos” de zerohora.com, que rememora os principais fatos do ano retratados em capas de ZH, surgiu a partir do tradicional caderno de retrospectiva, publicado a cada final de ano no jornal impresso.

— Primeiro, decidimos transformar o caderno em um vídeo que pudesse revisitar o ano em poucos minutos. Depois, selecionamos todos os fatos presentes na retrospectiva que renderam manchete e acrescentamos os fatos do esporte e os obituários mais significativos de 2011 — explica o editor-chefe de notícias online, Pedro Dias Lopes

Pedro explica que a equipe achou que ficaria sem sentido apenas uma câmera em movimento “filmando” as capas. Então, foi criado um roteiro para conectar as capas e as notícias e, por meio de um software chamado After Effects, foi simulado um efeito de stop motion (quadro a quadro).

O roteiro do vídeo foi desenvolvido pela repórter Vanessa Beltrame e pela editora de zerohora.com, Marlise Brenol, e a edição do vídeo foi do editor de arte online, Guilherme Gonçalves.

Leia em Zero Hora deste sábado e domingo

31 de dezembro de 2011 0

Confira dos destaques da edição deste sábado e domingo, 31 de dezembro e 1º de janeiro:


Um brinde a 2012

30 de dezembro de 2011 0

A Redação de Zero Hora parou alguns minutos na tarde desta sexta-feira para celebrar o sucesso de 2011 e comemorar a chegada de 2012. Com espumante, as equipes do jornalismo e do administrativo brindaram e, em seguida, degustaram alguns docinhos.


Antes do brinde, o Diretor de Redação, Ricardo Stefanelli, lembrou algumas das conquistas mais importantes do ano, entre elas, o recorde no número de exemplares diários, 190mil, e o excelente número de acessos ao site zerohora.com, quase 15 milhões apenas em dezembro.

Redação de Zero Hora na praia

30 de dezembro de 2011 0

Começou nesta sexta-feira a cobertura Verão 2012 de Zero Hora, direto da praia de Capão da Canoa, onde fica a casa do grupo RBS no litoral. Os repórteres Paulo Germano e Kamila Almeida, o fotógrafo Ricardo Duarte e o motorista Zulfe Luiz Ferreira da Silva percorrerão as praias do Litoral Norte em busca de novidades, atrações e curiosidades, além de cobrir os fatos mais importantes da região.

Todos os dias, serão duas páginas de cobertura. Personalidades irão escrever um texto sobre um verão específico na série Houve uma vez um verão. Na outra página, as peculiaridades e fatos importantes captados pela equipe que está na praia.

Kamila permanece em Capão até o dia 20 de janeiro e Paulo Germano só retorna no início de fevereiro, quando o escritor Fabrício Carpinejar passa a desfilar seu olhar peculiar sobre as praias gaúchas em uma coluna especial.

Edição conjunta de Ano-Novo terá caderno especial Retrospectiva

30 de dezembro de 2011 0

Os principais fatos que marcaram o ano de 2011 estarão reunidos em uma edição especial do caderno Cultura, que circula na edição conjunta de Ano-novo de Zero Hora neste sábado. Serão 12 páginas com a Retrospectiva, destacando o que aconteceu de mais relevante no ano que se encerra.

As cinzas do vulcão chileno Puyehue, o primeiro ano de governo da primeira presidente mulher do Brasil, os atentados que mataram mais de 70 pessoas na Noruega e o terremoto seguido de Tsunami no Japão são alguns dos fatos que ilustrarão o caderno. Assuntos que repercutiram entre os gaúchos também terão destaque, como a história da grávida de Santa Vitória do Palmar que teve que viajar mais de 500 quilômetros para dar à luz os filhos gêmeos (foto), e o cãozinho Pinpoo, que ficou desaparecido por 14 dias após fugir da caixa de transporte onde estava acomodado para tomar um avião.

A edição conjunta de Ano-novo circula com todos os cadernos de sábado e domingo. No ZH Dinheiro, sete passos para melhorar as finanças pessoais em 2012. A Miss Brasil Priscila Machado mostra no Donna os acessórios que serão moda no verão. No TVShow, uma galeria com os animais que fizeram sucesso em filmes e séries.

Briga de toga

30 de dezembro de 2011 0

A limitação dos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em investigações de juízes suspeitos de irregularidades foi um dos assuntos mais comentados pelos leitores de Zero Hora ao longo da semana.

No centro da guerra que sacode o Judiciário está Eliana Calmon, corregedora do CNJ e responsável por determinar a abertura de inspeções em 22 tribunais do país. Baseada em informações que revelaram a existência de movimentações incompatíveis com os rendimentos de magistrados, é que ela abriu investigações.

Foto: Luiz Silveira, Agência CNJ, Divulgação


Entidades como a Associação dos Magistrados Brasileiros acusaram a corregedora de quebrar o sigilo de 231 mil pessoas. Duas liminares emitidas pelo STF em 19 de dezembro, véspera do recesso da Corte, esvaziaram os poderes do CNJ. Uma delas suspendeu as inspeções da Corregedoria. A outra proibiu processos disciplinares contra magistrados que não foram investigados antes pelas corregedorias estaduais. No dia 24, o presidente do STF, Cezar Peluso, rejeitou um pedido de liminar feito pelo titular da AGU, Luis Inácio Adams, para que o CNJ fosse liberado para fazer as apurações. A íntegra da reportagem pode ser acessada aqui.

Em entrevista a ZH nesta semana, Gilson Dipp, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor do CNJ entre setembro de 2008 e setembro de 2010, admitiu que houve um enfraquecimento do Judiciário.

Confira algumas opiniões dos leitores:

Uma palavra resume tudo: lamentável. Parece até que no Brasil não se quer punir ninguém.  Andreas Richter Weber — Porto Alegre

Não somos todos iguais perante a lei? Não são eles os responsáveis pelo cumprimento das leis. Alguém viu meu nariz vermelho por aí.  Antonio Magalhães — Porto Alegre

Só quem pode mudar isso somos nós eleitores. Não adianta nada ficarmos reclamando e divagando se não nos manifestarmos nas ruas e plenários das Câmaras e do Congresso. Collor foi derrubado pela pressão popular, coisa que hoje não temos mais. Falta o comprometimento do brasileiro com a cidadania e com a sua capacidade de se indignar.  Paulo Oliveira — Porto Alegre

O  Judiciário está aparecendo muito em manifestos a favor de si próprio, na luta por altos reajustes salariais e outros benefícios, assim como questionamentos contrários à investigação do Conselho Nacional de Justiça sobre juízes suspeitos de irregularidades. Entretanto, não vejo preocupação do Judiciário sobre o equilíbrio do orçamento, em atos de solidariedade para com outras categorias, que também atuam em áreas de grande interesse da nação, ou mesmo apoiando juízes honestos do Brasil, que podem perder a vida por sua postura corajosa contra a corrupção, como aconteceu com a juíza Patricia Acioli. A prova da indiferença ficou marcada pela ausência dos ministros do STF ao enterro da juíza Acioli. Maria Helena Steffens de Castro — Porto Alegre

Leia na Zero desta sexta-feira (30/12/2011)

30 de dezembro de 2011 0

Confira dos destaques da edição desta sexta-feira, 30 de dezembro:

Receitas com sorvete

29 de dezembro de 2011 2

Nada melhor para entrar o Ano-Novo que uma ótima sobremesa após a ceia. O caderno Gastronomia desta sexta-feira traz receitas que têm como ingrediente principal o sorvete. Uma das opções é a torta de merengue com sorvete de flocos e calda de frutas vermelhas, que pode dar um colorido especial à mesa da ceia (foto).

A nova mamãe da Redação

29 de dezembro de 2011 4

A virada de ano vai ser especial para a editora do caderno Campo & Lavoura, Adriana Langon. Sua primeira filha, Isabella, prevista para nascer em janeiro, antecipou a chegada.

Ela chegou de surpresa para passar o ano novo com a mamãe Adriana e o papai Rodrigo Teichmann Vizzotto. Belinha, como é carinhosamente chamada pelos papais, nasceu às 20h14min desta terça-feira no hospital Moinhos de Vento. Ela pesa cerca de 2,3 kg e mede 44 cm. Bebê e mamãe passam bem e logo poderão receber a visita dos amigos.



Leia na Zero desta quinta-feira (29/12/2011)

29 de dezembro de 2011 0

Confira dos destaques da edição desta quinta-feira, 29 de dezembro: