Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Sem manipulação

13 de janeiro de 2012 167

A bela foto do amanhecer em Porto Alegre nesta sexta-feira captada pelo fotógrafo de Zero Hora Lauro Alves surpreendeu os leitores. Postada no perfil do jornal no Facebook – www.facebook.com/zerohora –, o clique rendeu 682 curtidas, 87 compartilhamentos e 73 comentários até as 15h.

Entre vários elogios, no entanto, muitas pessoas questionaram a autenticidade da fotografia, afirmando que ela seria uma montagem. Lauro conta como fez a foto.

— Não há nenhum tipo de manipulação. Fiz a imagem por volta das 6h20min, na Usina do Gasômetro. Foram várias tentativas até conseguir este resultado, alcançado pela menor velocidade do obturador e pelo uso do flash. Para fazer uma foto noturna, você diminui a velocidade do obturador, para que o tempo de captação da foto seja maior e ela fique mais clara. Além disso, o flash salientou as pombas, que estavam mais na frente da imagem.  Como as pombas estavam em movimento, o flash deu esta impressão de moldura — explica Lauro.

Abaixo, confira outra foto tirada no mesmo horário, mas sem o uso do flash.

Compare o uso do flash também nestas duas imagens:

Com flash

Sem flash

Em vídeo, confira a explicação da técnica usada na foto:

Comentários (167)

  • Ana Maria diz: 13 de janeiro de 2012

    Meu Deus!!!! Viver em cidadezinha pequena é de fato enlouquecedor! Tudo se apequena ! Qualquer banalidade vira fenômeno. Que pobreza cultural!

  • Regina Rosa diz: 13 de janeiro de 2012

    Achei linda a foto e parabenizo o fotógrafo.
    Ana Maria te liga e analiza se tu não estas precisando rever teus conceitos. Por que tanta rigidez e mal-humor?

  • Pedro diz: 13 de janeiro de 2012

    Foto genial. Deus ajuda quem cedo madruga. Parabéns ao profissional!

  • Vinicius Vier diz: 13 de janeiro de 2012

    Uiaa! Ouviram, seus nefelibatas?

  • Joao diz: 13 de janeiro de 2012

    Ana Maria, boa tarde!
    Faz um favor, vai se tratar…
    Enquanto há tempo!?

  • Beto diz: 13 de janeiro de 2012

    Mas que barbaridade !
    Parabéns pela foto Lauro, ficou da hora !

  • Giovani diz: 13 de janeiro de 2012

    Nossa, que cultura da internauta Ana Maria… Um vocabulário para poucos!! Mas que rancor, mágoa e ódio dentro de um só coração…
    Enviou seu comentário diretamente da megalópole (será?!), onde vive. Lá onde a internet ainda é discada e o lançamento do mês será o telefone sem fio…
    Adoro gente invejosa!!

  • Paulo Ricardo Pedroso diz: 13 de janeiro de 2012

    LAURO ALVES! Este fotógrafo é bom! Muito bom profissional! Só um ser humano com sensibilidade pode captar imagens assim numa metrópole! Por quê? Foi do interior para trabalhar na capital! Viveu em meio a natureza! Em meio ao que sobrou de natural nos seres humanos! Parabéns, Lauro! Mexestes com a imaginação. com o coração e com o ideário “das gentes”! E isso, não tem preço!

  • Volmir diz: 13 de janeiro de 2012

    Ana Maria, você está enganada.
    O que acontece que é que as pessoas, na correria do dia a dia, esqueceram, ou nunca aprenderam a admirar, o que é belo, a admirar as beleza das pequenas coisas.
    Esta fotografia é simplemente magnífica.
    Parabéns fotógrafo de Zero Hora Lauro Alves !!!

  • Jairo Medeiros diz: 13 de janeiro de 2012

    A foto ficou linda! Parabéns…

  • João Carlos Franceschi diz: 13 de janeiro de 2012

    Que bela imagem.

    Parabéns!

    João Carlos Franceschi
    Blumenau-SC

  • Ilmar diz: 13 de janeiro de 2012

    Só tem uma conclusão para o que a Ana Maria escreveu. Ela está odiando tudo. Até a vida dela deve estar odiando. Não sei o que ela está fazendo neste mundo.
    Ana Maria, tchau, volta pro teu mundo, pois aqui não é teu lugar.
    Não apreciar uma foto destas, só quem odeia viver.

  • Vitor Hugo Rinter diz: 13 de janeiro de 2012

    A foto é linda mesmo, e sugere que tenha sido manipulada, mas a explicação do fotógrafo (parabéns, Lauro!) é verdadeira, óbvio, e convincente. Eu, que admiro muito a fotografia, mas não tenho conhecimentos técnicos, aprendi mais um segredinho sobre fotos noturnas. Só não entendi o comentário da Ana Maria, ela pegou pesado mesmo! Ela não gostou da fotografia ou achou uma perda de tempo discutir o assunto? É idiotice perceber beleza num acontecimento corriqueiro da natureza, que nos brinda com cenários simples e ao mesmo tempo belos? Ou quem sabe devemos nos preocupar somente com as tragédias humanas que nos cercam nas grandes metrópoles? Por favor, esclareça Ana…

  • Tiago diz: 13 de janeiro de 2012

    Linda foto, a beleza está nas coisas mais simples e isso é fato.

    Tiago, de Panambi, cidade pequena.

  • Mari neusa diz: 13 de janeiro de 2012

    ANA MARIA,

    QUANTA AMARGURA, CHAMAR EStA MARAVILHA DE POBREZA CULTURAL!!!!

    Precisas URGENTE rever sua vida, seus conceitos, seus valores.

    Esta fotografia é simplemente magnífica, LINDA.

    Parabéns fotógrafo de Zero Hora: Lauro Alves !!!

  • Denise diz: 13 de janeiro de 2012

    A beleza da vida está nas pequenas coisas. Ainda bem que existem pessoas pra captar esses momentos capazes de nos fazer sorrir e lembrar que podemos fazer parte de momentos como esses.
    Aliás….acho que a “Ana Maria” deve ter “brincado” com os internautas, só pra fazer polêmica….impossível um ser humano ser capaz de pensar isso.
    Um bom final de semana a todos!

  • Luciano Réus diz: 13 de janeiro de 2012

    Não moro em Porto Alegre, mas adoro esta cidade… Pena que existem alguns moradores quer não a amam e não entendo porque ainda não se mudaram para outro lugar e de preferência bem longe….

    Sobre a foto, está linda. Parabéns!

  • luiz lopes diz: 13 de janeiro de 2012

    Beleza de foto e ótimo aprendizado para iniciantes da fotografia.

  • tatiane diz: 13 de janeiro de 2012

    Ficou muito lindo, parabéns pela foto!!!!!!! É para mostrar que a nossa cidade pode mostrar coisas maravilhosas e tem ótimos proficionais. Ana Maria, se vc não tem o que falar, não fale nada!!!!!

  • Marco diz: 13 de janeiro de 2012

    A manipulação de fotos é prerrogativa exclusiva de regimes autoritários: Vide Cuba, Coreia do Norte, China e URSS.

  • Amy diz: 13 de janeiro de 2012

    Foto linda, como a minha cidade! Amo essa paisagem de Porto Alegre. Aliás…amo Porto Alegre! Meus parabéns para o fotógrafo!

  • Pedro Alvarez diz: 13 de janeiro de 2012

    Que bela imagem da linda Porto Alegre!

    Abraços dos amigos curitibanos

    Pedro, Curitiba

  • Bagual diz: 13 de janeiro de 2012

    Bela foto, percebe-se que deu profundidade e leveza, parabéns ao fotógrafo. Quanto a Ana Maria, saiba que Deus dá oportunidade a todos de perceber o que nos rodeia, mas somente poucos conseguem enxergar a sua plenitude.

  • Paulo A. diz: 13 de janeiro de 2012

    Também achei linda a foto e muito interessante o efeito do flash. Isto é arte, especialmente pelo uso da técnica. Sendo arte, não é alvo da apreciação de todos, como bem se vê do comentário mal humorado que fez com que todos se manifestassem contra. Pois prefiro me manter contemplando estas belas imagens a perder tempo criticando quem não pode entendê-las. Sugiro o mesmo aos amigos, além de compreensão. Não adianta nada responder a uma atitude hostil com hostilidade, não é mesmo? Abraços, paz e um excelente final de semana chuvoso, pois estávamos precisando muito disso!

  • Marcio diz: 13 de janeiro de 2012

    Estranho, ele disse que diminuiu a velocidade do obturador pra deixar a image mais clara por falta do mesmo, porém quando tu usa esse recurso, tudo que está em movimento fica embaçado/tremido… Se os pássaros levantaram voo e ele usou uma velocidade baixa, porque eles não ficaram “Manchados” na imagem? Ta certo, pode até dizer que foi por causa do flash, mas ainda é meio duvidoso. Porém não é impossível, com tanto que ele esteja usando uma boa câmera e uma velocidade nem tããao baixa assim como diz ele.

  • Leonardo diz: 13 de janeiro de 2012

    Linda a foto! Agora, o uso de uma velocidade menor iria com certeza borrar os pássaros em movimento! Tem manipulação sim! E não vejo problema algum nisto!

  • Fabi diz: 13 de janeiro de 2012

    Linda foto, resultado de trabalho profissional.
    Beijo no coração de todos.

  • Tiago Boff diz: 13 de janeiro de 2012

    Mazaaaa técnica de fotografia! O professor Júlio Cordeiro (de Zero Hora) ensinou essa pra nós. Ficou linda a foto do Lauro Alves.

    Tiago Boff – Porto Alegre

  • Júnior diz: 13 de janeiro de 2012

    A foto é bem legal…o fotógrado tem seus méritos, a natureza também. Pode não ser algo como se diz, fantástico, mas é simples e muito bonito, show de bola mesmo.
    Não precisava um cometário tão forte, Ana Maria, bastava fechar a janela e ir olhar outra coisa…aliás se é cultura pobre você também é, pois viu a foto, leu a reportagem e ainda teve tempo para comentar…na minha opinião você foi quem mais curtiu a foto.

  • Gidiani diz: 13 de janeiro de 2012

    A foto esta linda!
    Penso que não deveríamos dar ibope para comentários como o da internauta Ana Maria, pois o intuito da publicação não é esse. Se ela não entendeu é uma pena; nós que compreendemos não temos que mudar o foco.
    Parabéns a Zero Hora e ao Lauro Alves pela beleza do trabalho!

  • Nefelibato diz: 13 de janeiro de 2012

    A cidadã nefelibata, Ana Maria, está realmente andando nas nuvens, com um comentário desses. Perdeu um ótima oportunidade de ter ficado quieta, sem se pronunciar.

  • Jack diz: 13 de janeiro de 2012

    Na boa, a galera ta puxando o saco demais. Com manipulação ou não, é apenas uma foto feia. Senso crítico baixo aqui hein, pelo amor de Deus.

  • Carmem Luisa diz: 13 de janeiro de 2012

    Senhoras ambas estão corretas, elogiam o fotógrafo pela bela obra de arte. Sra Regina, dizer que a Sra Ana Maria foi muito rígida é hipocrisia, em um país onde qualquer tragédia vira produto de grande audiência, ou onde um programa como BBB é vangloriado e assistido em massa, e uma foto como essa gera dúvidas da sua autenticidade, sejamos realistas, falar que é exagero quando se diz que os cidadãos vivem com a cabeça nas nuvens, é elogiá-los, o nome disso é ignorância, falta de cultura e falta de tato com coisas belas.
    Já para a Sra Ana Maria deixo o seguinte recado, onde pessoas falam envaidecidas que assitem BBB e transformam detritos da mídia em mais assistidos, tenho absoluta certeza que não fazem ideia do que signigica a palavra “nefelibatas”, é triste mas é a realidade do país onde vivemos.
    Ao fotógrafo os louros por este trabalho que é, sem sombra de dúvidas uma obra de arte.

  • Anderson diz: 13 de janeiro de 2012

    a tal da ana maria acorda pela manhã já com o seguinte conceito: eu odeio odiar..

    baita trabalho do fotográfo

  • João Chagas diz: 13 de janeiro de 2012

    Márcio, na verdade as obturações, hoje em dia, são preenchidas com resina branca, não mais a metálica, por isso que não ficam mais manchados. Antigamente sim, era usada outro material que deixavam escuras as obturações de cada pessoa.
    A foto ficou muito bonita!

  • Jeferson diz: 13 de janeiro de 2012

    O profissional Lauro está de parabéns pela sensibilidade em poder buscar tão bela imagem. Quanto a dúvida do amigo Marcio, também entendido em fotografia, a foto foi batida com máquina “love” … Bah … para ser um fotógrafo de um jornal do tamanho do Zero Hora lógico que possui um bom, senão excelente material.

  • Eberson diz: 13 de janeiro de 2012

    Essa foto vai ganhar prêmios…escrevam o que digo! Aliás…escrevam o que escrevo!

  • Johnny diz: 13 de janeiro de 2012

    Trata-se de uma foto ruim e mal batida, apenas isso. Não ganharia nunca prêmio profissional algum. (sou fotógrafo e sei do que estou falando)
    Para considerar essa foto boa, pessoa precisa ter extremo mal gosto e ser dessas que postam foto de celular no facebook! Que piada!

  • Maria do Carmo diz: 13 de janeiro de 2012

    Se foi photoshop, é o que se chama de BAD PHOTOSHOP!

  • Ederson diz: 13 de janeiro de 2012

    A foto ficou ótima, realmente, mas ainda não me convenceu de não ter uma manipulação nela de alguma forma pra realçar o efeito, mesmo com um flash profissional onde você possa regular o disparo dele com alguma outra taxa do obturador que não seja 1/60 como acontece no padrão deixar só a sombra rastreada é difícl, mas tanta coisa é possível, não sou mestre pra saber, mas que vou fazer uns testes pra ver as possibilidades isso eu vou.

  • nelson matos diz: 13 de janeiro de 2012

    o que faz a natureza… adorei essa paisagem, muito linda a foto

  • marcelo costa diz: 13 de janeiro de 2012

    Se a foto foi, tivesse sido, manipulada, parabéns pela manipulação. Para mim, bela manipulação, e acredito que gente precisa de beleza para ser feliz. Veja o caso da Ana Maria, pobre. Não enxerga beleza em nada, fica daquele jeito…

  • Cássio diz: 13 de janeiro de 2012

    O fotógrafo utilizou uma exposição longa com o flash na ‘segunda cortina’. Neste uso do flash, ele dispara no final da exposição.

    Desta forma, o que estiver em movimento na foto (no caso, as pombas) fica borrado, mas com realce no final do movimento. O movimento antes do disparo do flash fica um borrão mais escuro, que dá este aspecto de sombra.

  • Chris diz: 13 de janeiro de 2012

    Não foi utilizada uma velocidade de obturador tão baixa, foi utilizada 1/50, ou seja, 0.02 segundos de captura, com um ISO alto de 4000 e um abertura focal baixa de f/3.5 com flash em uma Nikon D3.

  • Nelci dos Santos diz: 13 de janeiro de 2012

    Sensacional!!!!!! é isso que vale.
    bjs

  • Paulo diz: 13 de janeiro de 2012

    Melhor ser pobre culturalmente e admirar essa baita imagem,

    que ser pobre de espírito…

    baita imagem, parabéns Lauro…

  • gustavo diz: 13 de janeiro de 2012

    Lindo demais. Quando fui a Berlim, em dezembro, fazia 20 graus negativos, nevava muito e estava de noite. Eu não tenho 1% da qualidade do Lauro hehe, mas a foto ficou do mesmo formato. Todo mundo achou que era montagem, a neve por ser branca foi refletida com o flash. Se pudesse colocaria aqui para vocês comprovarem, pena que não tem como. Quem desejar recebê-la envie um e-mail p gustavo_nardi@dell.com que enviarei.

  • Antônio Sobral diz: 13 de janeiro de 2012

    A foto é bem legal, demonstra o apuro técnico do fotógrafo a serviço de sua criatividade. A foto não é manipulada, o fotógrafo explicou o efeito resultante da mistura de luz natural+flash+velocidade baixa. Agora recomendo a Ana Maria, já que acorda cedo, que vá fotografar.

  • Vanderleia diz: 13 de janeiro de 2012

    Muito linda a foto! Parabéns ao fotografo..Fiquei encantada…

  • eduardo diz: 13 de janeiro de 2012

    Tem mais comentário sobre a Ana Maria do que sobre a foto…

  • Iceman diz: 13 de janeiro de 2012

    Belíssima foto e parabéns ao fotógrafo.
    Quanto ao comentário da primeira pessoa, uma mulher já bem citada nos demais comentários, a qual não citarei o nome por que é fama que ela quer, que vá buscar acolhida em metrópoles, grandes centros urbanos, longe desta província. Porque aí mesmo que não será notada de tão insignificante que ela é. Nós aqui no sul curtimos coisas belas e enlouquecedoras.

  • Johnny (complementando) diz: 13 de janeiro de 2012

    Aos fotógrafos amadores acima e aos “amigos de facebook do fotógrafo e funcionários da RBS”: a foto ficou originalmente escura. O “fotógrafo” (nunca vi fotógrafo de jornal ser bom fotógrafo) usou uma ferramenta bastante rudimentar do Photoshop chamada de “shadows/highlights” para tentar arrancar alguma cor da imagem, deixando o céu péssimo e estourando o branco nas aves… trazendo ruído para a imagem e piorando uma foto cuja composição é medíocre.

  • Marco Aurelio diz: 13 de janeiro de 2012

    A foto é um cartão postal, sobre Porto Alegre. Aliás há muitos na cidade. Parabéns ao fotógrafo que desde cedo nos brindou com bela imagem.
    Para a Ana Maria:
    Já viste a novela Vida da Gente? Pois é! Filmada no início em Porto Alegre e adaptada agora no Rio de Janeiro ( Projac ). Nos intervalos entre ume cena e outra, imagens da cidade belíssimas. Um elogio à Porto Alegre.

    Porto Alegre, é aliás, assim mesmo, como a vida da gente. Ao mesmo tempo pequena e grande, mas sempre bela.
    Assista!!!!

  • Ricardo diz: 13 de janeiro de 2012

    Que cidade fantástica !!!!!! Nasci aqui e morrerei aqui. Conhecerei novos pagos sem jamais deixar de amar meu lar… e tem gente que ainda se preocupa em denegrir, mesmo morando aqui. Tá ruim? Mude-se.

  • Cesar José Malicheski diz: 13 de janeiro de 2012

    Parabéns, alem de uma bela foto mostrando algo muito bonito e seu tino profissional foi muito bom, mais uma vez PARABÉNS.

  • Aline Wachoski diz: 13 de janeiro de 2012

    “Aqueles que miram apenas as pedras do caminho jamais verão as estrelas.”

    #ficaadica

    Minha Porto Alegre querida de tantos encantos!! Meu Porto, minha Alegria!!

  • hanan diz: 13 de janeiro de 2012

    Salam!!!

    Parabens gostei muito das fotos.

  • Antônio Sobral diz: 13 de janeiro de 2012

    A foto é bem legal, demonstra o apuro técnico do fotógrafo a serviço de sua criatividade. A foto não é manipulada o fotógrafo explicou o efeito resultante da mistura de luz natural+flash+velocidade baixa. Agora recomendo a Ana Maria, já que acorda cedo, que vá fotografar.

  • roberta diz: 13 de janeiro de 2012

    muito lindo pois devemos apreciar mais a natureza ao inves de faser criticas muito lindo beijos

  • Nestor Foz do Iguaçu-PR diz: 13 de janeiro de 2012

    A Ana Maria me fez lembrar de quando eu trabalhava na Relações Públicas da Itaipu Binacional, eu estava acompanhando um grupo na visita e ao chegar-mos em frente aquela monstruosidade de concreto armado, que vi ser construido desde a primeira caçamba de concreto ser lançado, alias desde que desviaram o leito do rio, e ao chegar-mos no mirante, uma senhora, que não me interessei em saber o nome e nem de onde veio, olhou para aquela obra monstruosa construida pelo homem e dissse, “NÓS VIEMOS AQUI PARA VER SÓ ISTO?”.

    Ana Maria, pelo amor de Deus, ME POUPE, é só oque tenho a dizer.
    Falta de cultura!

  • Odilon Hopf de Oliveira diz: 13 de janeiro de 2012

    Show de Bola !!!!! Aprendi mais uma !!!!!!!!!!!!

  • Leo diz: 13 de janeiro de 2012

    Linda foto

  • Ana Maria diz: 13 de janeiro de 2012

    Quanta parvoice gaudéria! Vcs apenas confirmaram o que eu havia comentado! Qualquer acontecimento, mesmo o mais prosaico, vira uma guerrinha por aqui, ainda mais se se contradiz a pobreza cultural do gaúcho! Fica explicado porque todo o gaúcho que vence na vida ou que tem sorte, deste estado sai e nunca mais quer voltar – só morto! Perceberam como vcs são limitados e complexados! Esta usina do gasômetro já cansou de tão usada como um dos três únicos cartões postais desta cidadezinha fétida, mofada, calorenta e chatérrima! Os outros dois indefectíveis pontos usados são a estátua do tal de laçador e o por-do-sol que acontece em todos os lugares do muuuuundo – para o exclarecimento dos leitores deste blog, conhecidos pela tacanhez e antipatia! Tenho dito! E proibir-me, quem irá?

  • Viviane diz: 13 de janeiro de 2012

    Linda a foto parabéns ao fotógrafo! Quanto ao comentário da Ana Maria, quanto ódio nesse coração, que vc tenha luz o suficiente para saber o que é o amor e enxergue que as pequenas coisas fazem a vida ser bonita! Amargura só leva a solidão, pense bem.

  • Maurício diz: 13 de janeiro de 2012

    fake às pampas. engana outro. hahaha

  • Carol diz: 13 de janeiro de 2012

    Sou amante de belas fotografias, belas paisagens, animais, amanhecer e dos pequenos momentos sublimes que a vida nos oferece..e digo que a foto está lindíssima! Quanto ao comentário infeliz da tal Ana Maria( que deve viver em um buraco de amargura), digo que a pior pobreza é a do espírito !

  • Jeronimo Cecatto diz: 13 de janeiro de 2012

    Utilizei técnica semelhante pra conseguir uma foto do castelo de Pragha ao anoitecer. No exato momento do clique passaram algumas pombas em frente as lentes. O resultado lembra esse obtido na sua foto.

    Eis o link: https://picasaweb.google.com/lh/photo/hrNmB4nKYIS7L7eABssTO9MTjNZETYmyPJy0liipFm0?feat=directlink

    Pode clicar sem medo, é apenas meu album de fotos.

  • Leciara diz: 13 de janeiro de 2012

    É uma bela foto, isto é que gostaríamos de ver publicado em nossos jornais.Parabéns

  • Lou diz: 13 de janeiro de 2012

    Magnifica imagem, prazeres da vida q só mesmo no meu sul querido ainda se registra. Mas estou aqui na cidadezinha de São Paulo, do alto da Vila Mariana onde verdadeiros fenomenos acontecem – todos os dias vemos nuvens de poluição no horizonte deste céu de brigadeiro, e logo ao nivel do solo então, vejo dia a dia se modificando pq agora alguns zumbis resolveram andar por aqui usando um produto chamado crack…conheces isso Ana Maria, aliás conheces o verdadeiro sentido do q é qualidade de vida? Devias te recolher antes de se manifestar, pobre alma.

  • vera diz: 13 de janeiro de 2012

    CURTIR A NATUREZA E SUAS BELEZAS QUE ESTÃO SENDO DISTRUIDAS AOS POUCOS É BANALIDADE MAS QUE POBREZA DE ESPIRITO

  • Ana Maria diz: 13 de janeiro de 2012

    E agora o problema da cidade grande: Como tem desocupado com tempo de sobra pra comentar opinião dos outros.

  • rosa dilelio diz: 13 de janeiro de 2012

    foto maravilhosa.como diz a musica “Porto Alegre é demais”,parabéns ao fotografo,somente olhos de poeta veem um aimagem dessas,lindaaaaaaa!

  • Julio Cesar diz: 13 de janeiro de 2012

    Ao ver uma bela foto, não temos idéia de quantas tentativas foram feitas antes e depois do clique. Nem tampouco sabemos as experiências e auto-estudo que levam um fotógrafo como o Lauro Alves a escolher uma técnica para melhor capturar o que ele, e as vezes só ele vê naquele momento. Parabéns pela fotografia.

  • Zaida Guterres diz: 13 de janeiro de 2012

    Parabéns ao Fotógrafo. O belo sempre faz bem.
    Quanto à menina Ana > não é a cidadezinha que é pequena > é o EGO da Aninha que deve ser mui grande. Brincadeirinha, ela tem todo o direito de expressar seu pensar e alto nível cultura.

  • Juarez Córdova diz: 13 de janeiro de 2012

    Gente, sou portoalegrense, moro em Baln. Camboriu, e fiquei emocionado com as lindas fotografias. Vou tentar replicar o procedimento fotográfico. Em relação aos comentários, eles foram ótimos, mesmo aqueles inoportunos – esses os comentaristas trataram de posicioná-los em seu nível. Lembro-me do velho ditado: “quem fala o que quer, ouve o que não quer.”. Parabéns!

  • Ricardo diz: 13 de janeiro de 2012

    Só um verdadeiro amante da fotografia conhece o tempo, a sorte e a perícia necessárias para se captar belas imagens como essa. A maioria acha que a camera faz tudo sozinha. Parabéns ao Lauro.

  • Juliano diz: 13 de janeiro de 2012

    Impressionante como tem corneteiro até de foto. Esta Sra. Ana Maria por exemplo, nossa quanto mau humor. Bela imagem, parabéns pelas fotos.

  • Rúbia Santos diz: 13 de janeiro de 2012

    Foto perfeita…O lugar é lindo e o fotógrafo de uma sensibilidade enorme…Eu, que sou gaúcha, sinto muita falta deste local…Parabéns mais uma vez pela bela imagem!

    Florianópolis – SC

  • RUI diz: 13 de janeiro de 2012

    JOHNNY – o antônimo de “bom” é “mau”, logo, o contrário de bom gosto é mau gosto. A mediocridade está configurada não na composição da fotografia, e sim nos comentários depreciativos a quem a fez e àqueles que elogiaram o trabalho.
    A inveja quando alimentada pode matar

  • Ana Paula diz: 13 de janeiro de 2012

    Beleza pura.
    Parabéns ao fotógrafo Lauro Alves, sucesso!

  • Paulo diz: 13 de janeiro de 2012

    Ficaram boas mesmo, mas, também fotógrafos amadores fazem isto. Porém, há a necessidade de usar flash forçado e com alcance, neste caso, maior que três metros.

  • JOÃO PAULO PAIM diz: 13 de janeiro de 2012

    PARABENS AO LAURO FICOU MUITO LINDA ESTE É O NOSSO AMANHECER

  • Renata diz: 13 de janeiro de 2012

    Uma BELA imagem, parabéns ao fotografo. Montagem OU não, parabéns igual. Queria ver dona Ana Maria fazer igual.

  • Jack diz: 13 de janeiro de 2012

    Toda essa polêmica por causa de uma foto feia. Na boa, olhem as tentativas, essa quiçá, foi a “menos pior” de todas que ele bateu, mas está longe de ser uma bela foto. Perguntem para o fotógrafo se ele irá mandar essa foto para algum concurso ou afins. É claro que não.

  • Rê Sarmento Fotografia diz: 13 de janeiro de 2012

    Parabéns ao fotógrafo Lauro Alves… A foto está belíssima… O momento não poderia ter sido melhor… Tanto o amanhecer, como o pôr do sol de POA… É algo di ++++… Capturar a beleza da natureza é só para quem tem competência… E, Lauro você é um artista excepcional… possuidor de muita sensibilidade!!!

  • Marcos Vinício diz: 13 de janeiro de 2012

    Parabéns ao ótimo trabalho do fotográfo Lauro Alves.
    É uma pena que pessoas que talvez por ingenuidade se deem o trabalho de falar besteira.
    A melhor atitude nesse caso é olhar, tentar assimilar e se tiver de fato algo que seja plausível então fale. Caso contrário é melhor nem dizer nada.

  • Ana Maria diz: 13 de janeiro de 2012

    A foto está maravilhosa, e realmente na Usina do Gasômetro tem muitas pombas e mergulhões. Parabéns pela sensibilidade!!!!

  • Raquel diz: 13 de janeiro de 2012

    Muito linda a foto, parabéns ao fotógrafo.
    Para o fotógrafo:
    Ignore esses comentários negativos que com certeza são de pessoas que nunca tiveram a oportunidade de mostrar um trabalho bonito aos outros e tampouco tiveram a opotunidade de ver esse trabalho sendo elogiado.

  • Jair diz: 13 de janeiro de 2012

    Parabéns ao Lauro Alves. Talento e sensiblidade costumam render ótimos resultados.

  • jaque diz: 13 de janeiro de 2012

    PARTICULARMENTE NAO GOSTEI DA FOTO….MAS ADORO A USINA ADORO O POR DE SOL…ADORO A RUA DA PRAIA QUE NAO TEM PRAIA…ADORO PORTO ALEGRE….E ADORO TER NASCIDO AQUI…..

  • Paulo diz: 13 de janeiro de 2012

    Ana Maria tens razão a foto realmente não é para tanto estardalhaço, mas, também não dá para dizer que é banal. E não duvide que acabe ganhando algum prêmio.

  • MARLECI diz: 13 de janeiro de 2012

    GENTE !!!!!!!! NÃO TENHO PALAVRAS PARA DIZER NADA…SIMPLESMENTE LINDA…LINDA PERFEITA A FOTO FEITA PELO PROFISSIONAL …..PARABÉNS RAPAZ …QUE DEUS TE ABENÇOE PARA QUE SEMPRE TRAGAS ESTAS MARAVILHAS PARA A GENTE …SAUDADES…MUITAS SAUDADES DESTE MEU RIO GRANDE DO SUL QUE AMO DEMAIS…..ABRAÇO.

  • Maciel diz: 13 de janeiro de 2012

    Mas que tal… foto especial de primeira, me faz sentir muitas saudades da bela e amada Porto TRI Alegre.
    Ana Maria, vai ti tratar…
    Direto da Megalópole Brasileira, que não tem a beleza de minha terra.

  • FABIO diz: 13 de janeiro de 2012

    Show. acompanho a tempos o trabalho do lauro. desde os tempos do lancamento do blog diario de fotografo no diario de santa maria. sei da capacidade e qualidade indiscutivel do profissional. show show. abraco. nao e a toa que afanaram ele aqui de Santa Maria. hehe.

  • Ju Petek diz: 13 de janeiro de 2012

    Moro em Genebra há quase 4 anos, e nunca pensei que sentiria tantas saudades de Porto Alegre.
    Tendo oportunidade de passear pelas lindas cidades européias eu digo, Porto Alegre é linda ! Não fica atrás de nenhuma cidade daqui!
    A foto é linda demais, assim como Porto Alegre que é demais.
    Como é bom poder apreciar o belo e simples
    Parabéns Lauro, sua sensibilidade é tocante

  • dinamericofc diz: 13 de janeiro de 2012

    Lauro, sensacional a foto. Profissionais como voce dignificam e honram a profissão. Continue, gostaria de ver suas fotos publicadas sempre no ZH

  • FABIO diz: 13 de janeiro de 2012

    Já conheço o profissional desde os tempos do Diário de Santa Maria, do blog Diario de Fotógrafo. O cara é bom demais. Hoje quem posta lá e o Jean Pimentel. Mas deem uma olhada nas fotos anteriores do blog postadas pelo Lauro. Nao é a toa que afanaram o Lauro aqui de Santa Maria. abraço. http://wp.clicrbs.com.br/diariodefotografo/?topo=52,1,1,,165,e165

  • Henrique diz: 13 de janeiro de 2012

    Baita foto, parabéns é uma belíssima imagem mesmo . . .

  • Anthony diz: 13 de janeiro de 2012

    Ótima foto e excelente dica para nós amadores.

  • Dionizio de Souza diz: 13 de janeiro de 2012

    Parabéns ao fotógrafo e parabens a ZH pela publicação. Quanto as manifestções da Ana Maria, recomendo que visite um trabalho elaborado pelo Dr. Sidnei Brzuska, no Presídio Central de Porto Alegre, onde são divulgadas “belas” fotos.

  • Carlos Cruz Fotografia diz: 13 de janeiro de 2012

    Não vi ainda os comentários da foto mas pelo jeito o medo de ser enganado esta tão grande que arte e técnica viram polêmica. Espero que o resultado seja positivo e que sirva de lição também a editoria de ZH: menos feijão c/ arroz e mais arte fotográfica, afinal vejam só, hoje 2012 que espetacular é a arte que os nossos equipamentos aliados ao nosso olhar e a técnica nos permitem fazer em bem pouco tempo… e ainda assim ser de verdade… Carlos Cruz

  • Aline diz: 13 de janeiro de 2012

    PARABÉNS LAURO!
    Nesses trabalhos que conhecemos os verdadeiros profissionais da fotografia, que fazem seu trabalho com amor e sentimento, parabéns!!!

  • Diego MD diz: 13 de janeiro de 2012

    Particularmente, achei a foto um tanto estranha e com cara de montagem mesmo, mas respeito quem vê beleza nesse trabalho. Isso é muito pessoal, cada um enxerga beleza onde quiser e o mundo com seus próprios olhos (sério?! É, mas parece que tem gente que não entende). Agora, um troço que acho chatíssimo é o entendido. Sim, porque para o entendido parece que só ele sabe, que sabe mais do que todos os outros e que precisa achar ruim pra provar que é entendido. Como se no mundo não houvesse livros ou internet, outros seres dotados de mais do que dois neurônios e como se elogiar não fosse mais difícil do que criticar.

  • Vitor Rosa diz: 13 de janeiro de 2012

    Muito legal, e super interessante falar sobre isso por se tratar de uma foto jornalistica. Pena o primeiro comentário vir de um pessoa sem conhecimento, nem de fotografia, nem de jornal, e muito menos de humanidade.

    Abraço a todos

  • Paulo A diz: 13 de janeiro de 2012

    Bah, Diego MD, concordo muito, especialmente com a segunda parte do teu comentário. Infelizmente, isso é característica do nosso povo, bem marcante. Não especificamente quanto a sermos “entendidos” em tudo (até tem bastante disso), mas especialmente quanto a ter que desmerecer o mérito alheio para tentar ampliar o que deveriam ser méritos seus. Veja-se a autofagia absurda de toda e qualquer notícia acerca da dupla grenal. Ali, embora fútil a alguns o assunto, a maioria consegue mostrar o quanto pensa pequeno, tal qual os “entendidos”.

  • Greice diz: 13 de janeiro de 2012

    Ao “fotógrafo” Johnny: quanta inveja, hein ô profissional? Pra teu conhecimento, conheço excelentes profissionais de fotojornalismo que atuam em jornais. Procura conhecer o trabalho desses profissionais, como Tárlis Schneider ou Daniel Marenco, por exemplo.
    Um profissional que se preze, ao criticar um trabalho deve fazer isso de forma construtiva. E não menosprezar o trabalho dos colegas de profissão.
    Ao Lauro, parabéns pela fotografia. Excelente trabalho e uma magnífica composição. Agora, tenho uma dúvida: usaste algum apoio como um tripé para que a velocidade baixa de obturador não provocasse uma imagem “tremida” ou a câmera usada possui algum recurso para isso?
    Mais uma vez, parabéns pela fotografia!

  • Mariza diz: 13 de janeiro de 2012

    Parabéns pelas belas imagens, Lauro. Adoro ir até a usina, fotografar e filmar mas não sou profissional, uso apenas minha camera digital comum e minha paixão por fotografia.

  • Lucia Teixeira diz: 13 de janeiro de 2012

    Parabéns pela foto.
    Isso mostra que o simples é belo, e que a beleza está nas pequenas coisas como numa revoada de pássaros ao amanhecer.
    Foto belíssima digna de ser premiada.

  • Éderson diz: 13 de janeiro de 2012

    O que mais me impressionou na verdade foi ele não ter sido assaltado a esta hora por ali heheheheh.

  • Jane diz: 13 de janeiro de 2012

    Parabéns Porto Alegre por existir. cidade mais que maravilhosa!!!!!!!!! Cada detalhe que nos faz emocionar!!!!!!! Linda foto!!!!!! Essa pessoinha que não sabe nada da vida que fique quieta, não sabe ver as maravilhas nas pequenas coisas , nos minúsculos detalhes . Obrigada Porto Alegre cada vez te Amo mais!!!!!!!!!!!

  • Gilmar diz: 13 de janeiro de 2012

    Foto como essa e polar, só tem aqui na nossa cidadezinha, e somente para quem ainda tem alma, para sentir e se regozijar! Parabéns pela sensibilidade e competência! Fiquei com uma baita inveja!

  • Sérgio diz: 13 de janeiro de 2012

    Bela captura!!!
    Realmente, deve ter sido uma usada uma câmera DSLR para tanto.

    E, se não for pedir demais, será que poderias postar os dados EXIF da foto?

    Parabéns!!!

  • suzana diz: 13 de janeiro de 2012

    Realmente muito lindas,pena que nem todos exergam a beleza que Deus nos proporciona …parabens..ha e não é mediocridade de cidade pequena,é realmente quem tem algo bom dentro de si para passar adiante….abraços

  • caxiense diz: 13 de janeiro de 2012

    PARABENS PAULO PELO SEU LINDO TRABALHO ,REALMENTE POA É TUDO DE BOM
    P
    RA QUEM GOSTA DE DE CIDADE GRANDE E POPULOSA.
    VAMOS IGNORAR ANA MARIA ,PORQUE ELA É POBRE DE ESPÍRITO E DE ALMA DE TUDO NAÕ ONRA O NOME Q TEM .
    OS PARQUES AS ARVORES OS JACARANDAS COM SUAS BELAS SOMRAS
    EA CANTORIAS DOS PÁSSAROS BEM CEDINHO AMO A NATURESA .

  • Rosmeri diz: 13 de janeiro de 2012

    Imagens lindas….parabéns fotografo!

  • Carlos Cruz Fotografia diz: 13 de janeiro de 2012

    Me dei conta agora, legal vai ser amanha cedo na Usina do Gasômetro… a quantidade de gente lá pra reproduzir a foto, seguir o passo a passo… será que vai sair no Jornal do Almoço???

  • Marla diz: 13 de janeiro de 2012

    Parabéns aos que apreciam e valorizam as belezas de Poa, e também ao talento do profissional pela lindíssimas imagens, obrigada por alegrar nossos olhos!!!

  • Bagual / Floripa diz: 13 de janeiro de 2012

    A foto ficou loca de especial e me fez lembrar de lembra um bar flutuante que ficava atrás do gasômetro. Faz tempo. A gente tomava umas a mais e dizia que era a marolinha do Guaíba. Mas e a tal de Ana Maria, que tem o mesmo nome de uma irmã minha, que mora aí Porto Alegre, na Floresta, hein? Lançou um baita comentário infeliz. Um baita quebra costela, tchê!!! Hasta la vista!

  • Omar Junior diz: 13 de janeiro de 2012

    NIKON D3
    Distância focal:24mm
    Abertura: f/3.5
    Velocidade: 1/50
    ISO: 4000

  • André Cardoso diz: 13 de janeiro de 2012

    Uma das fotos mais bonitas que presenciei este ano. Um enorme PARABÉNS!
    Isto é POA! O lado da vida e da cidade, que poucos enxergam e valorizam!

  • Fernando Costa diz: 13 de janeiro de 2012

    LINDA A FOTO DO FOTÓGRAFO, PARABÉNS! ADORO FOTOGRAFIA E TENTO SER UM POUCO MENOS IGNORANTE NESTA ARTE, LENDO ALGUNS LIVROS TÉCNICOS, SOBRE EQUIPAMENTOS, ALGUNS CONCEITOS SOBRE LUZ E TÉCNICAS… É LAMENTÁVEL, QUE AS PESSOAS EM GERAL NÃO TENHAM ACESSO A ESTE TIPO DE INFORMAÇÃO, ALIÁS, INFELIZMENTE AS PESSOAS NÃO TEM ACESSO AO BÁSICO DO BÁSICO SOBRE MUITA COISA. INFELIZMENTE FOTOGRAFIA, ASSIM COMO TANTAS OUTRAS ARTES, É PARA POUCOS… INDEPENDENTE DE TER SIDO OU NÃO MANIPULADA A FOTO, TER A PERCEPÇÃO DO MOMENTO DE “CLICAR”, NÃO É PARA QUALQUER UM, MAIS UMA VEZ, PARABÉNS!

  • Bruno diz: 13 de janeiro de 2012

    Parabéns, excelente cena, mas creio que o efeito nao seja pelo uso do flash e sim pelo uso de HDR.

  • FABIO diz: 13 de janeiro de 2012

    cara. poa tem lugares que sao maravilhosos… mas depois que vc conhece floripa, sinceramente, da ate um certo receio em dizer que mora aqui. floripa e outro mundo. pelo amor de deus.

  • José Carlos Pascotini diz: 13 de janeiro de 2012

    Parabéns Lauro, a foto ficou um show.
    Fortalez-CE

  • Neuza Pontes d’Ávila da Costa diz: 13 de janeiro de 2012

    Obrg.por nos proporcionar tão lindas imagens e dividir conosco tua sensilidade!Adoro o Gasômetro,curti demais.vai em frente!Parabéns!

  • Eder diz: 14 de janeiro de 2012

    Nossssa, que foto bonitaaaa. Hahaha

    Fotógrafo deve ter levado mta defecada pombal.

  • Samuel diz: 14 de janeiro de 2012

    Ana Maria. Foi aqui em Porto alegre que a frustração amorosa começou. Foi abandonada na porta da igreja???? eh.eh.eh.eh.eh. Não minta diga o que foi que te levou a essa amargura tresnoitada. por favor! de onde voce tirou tanto ódio, nos deixou curiosos?????????? Ao profissional, apesar do desconforto conflitante de Ana maria(com todo o respeito), meus parabéns pelo trabalho. Deus ajuda quem madruga.

  • luiz diz: 14 de janeiro de 2012

    Gostei. Vou tentar fazer o mesmo. Será que consigo? Está muito lindo, parabéns ao fotógrafo.

  • Alessandra diz: 14 de janeiro de 2012

    Parabéns ao fotógrafo….que admirável quando abrimos nosso jornal e nos deparamos com imagens lindas feitas por profissionais que amam o que fazem, está foto é prova de que quando fazemos o que gostamos e com nossa alma, elas saem tão perfitas a ponto de gerar polêmica… Parabén Lauro pela bela foto. Rancor e mágoa é para quem perdeu a esperança, cultura é respeitar o trabalho de um ótimo profissional..

  • patricia de c. silva diz: 14 de janeiro de 2012

    Q deus te abençoe guri.talento impar!!!!Tudo d bom pra ti!!!!

  • MARILENE BUENO diz: 14 de janeiro de 2012

    Eu gostei da foto, não sou profissional, e o mais importante foi a intenção do fotógrafo, se o objetivo foi alcançado, ótimo, se criou polêmica melhor ainda, demonstra que nós gaúchos ainda somos um povo observador, e que levantamos dúvidas, tomara que sigamos assim . Parabéns ao fotografo. E as pessoas que não gostaram, estão todas certas, gosto é gosto e ponto final.

  • Luis Fernando Franco diz: 14 de janeiro de 2012

    Sou de Porto Alegre mas moro em Manaus (AM)há dois anos.sinto uma saudade imensa da minha cidade.Quando vejo uma foto assim da um aperto no coração,vontade de voltar….E a Ana ,a moça do comentrio infeliz,mora na minha cidade e desdenha.Ana procure um lugar para vc ser feliz.Parabens ao fotografo que mostra ao mundo como nossa pequena grande cidade e LINDA e FELIZ.!!!!!
    Viva Porto Alegre!!!!

  • SABIDO diz: 14 de janeiro de 2012

    O USO DO FLASH CHAPOU A IMAGEM DOS POMBOS EM PRIMEIRO PLANO, E, O DA GRANDE ANGULAR, ENTORTOU A PLACA E A USINA…

  • Evandro diz: 14 de janeiro de 2012

    Gostei muito do resultado, me lembrou “arte francesa” (artesanato).
    Parabéns Lauro Alves, excelente clique!!!!

    A profissão de fotógrafo (em grande parte) ainda é marginalizada no Brasil.
    Quando surge uma imagem linda como essa, sempre aparece alguém para minimizá-la pois “é fácil dar um clique, qualquer um pode fazer”.

    Mas o clique é só o último ato de uma sinfonia chamada percepção.

    Por um momento pensei que a leitora Ana Maria poderia ser fotógrafa tbm…
    Mas só por um momento.

  • Mara Nunes diz: 14 de janeiro de 2012

    Hahahaha, fui buscar o significado desta palavra porque, posso não ter cultura mas, tenho sensibilidade e o google

    Significado de Nefelibata

    adj. e s.m. e s.f. Que, ou pessoa que vive nas nuvens, cujo espírito vagueia num mundo ideal.
    Diz-se de, ou literato sonhador que se serve de uma linguagem de conotações imponderáveis, puramente sugestiva.
    Nome dado a escritores, sobretudo poetas, de certa fase do movimento simbolista (no Brasil e em Portugal), como sinônimo de decadente.

  • Maria Elena diz: 14 de janeiro de 2012

    Linda foto, parabéns!!! Ana Maria, esclarecimento é com ”S” e não com ”x”. Se acha que vir aqui opinar é perda de tempo, poupe seus ”preciosos” minutos e estude um pouco então….de quebra, nos poupará de seus comentários ridículos. Quanto à cidade de Porto Alegre, amo demais. Sou canoense, mas meu coração é de Porto Alegre!!!

  • vera diz: 14 de janeiro de 2012

    linda foto,nao esquecendo que antes do click a beleza esta nos olhos de quem

    ,parabens.

  • Paulo Fontoura diz: 14 de janeiro de 2012

    Ahee… Ana Maria, bom dia… cara, achei legal tua foto, parabéns…

  • Tiago Felipe Baldasso diz: 14 de janeiro de 2012

    Tipo, teve uma comentarista da matéria achou banalidade a nota explicando sobre a foto dos pássaros com o Gasômetro ao fundo. Mas veja, abordagens no centro do país sobre fotos não são incomuns: http://br.omg.yahoo.com/blogs/pronto-falei/pol%C3%AAmica-especialistas-afirmam-o-uso-photoshop-em-fotos-015449453.html. É apenas uma questão de valores. É bom ver uma discussão sobre fotografia com elementos naturais do que a banalidade (ou materialismo, ‘coisismo’, consumismo…) se uma mulher está ou não gorda. É uma questão de valores.

  • Carla Cristhina diz: 14 de janeiro de 2012

    Moro há 5 anos em Ny ,trabalho lá evenho prá ca nas férias ,me ralo pra ganhar algum para mandar pra familia aqui ,e pergunto pra Ana Maria se ela quer trocar comigo,agora to de boa to na casa da familia em guaiba mas volto pra la em março só de lembrar chóro ,mas tenho que voltar pra aquele inferno,lá por junho tenho vontade de voltar correndo pra minha terra ,mas não dá é só uma vez por ano . olho as fotos de guaiba ,de porto e sofro demais por estar longe das ”pequenas” cidades de nosso lindo estado.

  • jose carlos.brasilia diz: 14 de janeiro de 2012

    Lamentável o comentário da Sra. Ana Maria. Parabéns ao profissional. Que saudade de Porto Alegre, me fez lembrar até daquela poesia do Mário Quintana que fala sobre as ruas dessa maravilhosa cidade. Eu morava aí bem pertinho do Gasômetro, na década de 70. Hoje, essa região está mais bonita. Enfim, grande foto, grande sensibilidade. Parabéns!!!

  • Jessica Colorada diz: 14 de janeiro de 2012

    Em relação a foto: SEM PALAVRAS, Belíssima!
    Parabéns ao fotógrafo e parabéns ao Criador, por ter feito nossa PORTO ALEGRE!!!

  • Werdel diz: 14 de janeiro de 2012

    Parabéns pela foto. Para Marco, caso não saiba, Russia não é regime autoritário, deixou de ser, desde o fim da URSS. E Ana MAria, vai achar um Homem para melhorar teu humor.

  • claudio bischoff diz: 14 de janeiro de 2012

    Sensacional a foto, sem dúvida a melhor que já vi da Usina, fazendo um belo contraponto entre os pássaros e a edificação. Chegou a provocar-me grande saudade do pago, ansiando para que seja em breve a próxima visita à minha mui amada pátria gaudéria. E que me desculpem os parvos, mas pobreza cultural é cair em contradição do tipo “Tudo se apequena! Qualquer banalidade vira fenômeno.” Ah, e se alguém vir a Xuxa, por favor avise-a de que exclarecimento é com S.

  • kyke diz: 14 de janeiro de 2012

    Están dando mas importancia para Ana Maria, que para la excelente foto!.
    huahuahuahuahua

  • Pedro Vidal diz: 14 de janeiro de 2012

    Parabéns ao Lauro pela bela foto, muito bonita!

  • otávio diz: 14 de janeiro de 2012

    Temos que respeitar a opinião da Ana Maria, mesmo que ela escreva exclarecimento assim com x, rsrsrsrsrs…..

  • Paulo Camargo diz: 14 de janeiro de 2012

    Fotos maravilhosas!!!!

  • Mauricio diz: 14 de janeiro de 2012

    Na boa.. alguém já levantou cedo e estava no gasometro as 6:20 para saber se tem pombos lá a esse horário!?!??! Porque parece montagem messmmmooooo.. mas ta aí..sucesso pro cara…

  • KAREN VILLAREAL diz: 14 de janeiro de 2012

    PORTO ALEGRE, A CAPITAL MAIS LINDA DO PLANETA. O MAIS BELO PÔR-DO-SOL DO MUNDO…A RUA MAIS LINDA DO MUNDO…ENFIM, A CAPITAL MAIS BELA DO PLANETA. AMEI A FOTO, É DE UMA SENSIBILIDADE E OPORTUNISMO INCRÍVEIS! LINDA COMO SÓ A MINHA BELA CAPITAL PODE SER. MAS CHAMAR DE “CIDADEZINHA E POBREZA CULTURAL”, TALVEZ ESTA PESSOA SEJA CEGA OU ESTEJA FALANDO DO RJ, A “CAPITAL GAY” DO BRASIL…TALVEZ DAQUELE LIXO ELA SINTA ORGULHO! PARABÉNS AO FOTÓGRAFO PELA LINDA FOTO DA MAIS BELA CAPITAL DO PLANETA. TODOS OS DIAS PUBLICO NO MEU FACEBOOK UMA FOTO DIFERENTE DESTA GRANDE CIDADE QUE TEM CULTURA DE SOBRA…DIFERENTE DO QUE PENSAM ALGUNS DE BAIXA CULTURA….AMO PORTO ALEGRE!!!!!!!!!!!!!!

  • marcelo diz: 14 de janeiro de 2012

    Linda foto, parabéns.

  • Thiago Pereira diz: 14 de janeiro de 2012

    Muito bom mesmo, está de parabéns, qualidade e estilo de fotos européias e é desse tipo de arte que o nosso povo quer ver.

  • Gilmar Dias de Araujo diz: 14 de janeiro de 2012

    Mas credo Ana Maria, fico me perguntando de onde é essa guria??? Mas na moral não estou nem ai….Tu fala em Deus lá no comecinho quando destes tua infeliz opinião sobre a foto do Lauro. Com certeza não é o mesmo Deus que inspirou o fotógrafo. Não sou de PORTO como o pessoal fala por aqui mas conheço bem a cidade, como é bom tomar um chopinho no fim do expediente com AMIGOS no chalé da praça 15, um cafézinho ali no mercado público com aquele burburinho todo de GENTE indo e vindo….enfim tem muita coisa boa em PORTO pra se fazer. O povo é tri hospitaleiro…

  • Betty diz: 14 de janeiro de 2012

    Assim como o fotógrafo obteve com sua imagem o belo efeito q pretendeu atingir, tb a leitora Ana Maria obteve com suas palavras o efeito ao qual elas decerto se destinavam…

  • Jonas Lunardi diz: 14 de janeiro de 2012

    ANA MARIA É:
    Pobre intelectualmente!
    Medíocre;
    Orgulhosa, entre outras tantas “qualidades” que somente sua mãe para ensinar-lhe! Ou aprendeste a educação assistindo ao Chaves?
    Senhorita Maria, volta para o buraco de onde surgiu! Morar em outro estado e vir visitar nossos sites é como vc mesma escreveu! Desocupados! Desocupado foi tua mãe e o teu pai que não te ensinou a educação!
    Desocupado, mofado e mesquinho foi a escola onde aprendeste!
    Recém voltei de POA e sempre me impressiono todas as vezes que volto! Seja por isso ou por aquilo!
    Infundamentada são as tuas escritas!
    Aprenda a ver um trabalho “Bonito” com menos ódio! O que te falta na vida? Um homem quem sabe? Se te falta isso, você pode andar pelas estâncias do RS…. hahahahahah
    Fraca, vc é muito fraca!
    Parabéns aos leitores que perderam o seu tempo com essa tal de “ana maria” pessoas como essa é que estão estragando o mundo por ai a fora, pessoas como essa, são “Animais” “Escória” da humanidade, (Lixo Suburbano) esse tipo de gente é aquelas que você NORMALMENTE não gosta, poucos amigos, quer manter a distância vive o seu mundo PROVAVELMENTE EM UM QUARTO ESCURO! E quando acorda não suporta-se olhar no espelho! Magoadas, mal amadas, entre outros! Ainda tem a coragem de voltar ao site e comprovar o que pressupomos!
    Ao fotógrafo “Parabéns” Tive a vontade de ir ver a Usina nessa última visita, porém a falta de tempo comprometeu e não pude comparecer! Muito obrigado! Pessoas como você engrandecem o RS, ao contrário de poucos! Se te servir como conselho e ajudar a afastar ESSAS pessoas que não agregam nada ao nosso dia a dia, te dou a sugestão de visitar os interiores do RS. Garimpa que tem muuuuuuiiiiiita coisa pelo meu RIO GRANDE AMANDO! Daí não terás “Pessoas como a ana maria” com letras pequenas, fazendo comentários bestas ao teu bom trabalho! Infelizmente temos que nos habituar a conviver com esse tipo de gente!
    Gente que não te dá um bom dia não é merecedor de ter de ti um bom agrado!
    Abraço Jonas

  • Elisa diz: 14 de janeiro de 2012

    Muito obrigado por esta imagem fantastica. Sempre que quiser mande a natureza para alegrar ainda mais meus dias. Ana querida procure valorizar tudo que DEUS nos deu, o dia que fiz isso passei a ser feliz de verdade. Hoje ocupo meu tempo admirando e agradecendo, OBRIGADA MEU DEUS POR TANTAS MARAVILHAS. FIQUE EM PAZ

  • Justo diz: 15 de janeiro de 2012

    Bela Foto
    Boa ideia do fotografo
    Melhor ainda a explicação quele deu.

    Se foi manipulada a foto, tanto faz, que ficou bonito lá isso ficou.

    Quanto ao primeiro comentário daquela senhora, que não gostou e deu uma de sabidona… Meus dells, não vamos deixar ele se tornar mais importante que o fato de ter a foto!

  • Zuleica diz: 15 de janeiro de 2012

    Não entendi até agora a intenção da srª Ana Maria. Será que ela viu a mesma imagem que eu vi? Pobreza cultural foi teu comentário. Parabéns Lauro Alves e Júlio Cordeiro pelo magnífico trabalho. Srª Ana, deixe de ser amargurada e procure dar valor e respeitar o próximo.

  • Joana diz: 15 de janeiro de 2012

    A foto licou linda mesmo! Independente do cenário (que ajuda bastante) a questão é a técnica e os macetes que ele usa para fazer um efeito tão impressionante! Aliás, desocupados existem em qualquer lugar do mundo, tendo em vista que Ana Maria (e seu vocabulário riquíssimo – uau, como ela é inteligente e superior) também não tem mais nada pra fazer ao invés de retrucar os comentários sobre ela. Vamos aplaudir a amargura de nossa amiga que, por ser tão perfeita, não pode admirar um trabalho bem feito de um profissional.

  • Lurdes diz: 15 de janeiro de 2012

    Ana Maria tentou, mas não conseguiu apagar o sentimento daqueles, que como eu, acredita que são as pequenas coisas – como uma bela foto captada de forma surpreendente – que nos causam estes momentos de terna alegria e nos fazem parar por um instante e pensar que sempre vale à pena olhar em volta. Parabéns e obrigada Lauro Alves.

  • Gelson diz: 15 de janeiro de 2012

    Que foto fantastica, não vamos ficar discutindo a veracidade da foto, mas sim o que ela transmite, foi clicada em um dos melhores cartões postais da capital, só pessoa muito pobre de espirito para não se emocionar com tal imagem…

  • Altemir Müller diz: 15 de janeiro de 2012

    A foto de 2012 (até agora)… Parabéns!

  • BRITO diz: 15 de janeiro de 2012

    KAREN VILLAREAL. acho que a ana maria forcou. logico. poa e linda.. mas menos, bairrismo nao e pra tanto, todos sabemos, se a gente for humilde e aceitar a realidade, nao muito longe daqui tem uma cidade que conheci a alguns anos. e vou todo verao. que deixa nossa poa no chinelo. falamos de floripa. a ana forcou. esculachou. mas vc forcou demais. ao menos nao esculachou.

  • Nádia Leite diz: 16 de janeiro de 2012

    Pobre da Ana Maria, perdeu de ficar calada!!!
    E viva os Gaúchos!!!

  • Roberto Pinto Filho diz: 16 de janeiro de 2012

    Infelizmente a tal A. M., ganhou mais comentários e atenção que a própria foto, que deve ser reverenciada e assimilada a técnica. A ignorância da “mala” é tanta que não sabe que é cega. Imaginem que comentários faria este “estorvo” ao apreciar um Picasso?

  • Jack diz: 16 de janeiro de 2012

    Sério galera, vocês não têm nenhum senso crítico. Essa foto não é bela, e aos recalcados que xingam os “entendidos”, sugiro que estudem um pouco mais, pois arte não é subjetiva e sim, é acessível a todos, sem desculpas de que arte é elitizada. Essa mania de leigos ficarem chamando tudo que “acham bonito” de arte é pura ignorância, é o mesmo tipo de pessoa que vai a Bienal e acha tudo “feio”.

    Busquem referências visuais amigos.

  • Gilberto Simon diz: 18 de janeiro de 2012

    Belíssima fotografia! Parabéns!!!!

Envie seu Comentário